Bolsonaro nega racismo e diz: 'todos têm a mesma cor'

Em meio aos protestos contra o assassinato de João Alberto no Carrefour, em RS, Bolsonaro critica de forma indireta a revolta dos manifestantes

Na última sexta-feira (20), o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), publicou uma série de tweets em sua rede social, dizendo que, para ele, todas as pessoas têm a mesma cor, alegando que os protestos e as revoltas são manipulações de grupo políticos. No Dia da Consciência Negra, Bolsonaro não fez menção à celebração e nem ao caso João Alberto - homem negro que foi assassinado em um Carrefour de Porto Alegre.

"Não nos deixemos ser manipulados por grupos políticos. Como homem e como Presidente, sou daltônico: todos têm a mesma cor. Não existe uma cor de pele melhor do que as outras. Existem homens bons e homens maus. São nossas escolhas e valores que fazem a diferença." disse o presidente em dos posts.

Em um outro tweet, Bolsonaro diz que não pode-se dividir o sofrimento do povo brasileiro em grupos. Ou seja, a luta contra o racismo seria desnecessária, porque, na visão do presidente, todos sofrem de algum jeito. Ainda, o chefe do Poder Executivo do Brasil, argumentou que o país é formado por diversas raças e etnias, sugerindo que aqueles que protestam sobre algo, neste caso o racismo, promovem o ódio e a divisão entre classes, com discurso mascarados de "luta por igualdade" ou "justiça social", a fim de conquistarem poder. O presidente finaliza dizendo que o lugar destas pessoas é no lixo.

Além das publicações (confira aqui), Bolsonaro publicou um vídeo, na tarde deste sábado (21), aproveitando a ocasião da reunião do G20 para reiterar seus pensamentos sobre o assunto. Veja:

Uma das falas do presidente se assemelha à declaração de Hamilton Mourão nesta sexta-feira (20). O vice-presidente da República disse à imprensa que o racismo tem sido importado, alegando que "não existe racismo no Brasil". Saiba mais sobre o pronunciamento de Mourão!

Dados sobre racismo no Brasil

De acordo com a nota oficial publicada pela Organização das Nações Unidas (ONU) do Brasil, a cada 100 homicídios no país, 75 são de pessoas negras. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 54% da população brasileira é negra. Entretanto, em 2019, o IBGE revelou que a população branca recebeu cerca de 56,6% a mais que a população negra. Entre as mulheres, as brancas recebem 70% a mais que as negras, segundo uma pesquisa de 2016 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

"Se a gente olhar os dados de grandes corporações, o percentual de negros em cargos de liderança é ainda menor", afirmou Jefferson Mariano, doutor em Desenvolvimento Econômico, ao jornal O Estado de S. Paulo. As informações refletem o racismo estruturado no Brasil.

Veja também: apenas 6% dos vereadores eleitos são negros.

Mesmo que, minimamente, tenha diminuído ao longo da história do país - como observado pelo IBGE em 2019, ao apurar que a presença de negros nas universidades dobrou desde 2011, saindo de 9% para 18%; e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que constatou um aumento no número de candidatos eleitos em 2020 -, o racismo no Brasil existe e é considerado crime, de acordo com o artigo 1º da Lei nº 7.716.

 

Texto por  Luana Fogaça**

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes