Eleições 2020: entenda a diferença entre votos brancos e nulos

Existem algumas informações erradas a respeito de como é feita a apuração de uma votação. Por isso, entenda como o sistema eleitoral funciona e computa os votos

Está chegando o dia de votar nas eleições 2020, por isso, é a hora de tirar as dúvidas sobre a votação. Existem alguns mitos a respeito dos votos eleitorais, sobre quais são válidos, como são contados e computados. Por exemplo, você sabe a diferença entre os votos nulos e brancos.

No Brasil o voto é um dever do cidadão, ele deve comparecer ao local e realizar sua escolha. Contudo, o eleitor tem o direito de escolher o candidato se sua preferencia ou até mesmo não votar em ninguém, que é o caso dos votos brancos e nulos. Além da opção de não comparecer a seção eleitoral e justificar a ausência.  Além disso, de acordo com o Código Eleitoral, o voto é facultativo (opcional) para maiores de 70 anos, maiores de 16 e menores de 18 anos e analfabetos.

Eleições 2020: votos válidos?

Atualmente, o sistema eleitoral considera na contagem apenas os votos válidos. Ou seja, os votos indicados a algum candidato ou legenda partidária. Para isso, é preciso colocar o número do candidato que escolher e confirmar. Ou votar em uma legenda, que consiste em apertar o número do partido e esse voto será acrescentado à legenda partidária. Desse modo, são desconsiderados os votos em branco e nulo. Eles podem apenas demonstrar a insatisfação do eleitor, mas do ponto de vista eleitoral não vão causar diferença no resultado.

Eleições 2020: voto branco?

O voto em branco é realizado da seguinte forma, o eleitor apenas aperta a tecla que está escrito “branco”. Esse voto não vai para nenhum candidato ou legenda. Portanto, não é válido e não conta para nenhum concorrente na hora de contar os votos.

Por vezes, se acreditou que quando se votasse em branco, o voto iria para o candidato ou legenda com mais votos, mas essa informação é falsa. Mas ela existe, pois antigamente o voto branco era considerado válido, porque era contabilizado e dado para o candidato vencedor. Era tido como um voto de conformismo, na qual o eleitor se mostrava satisfeito com o candidato que vencesse as eleições. Enquanto o voto nulo (considerado inválido pela Justiça Eleitoral) era tido como um voto de protesto contra os candidatos ou contra a classe política em geral.

Eleições 2020: voto nulo?

Da mesma forma que o branco, o voto nulo também não vai para nenhum candidato ou partido, ele é anulado. Também não conta como válido. Contudo, a diferença entre anular e votar em branco é apenas a maneira de fazê-lo. Para anular o voto, o eleitor deve escolher algum número que não corresponde a nenhuma legenda (exemplo: 00) e confirmar. Assim, esse voto não irá para nenhum candidato. O artigo 77 da constituição afirma que é eleito o candidato que “obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos”.

E se todos votarem em branco ou nulo?

Essa opção é irreal, pois no cenário brasileiro, com milhões de eleitores, é improvável que ninguém vote ou que todos anulem seus votos. Mas caso a maioria da população opte por votar em branco ou nulo, não faria diferença também. A Justiça Eleitoral considera a maioria absoluta dos votos válidos para apuração. Ou seja, a contagem é feita a partir dos votos válidos e o candidato com maior número será eleito. Não existe um número mínimo de votos válidos a serem considerados, também, a maioria deles elege o candidato.

Como funciona a urna eletrônica?

Teclado da urna eletrônica
Teclado da urna eletrônica (foto: lucas ruiz/folhapress)

O equipamento foi criado para facilitar o voto e agilizar a apuração. Portanto, o método para votação é simples. O teclado da urna lembra um telefone, isso foi pensado para tornar o processo intuitivo e fácil para a população. Existem os números para digitar a legenda dos candidatos e as teclas: branco para votar em branco, verde para confirmar e laranja para corrigir. Esse tipo de teclado serviu para viabilizar o voto de analfabetos também.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes