Eleições 2020: veja 10 aplicativos para fiscalizar o trabalho dos políticos

Algumas plataformas foram criadas para ajudar o cidadão na missão de fiscalizar, acompanhar e cobrar o trabalho dos parlamentares eleitos por eles. Confira 10 delas agora.

Eleições 2020 - As eleições estão chegando e para facilitar a vida do cidadão, alguns aplicativos foram criados para ajudar tanto na hora de votar como depois do voto. As plataformas disponibilizadas ajudam o eleitor a entender o processo eleitoral e também a fiscalizar o trabalho de seus candidatos depois que forem eleitos. Inclusive, a Justiça Eleitoral tem seus próprios aplicativos. Confira, então, uma lista com as melhores iniciativas políticas para baixar no seu celular.

Meu deputado

Como o nome já diz, esse aplicativo permite que o eleitor acompanhe o trabalho dos deputados dentro da câmara. É possível ver informações referentes a presenças em sessões, despesas, projetos e votos em algumas leis. A plataforma disponibiliza também ver os gastos de cada setor. Está disponível para Android e IOS.

Colab

Essa é uma iniciativa que visa a maior participação do cidadão na vida politica. Atua como uma ponte entre Estado e população, nessa ferramenta o eleitor tem acesso aos canais da prefeitura diretamente. Está disponível para os sistemas Android e IOS.

Tá de pé?

A plataforma permite que a população monitore as obras de construção de creches e escolas públicas financiadas pelo governo federal. A ideia dos criadores do aplicativo surgiu depois que eles pesquisaram e descobriram que 46% das obras do segmento educacional público ainda precisavam ser entregues.

A ferramenta disponibiliza a opção de verificar como estão as obras e ainda mandar fotos e vídeos das construções em tempo real. Para assim, a prefeitura responsável tomar as medidas necessárias. Está disponível apenas para o sistema Android.

Eleições 2020: Poder do voto

Esse aplicativo permite aos eleitores acompanhar, fiscalizar, interagir e cobrar o trabalho dos parlamentares. Além disso, o cidadão pode seguir seus candidatos, votar nas enquetes do app. Também existe a aba “Me representa”, em que o usuário pode fazer uma avalição e ver quais deputados votariam iguais a ele para melhor conhecimento dos políticos.

Mudamos +

O aplicativo Mudamos+ foi desenvolvido para coleta de assinatura eletrônica de projetos de lei de iniciativa popular, a nível municipal, estadual ou federal. Além disso, é possível que o eleitor proponha seus projetos de leis também. Está disponível para Android e IOS.

Eleições 2020: Aplicativos da justiça eleitoral

Foto mostra mão mexendo no celular

Todos estão disponíveis nas plataformas Android e IOS, e podem ser obtidos gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store.

Eleições 2020: Boletim na mão

Esse aplicativo dá ao eleitor a possibilidade de acompanhar os resultados apurados pela urna em seu celular. A plataforma fornece ao usuário todos os Boletins de Urna (BU) impressos ao final dos trabalhos da seção eleitoral. O BU é o documento que contém os votos recebidos por cada candidato ao final das seções.

Resultados

Assim como o Boletim na Mão, o aplicativo Resultados também oferece ao eleitor a possibilidade de acompanhar a apuração. Nessa plataforma é possível seguir a contagem de votos para cada candidato, além da indicação dos eleitos ou daqueles que foram para o segundo turno.

Também estão disponíveis as fotos e dos candidatos e os Boletins de Urna até o dia seguinte da votação.

Mesário

O aplicativo mesário tem como principal função instruir aqueles que foram convocados ou voluntários para trabalharem como mesários no dia da eleição. A ferramenta tem como objetivo treinar o cidadão para exercer o cargo, nela existem as instruções rápidas e facéis para a realização da função. Além disso, o aplicativo tira as dúvidas de quem vai trabalhar para a justiça no dia do pleito.

Eleições 2020: E-título

O título virtual, que este vai poder substituir a cédula do eleitor. Nele estão os dados do cidadão, como número do título, CPF, nome da mãe e data de nascimento. Mas além das informações, o cidadão pode descobrir seu local de votação, zona e seção eleitoral por meio da ferramenta. Além disso, o e-título, nas eleições 2020, disponibiliza a função de justificar o voto e emitir as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais.

Pardal

O Pardal é um aplicativo criado pela Justiça Eleitoral para que os eleitores possam atuar como fiscais no combate à propaganda eleitoral irregular. O aplicativo possibilita informar irregularidades em tempo real. Na ferramenta é possível enviar fotos e vídeos para comprovar as denuncias feitas.

Além do aplicativo para celular, a plataforma tem uma versão para web, é disponibilizada nos sites dos tribunais regionais eleitorais para acompanhamento das notícias de irregularidades.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes