Eleições 2020

Eleições 2020: E-título não funcionou? Saiba como justificar o voto

O e-título é uma das grandes promessas para agilizar a votação neste domingo (15), primeiro turno das eleições 2020. No entanto, aplicativo tem apresentado falhas, principalmente para quem tenta justificar voto. 

Escrito por

O e-título é uma das grandes promessas para agilizar a votação neste domingo (15), primeiro turno das eleições 2020. No entanto, aplicativo tem apresentado falhas, principalmente para quem tenta justificar voto.  O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou hoje que o o aplicativo e-Título está "funcionando 'adequadamente'", mas sobrecarregado devido ao volume de acessos.

Como justificar o voto?

Mesmo que o aplicativo não opere neste domingo, o eleitor tem até 60 dias para justificar a falta, mediante a apresentação de comprovantes que atestem o motivo de ausência, pelo aplicativo, no site do TSE ou no cartório eleitoral mais próximo.

Excepcionalmente, preencher e entregar o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) em um dos locais destinados ao recebimento das justificativas, apresentando documento oficial de identificação com foto.

De qualquer forma, o TSE orienta aos eleitores a, caso tenham problemas para efetuar o acesso, esperarem alguns minutos e tentarem novamente entrar na plataforma.  De acordo com o tribunal, até 8h30 deste domingo, 400 mil eleitores já tinha justificado ausência pelo app.

Preenchimento online do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE)

Faça o download do Requerimento de Justificativa Eleitoral (formato PDF)

Guia das eleições 2020

Datas e horários das eleições 2020;

O que pode e não pode no dia da votação;

Como consultar seu título de eleitor pelo nome ou CPF;

Como consultar o local de votação;

Como votar em branco ou nulo;

Como justificar o voto;

Aplicativo e-Título;

Como consultar os candidatos.

Última modificação em 28/07/2022 15:18

Anny Malagolini

Jornalista imersa nas redes sociais. Atualmente, coordena equipes de notícias e desenvolve estratégias de otimização.

Compartilhe
Escrito por