Eleições 2020: confira quando será o primeiro turno e os horários

Primeiro turno das eleições municipais está previsto para 15 de novembro, com horário preferencial para idosos

O primeiro turno das eleições 2020 será no dia 15 de novembro, após serem adiadas devido a pandemia causada pelo novo coronavírus. Nos locais em que houver segundo turno, a data é o dia 29 de novembro. 

Antes da prorrogação realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as votações no primeiro turno para prefeito e vereador seriam no dia 4 de outubro e o segundo em 25 do mesmo mês.

Horário de votação das Eleições 2020

Devido à pandemia de Covid-19, o horário de votação foi ampliado. Dessa forma, os eleitores poderão comparecer às urnas de 7h às 17h. Mas vale ressaltar que o horário entre 7h e 10h é preferencial, sendo para pessoas acima de 60 anos. 

No dia da votação o eleitor deve levar um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Também o seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Se preferir, é possível baixar e instalar o e-Título

Eleições 2020: conheça as vantagens do aplicativo e-título

As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar. O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos.

Segundo a legislação, o segundo turno somente pode ser realizado nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Assim, de acordo com dados divulgados pelo TSE, 95 cidades brasileiras poderão ter segundo turno nas eleições 2020. É importante ficar atento às novas orientações devido à pandemia de Covid-19.

Datas Importantes

    27 de outubro: prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados; 15 de novembro: primeiro turno da eleição; 29 de novembro: segundo turno da eleição; 18 de dezembro: será realizada a diplomação dos candidatos eleitos em todo país, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes