Eleições 2020: saiba como encontrar candidatas mulheres em sua cidade

Ferramenta desenvolvida pela Gênero e Número, em parceria com a ONU Mulheres Brasil, permite encontrar informações sobre as candidatas de todas as cidades do país

Eleições 2020- A Gênero e Número (primeira plataforma brasileira que aborda questões de gênero a partir de dados), em parceria com a ONU Mulheres Brasil (entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres), criou uma ferramenta exclusiva que permite encontrar informações sobre candidatas mulheres de todas as cidades brasileiras.

As mulheres são, segundo o IBGE, 51,9% da população. No entanto, são poucas na política: em 2018, o número de mulheres na Câmara dos Deputados atingiu apenas a marca de 15% entre 513 parlamentares. Em 2016, nas últimas eleições municipais, somente 11,6% das prefeituras foram ocupadas por mulheres.

O estímulo à participação feminina por meio da chamada "cota de gênero" está previsto no artigo 10, parágrafo 3º, da Lei das Eleições. Segundo o dispositivo, cada partido preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, nas eleições para Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa, assembleias legislativas e câmaras municipais. Com o fim das coligações nas eleições proporcionais (Emenda Constitucional (EC) nº 97/2017) , cada partido deverá, individualmente, indicar o mínimo de 30% de mulheres filiadas para concorrer no pleito.

Além disso, 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como Fundo Eleitoral, devem ser destinados para financiar  campanhas de candidatas durante o período eleitoral.

Eleições 2020: Como encontrar candidatas mulheres?

  • Acesse o site;
  • Escolha o estado;
  • Escolha a cidade;
  • Um gráfico vai aparecer com os partidos, número, nomes, cargos, cor declarada e nível de escolaridade das candidatas.

Outras tecnologias: Como simular o voto?

Na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, o eleitor tem à disposição um Simulador de Votação na Urna Eletrônica. Nele, o cidadão pode treinar como votar para os cargos em disputa no pleito deste ano, como se estivesse diante de uma urna, de forma rápida, didática e divertida.

  • O software apresenta uma lista de candidatos e partidos fictícios para cada cargo (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore)
  • O eleitor pode navegar pelas legendas usando as setas para direita e para esquerda, na filipeta de candidatos no alto da página
  • Antes de votar no Simulador, o usuário deve escolher o turno da eleição do qual deseja participar: primeiro ou segundo
  • No fim da votação, ou a qualquer momento, o eleitor poderá retornar à página inicial, escolher o turno e reiniciar a votação (basta clicar no link “nova simulação”)
  • Devido a seu caráter didático, caso o usuário realize um procedimento incorreto durante a votação, o simulador apresentará uma mensagem explicativa, e a tela será bloqueada até que ele clique na mensagem apresentada.

Eleições 2020: conheça os aplicativos do TSE para facilitar sua vida

Eleições 2020: saiba como funciona a urna eletrônica

Eleições 2020: saiba como justificar pelo celular a partir do E-título

Eleições 2020: saiba como checar fake news com o robô do TSE

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes