A partir de qual idade o eleitor não precisa mais votar neste ano?

As eleições de 2022 estão cada vez mais próximas de começar. O fechamento do cadastro eleitoral será no dia 4 de maio, logo, todos aqueles que desejam votar precisam estar com a situação regularizada até essa data. Você sabe a partir de qual idade o eleitor não precisa mais votar?

A partir de qual idade o eleitor não precisa mais votar?

Segundo o artigo 14 da Constituição Federal, o voto é obrigatório para todo cidadão brasileiro, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Dessa forma, depois dos 70 anos de idade o eleitor não precisa mais votar. O voto também é facultativo para analfabetos e jovens com 16 e 17 anos. De acordo com a Lei das Eleições, o prazo para o fechamento do Cadastro Eleitoral é sempre de 150 dias antes de cada pleito. Ou seja, em 2022, aqueles que desejam votar tem até o dia 4 de maio para regularizar sua situação na Justiça Eleitoral, não tendo pendências que os impeçam de exercer esse direito.

Para estar com a situação eleitoral regularizada, é necessário ter o voto em dia, justificado as ausências e atendido às convocações da Justiça Eleitoral (para trabalhar como mesário, por exemplo), ou ter pago as multas solicitadas. Também é possível consultar a sua quitação por meio do aplicativo e-Título, disponível para dispositivos com o sistema Android ou iOS. Nas eleições de outubro, não poderá votar quem não tirou o título de eleitor ou não regularizou essa situação.

Como fazer o título de eleitor

Apesar de depois dos 70 anos de idade o eleitor não precisar mais votar, aqueles que completarem 16 anos até a data das eleições 2022 já podem exercer esse direito. Assim, é preciso se alistar pelo sistema Título Net, também até dia 4 de maio. Os presos provisórios e jovens que cumprem medidas socioeducativas ainda têm o direito de votar, já que não possuem seus direitos políticos suspensos.

Atualmente, é possível emitir a primeira via do título de eleitor de forma online, pelo computador ou celular, sem ter que sair de casa. Para isso, você vai precisar digitalizar os seguintes documentos: documento oficial de identidade com foto (frente e verso); comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço); comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito); e comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos).

Siga o passo a passo para saber como fazer o título de eleitor em 2022:

  • Acesse o site do TSE;
  • Entre na página “Eleitor e eleições” e depois clique em “Tire seu título – Título Net”;
  • Role a página para baixo e clique em “Iniciar seu atendimento à distância”;
  • Selecione seu estado, confira a lista de documentos necessários e clique em “Próximo”;
  • Na parte de identificação, selecione a informação de que você ainda não tem o título de eleitor e preencha os dados solicitados;
  • Envie a documentação exigida;
  • Com a solicitação feita, você pode acompanhar o andamento do seu pedido pela página do Título Net.

Após realizar todo o procedimento, você vai receber o número do seu título eleitoral. Para acessar a versão digital do documento, é preciso baixar o aplicativo e-título, disponível para ser baixado em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma Android ou iOS.

Quando será a eleição 2022

De acordo com o calendário disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o primeiro turno das eleições de 2022 será no dia 2 de outubro, enquanto o segundo ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.

Neste ano, a eleição será feita entre as 8h e às 17h do horário de Brasília. Dessa forma, a apuração deve começar ao mesmo tempo em todo o país. Em Manaus, por exemplo, os eleitores poderão votar entre as 7h e as 16h. Já em Fernando de Noronha, a eleição será realizada entre das 9h às 18h.

Os cargos que serão disputados nas eleições de 2022 são: presidente da República e vice, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais (ou distritais, no caso do Distrito Federal). No total, o número de candidatos eleitos este ano deve ultrapassar a marca dos 1.600, incluindo as Assembleias Legislativas de cada unidade da federação.

Veja também:

Não votei na última eleição e não justifiquei, o que devo fazer?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes