Até quando pode fazer o título de eleitor 2022

O prazo é o mesmo para todos os brasileiros que já estão aptos a votar, que são aqueles com mais de 16 anos de idade.

O primeiro turno das eleições de 2022 tem previsão para ocorrer no dia 2 de outubro, enquanto o segundo, caso necessário, está marcado para dia 30 do mesmo mês. Brasileiros maiores de 16 anos tem até o dia 4 de maio para emitir a primeira via do título de eleitor ou regularizá-lo a tempo da votação. Saiba mais sobre até quando pode fazer o título de eleitor 2022. 

Data de até quando pode fazer o título de eleitor 2022

Segundo a Lei das Eleições, o fechamento do Cadastro Eleitoral ocorre sempre 150 dias antes de cada pleito. Ou seja, a data de até quando pode ser feito o título de eleitor 2022 é dia 4 de maio. O prazo é o mesmo para todos os brasileiros que já estão aptos a votar, que são aqueles com mais de 16 anos de idade.

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o mês de fevereiro teve o menor número de adolescentes de 16 e 17 anos com título de eleitor na história, contabilizando 830 mil jovens. Nas eleições gerais passadas, em 2018, no mesmo mês, esse número equivalia a 1,4 milhão de pessoas dessa faixa etária que já podiam votar. 

Essa queda expressiva fez até com que celebridades como Bruna Marquezine e Anitta movimentassem suas redes sociais incentivando os jovens a tirarem o título de eleitor. Em paralelo, o TSE realizou a Semana do Jovem Eleitor, entre os dias 14 e 18 de março, para promover o alistamento. O cenário já apresentou uma melhoria, segundo dados do Tribunal divulgados nesta sexta-feira, dia 25, quase 100 mil jovens de 15 a 18 anos solicitaram o título de eleitor na última semana. 

Como fazer o título de eleitor

Atualmente, é possível emitir a primeira via do título de eleitor de forma online, pelo computador ou celular, sem ter que sair de casa. Para isso, você vai precisar digitalizar os seguintes documentos: documento oficial de identidade com foto (frente e verso); comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço); comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito); e comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos).

Siga o passo a passo para saber como fazer o título de eleitor 2022:

  • Acesse o site do TSE
  • Entre na página “Eleitor e eleições” e depois clique em “Tire seu título - Título Net”
  • Role a página para baixo e clique em “Iniciar seu atendimento à distância”
  • Selecione seu estado, confira a lista de documentos necessários e clique em “Próximo”
  • Na parte de identificação, selecione a informação de que você ainda não tem o título de eleitor e preencha os dados solicitados
  • Envie a documentação exigida
  • Com a solicitação feita, você pode acompanhar o andamento do seu pedido pela página do Título Net

Após realizar todo o procedimento, você vai receber o número do seu título eleitoral. Para acessar a versão digital do documento, é preciso baixar o aplicativo e-título, disponível para download em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma Android ou iOS.

Veja também: Conheça 11 pré-candidatos à Presidência em 2022

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes