Conheça 11 pré-candidatos à Presidência em 2022

Os cargos que serão disputados nas eleições de 2022 são: presidente da República e vice, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais

No Brasil, as eleições são um dos principais eventos deste ano. A corrida eleitoral não começou oficialmente, e cada partido tem até dia 15 de agosto para registrar seus candidatos junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  No entanto, já há 11 pré-candidatos que estão dispostos a concorrer à Presidência da República em 2022.

Quem são os pré-candidatos à Presidência em 2022

Até o momento, foram contabilizados 11 pré-candidatos na disputa à Presidência em 2022. Entre os principais nomes, estão Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Sergio Moro (Podemos), Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB), que comandam as pesquisas de intenção de voto. 

André Janones (Avante) 

Pré candidatos presidência 2022
Foto: pablo valadares/câmara dos deputados

 

O advogado André Janones foi o terceiro deputado federal mais votado em Minas Gerais, em 2018, com um total de 178.660 votos. Em 2016, ele já havia se candidatado à prefeitura de Ituiutaba, cidade em que nasceu, mas não ganhou. Dois anos depois, ficou conhecido ao se autoproclamar como uma das principais lideranças na greve dos caminhoneiros, viralizando nas redes sociais. Na pesquisa do Ipec, de dezembro de 2021, ele apareceu com 2% das intenções de voto para ocupar a Presidência, empatando com João Doria (PSDB). 

Alessandro Vieira (Cidadania)

Pré candidatos presidência 2022
Foto: pedro frança/agência senado

 

Alessandro Vieira é delegado da polícia civil e se lançou na política em 2018, quando foi eleito como senador pelo Sergipe. Figura ainda pouco conhecida, o político se destacou em função da CPI da Covid-19, já que foi uma ação movida por ele, junto com o senador Jorge Kajuru (Podemos), que levou o Supremo Tribunal Federal (STF) a determinar a criação da Comissão. Ele é a aposta do Cidadania à Presidência como uma possível “terceira via” diante da polarização entre Lula e Bolsonaro. 

Simone Tebet (MDB)

Pré candidatos presidência 2022
Foto: marcelo camargo/agência brasil

 

Outro rosto que ganhou notoriedade com a CPI da Covid-19, Simone Tebet é a única mulher entre os pré-candidatos à Presidência em 2022. Sua trajetória na política iniciou-se em 2002, em que já foi deputada estadual, prefeita e vice-governadora do Mato Grosso do Sul. Elegeu-se como senadora em 2014, com 640.336 mil votos, e foi a primeira mulher a disputar o comando do Senado Federal, em 2021, perdendo para Rodrigo Pacheco (PSD). 

Luiz Felipe d’Ávila (NOVO)

Pré candidatos presidência 2022
Foto: clp liderança pública/flickr

 

Luiz Felipe d’Ávila é o escolhido do NOVO para concorrer ao Palácio do Planalto. O cientista político possui mestrado em administração pública pela Harvard Kennedy School, é coordenador do movimento Unidos Pelo Brasil e fundador da organização sem fins lucrativos Centro de Liderança Política (CLP). João Amoêdo, que disputou a Presidência em 2018, havia sido lançado novamente como pré-candidato pelo partido, mas, diante da oposição de alguns integrantes, seu nome foi substituído por d’Ávila. 

Ciro Gomes (PDT)

Pré candidatos presidência 2022
Foto: josé cruz/agência brasil

 

Um dos principais rostos da chamada “terceira via”, Ciro Gomes pretende disputar a Presidência pela quarta vez. Nas últimas eleições, ele ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 12,47% dos votos. Ciro já foi governador do Ceará, ministro da Fazenda e ministro da Integração Nacional. Na pesquisa realizada pelo Ipec, em dezembro, ele aparece com 5% das intenções de voto. 

Jair Bolsonaro (PL)

Pré candidatos presidência 2022
Foto: antonio cruz/agência brasil

 

Atual ocupante do cargo, Jair Bolsonaro está entre os pré-candidatos à Presidência em 2022, pelo Partido Liberal, buscando sua reeleição. O militar foi deputado federal por sete mandatos, entre 1991 e 2018. Atualmente, figura em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, com 21% dos votos, atrás de Luiz Inácio Lula da Silva. 

João Doria (PSDB)

Pré candidatos presidência 2022
Foto: valter campanato/agência brasil

 

João Doria foi apresentador do programa O Aprendiz, durante os anos de 2010 e 2011. Em 2016, elegeu-se prefeito da cidade de São Paulo mas deixou o cargo, em 2018, para tentar se tornar governador de São Paulo, cargo que exerce até hoje. Foi escolhido para ser candidato à Presidência pelo PSDB, vencendo Eduardo Leite e Arthur Virgílio nas prévias do partido.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Pré candidatos presidência 2022
Foto: fabio rodrigues pozzebom/agência brasil

 

Luiz Inácio Lula da Silva, ou apenas Lula, é um dos principais nomes na disputa para ocupar o Palácio do Planalto. O ex-presidente já foi metalúrgico e líder sindicalista, e governou o país por dois mandatos. Após ter sua condenação anulada pelo STF, ele é a aposta no Partido dos Trabalhadores para retornar ao cargo da Presidência. Lula aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, com 48%, seguido por Bolsonaro e Sergio Moro. 

Sergio Moro (Podemos)

Pré candidatos presidência 2022
Foto: marcello casal jr/agência brasil

 

Após ganhar destaque nacional com a Operação Lava Jato, Sergio Moro deixou o cargo de juiz federal para iniciar sua carreira na política como Ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro. Em 2020, pediu demissão do cargo após a exoneração do diretor-geral da PF, Maurício Valeixo. Recentemente, Moro filiou-se ao Podemos e é a aposta do partido para conquistar a Presidência da República. 

Aldo Rebelo (Sem Partido)

Pré candidatos presidência 2022
Foto: antonio cruz/agência brasil

 

José Aldo Rebelo Figueiredo, conhecido apenas como Aldo Rebelo, foi militante no movimento estudantil, em que elegeu-se presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1980. Já foi deputado federal pelo PCdoB,  presidente da Câmara dos Deputados, Ministro-chefe da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais, Ministro do Esporte, e, durante o governo Dilma, foi Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações e também Ministro da Defesa. Com passagem pelo PSB e pelo Solidariedade, Aldo Rebelo está trabalhando sua pré-candidatura à Presidência de forma independente.

Leonardo Péricles (UP)

Pré candidatos presidência 2022
Foto: reprodução/instagram/@leonardopericles. Oficial

 

Presidente do UP (Unidade Popular pelo Socialismo), partido mais novo do Brasil, Leonardo Péricles, ou apenas Leo Péricles, é o primeiro pré-candidato negro à Presidência da República. Militante de movimentos sociais e morador da periferia, presidiu a Associação Metropolitana de Estudantes Secundaristas de Belo Horizonte (AMES-BH) e compôs a diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE). Foi candidato a vice-prefeito de Belo Horizonte, na chapa da deputada federal Áurea Carolina, mas ficaram em 4º lugar, com 103.115 votos. 

Quando será a eleição de 2022?

Segundo o calendário disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o primeiro turno das eleições de 2022 será no dia 2 de outubro, enquanto o segundo ocorrerá no dia 30 do mesmo mês. 

Neste ano, a eleição será feita entre as 8h e às 17h do horário de Brasília. Dessa forma, a apuração deve começar ao mesmo tempo em todo o país. Em Manaus, por exemplo, os eleitores poderão votar entre as 7h e as 16h. Já em Fernando de Noronha, a eleição será realizada entre das 9h às 18h.

Os cargos que serão disputados nas eleições de 2022 são: presidente da República e vice, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais (ou distritais, no caso do Distrito Federal). No total, o número de candidatos eleitos este ano deve ultrapassar a marca dos 1.600, incluindo as Assembleias Legislativas de cada unidade da federação.

Leia também: Conheça 7 pré-candidatos ao governo de São Paulo em 2022

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de jailson gonçalves domingos
    JAILSON GONÇALVES DOMINGOS Diz

    A fala de dizer o presidente esta em sengundo lugar nas pesquisa é uma Piada ..kkkkk porque não manda o primeirissimo lugar fazer um comicio ou um juntar pessoas -NÃO VAI LOTAR NEM UM CLUBE !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes