Como tirar o título de eleitor online: passo a passo em 2022

Eleição de 2022 será em outubro e título deve ser emitido até 4 de maio

Aqueles que ainda não tiraram ou regularizaram o título de eleitor tem até o dia 4 de maio para fazê-lo. Anteriormente, para conseguir emitir o documento, era necessário passar por um longo processo burocrático. Mas, hoje, ele já pode ser realizado apenas com acesso à internet. Confira abaixo como tirar o título de eleitor online.

Como tirar o título de eleitor online

Não é mais preciso sair de casa para conseguir emitir a 1ª via do seu título de eleitor. Todo o procedimento pode ser feito apenas com acesso à internet, por meio de um computador ou aparelho celular. 

Antes de iniciar o processo, é preciso ter os seguintes documentos digitalizados: documento oficial de identidade com foto (frente e verso); comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço); comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito); e comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos). Você também vai precisar fazer uma selfie segurando o documento de identificação ao lado do rosto.

Com a documentação digitalizada, basta seguir o passo a passo para tirar o título de eleitor online: 

  • Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - https://www.tse.jus.br/
  • Entre na página “Eleitor e eleições” e depois clique no menu “Tire seu título – Título Net”
  • Role a página para baixo e clique em “Iniciar seu atendimento à distância”, que fica na parte "Faça seu requerimento"
  • Selecione seu estado, confira a lista de documentos necessários e clique em “Próximo”
  • Na parte de identificação, selecione a informação "Não tenho" e preencha os dados solicitados
  • Envie a documentação e a foto selfie exigidas
  • Com a solicitação feita, você pode acompanhar o seu requerimento pela página inicial do Título Net

Após a conclusão do processo, você receberá o número do seu título eleitoral. Não fique esperando o documento chegar em casa, você terá que acessar ele digitalmente. Para isso, é preciso baixar o aplicativo e-Título, disponível para download em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma Android ou iOS. Mas aqueles que desejarem também podem imprimir o título de eleitor. 

Assista o vídeo com o passo a passo de como emitir o título de eleitor online

Como imprimir o título digital

Por meio do Autoatendimento do Eleitor, nova seção do Portal do TSE, é possível imprimir o seu título de eleitor. Antes, os documentos emitidos através do Título Net só podiam ser visualizados pelo aplicativo e-Título. Mas, com a nova ferramenta, agora também é possível que eles sejam baixados no formato PDF para serem impressos, com a inclusão do QR Code de validação de documentos. 

Para imprimir o seu título de eleitor, basta acessar o Autoatendimento do Eleitor no Portal do TSE, clicar em “Imprimir Título Eleitoral” e fornecer os dados solicitados. A partir disso, você será redirecionado para uma página com acesso ao documento no formato PDF, pronto para impressão. Assim, você pode imprimir diretamente da sua casa ou salvá-lo para realizar a impressão em alguma gráfica. 

Leia também: Não votei na última eleição e não justifiquei, o que devo fazer?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes