Como tirar o título de eleitor online: passo a passo em 2022

Eleição de 2022 será em outubro e título deve ser emitido até 4 de maio

Aqueles que ainda não tiraram ou regularizaram o título de eleitor tem até o dia 4 de maio para fazê-lo. Anteriormente, para conseguir emitir o documento, era necessário passar por um longo processo burocrático. Mas, hoje, ele já pode ser realizado apenas com acesso à internet. Confira abaixo como tirar o título de eleitor online.

Como tirar o título de eleitor online

Não é mais preciso sair de casa para conseguir emitir a 1ª via do seu título de eleitor. Todo o procedimento pode ser feito apenas com acesso à internet, por meio de um computador ou aparelho celular. 

Antes de iniciar o processo, é preciso ter os seguintes documentos digitalizados: documento oficial de identidade com foto (frente e verso); comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço); comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito); e comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos). Você também vai precisar fazer uma selfie segurando o documento de identificação ao lado do rosto.

Com a documentação digitalizada, basta seguir o passo a passo para tirar o título de eleitor online: 

  • Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – https://www.tse.jus.br/
  • Entre na página “Eleitor e eleições” e depois clique no menu “Tire seu título – Título Net”
  • Role a página para baixo e clique em “Iniciar seu atendimento à distância”, que fica na parte “Faça seu requerimento”
  • Selecione seu estado, confira a lista de documentos necessários e clique em “Próximo”
  • Na parte de identificação, selecione a informação “Não tenho” e preencha os dados solicitados
  • Envie a documentação e a foto selfie exigidas
  • Com a solicitação feita, você pode acompanhar o seu requerimento pela página inicial do Título Net

Após a conclusão do processo, você receberá o número do seu título eleitoral. Não fique esperando o documento chegar em casa, você terá que acessar ele digitalmente. Para isso, é preciso baixar o aplicativo e-Título, disponível para download em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma Android ou iOS. Mas aqueles que desejarem também podem imprimir o título de eleitor. 

Assista o vídeo com o passo a passo de como emitir o título de eleitor online

Como imprimir o título digital

Por meio do Autoatendimento do Eleitor, nova seção do Portal do TSE, é possível imprimir o seu título de eleitor. Antes, os documentos emitidos através do Título Net só podiam ser visualizados pelo aplicativo e-Título. Mas, com a nova ferramenta, agora também é possível que eles sejam baixados no formato PDF para serem impressos, com a inclusão do QR Code de validação de documentos. 

Para imprimir o seu título de eleitor, basta acessar o Autoatendimento do Eleitor no Portal do TSE, clicar em “Imprimir Título Eleitoral” e fornecer os dados solicitados. A partir disso, você será redirecionado para uma página com acesso ao documento no formato PDF, pronto para impressão. Assim, você pode imprimir diretamente da sua casa ou salvá-lo para realizar a impressão em alguma gráfica. 

Leia também: Não votei na última eleição e não justifiquei, o que devo fazer?

Você pode gostar também
buy cialis online