Como transferir o título de eleitor em 2022; prazo termina dia 4

Eleição de 2022 será em outubro

Quem mudou de cidade, estado ou país tem até o dia 4 de maio para solicitar a transferência do título de eleitor e conseguir votar nas eleições de 2022. O mesmo prazo vale para quem mudou de bairro e quer atualizar o endereço. Confira abaixo como transferir o título de eleitor.

Transferir título de eleitor

Aqueles que precisam transferir o título de eleitor têm até o dia 4 de maio para fazer a solicitação. Para realizar esse processo, é preciso que o eleitor resida há pelo menos três meses no novo local e não tenha transferido ou tirado a primeira via do documento nos 12 meses anteriores. No entanto, esse critério não vale para servidor público civil, militar e autárquico (ou membros da família), que, por motivo de remoção ou transferência, tenha mudado de domicílio.

O processo para transferir o título de eleitor é simples e gratuito, e pode ser feito pela internet, sem precisar sair de casa. A alteração do domicílio eleitoral consegue ser feita por meio do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na seção do Autoatendimento do Eleitor. Ela está localizada na página inicial do site, à direita da foto principal, numa tarja laranja. Mas, antes de começar o processo, é importante ter por perto seu celular, comprovante de residência atualizado e documento de identificação oficial com foto.

Confira o passo a passo de como transferir o título de eleitor:

1- Antes de começar a transferência de domicílio eleitoral, verifique se o título está regular. Para isso, basta clicar no quarto item da lista do menu do Autoatendimento do Eleitor: “Consultar Situação do Título Eleitoral”.

2- Caso sua situação esteja regular, siga para o passo 3. Mas, caso precise normalizá-la, entre no item “Regularizar título eleitoral cancelado ou suspenso”.

3- Dentro de “Autoatendimento do Eleitor”, você terá acesso a todos os serviços que a nova página oferece. Para fazer a alteração do endereço, clique no menu “Atendimento ao Eleitor”.

4- Selecione “Atualizar endereço”.

5- No final da próxima tela, vá ao menu “Iniciar seu atendimento a distância”, que fica na parte “Faça seu requerimento”.

6- Depois, é só selecionar o estado, conferir a lista de documentos necessários e clicar em “Próximo”.

7- Preencha os dados solicitados na tela que abre em seguida.

8- A próxima etapa é a de envio da documentação. Quando você inserir todos os arquivos necessários, finalize o processo, clicando em “Próximo”.

9- Na próxima tela, você vai precisar adicionar informações do local para onde quer transferir o título de eleitor. Preencha os campos CEP, UF, município, bairro, endereço, número, complemento (se houver), número de telefone (de preferência com WhatsApp) e tempo de habitação no domicílio eleitoral. Feito isso, aperte o botão "Próximo".

10- A próxima janela é a de escolha do local de votação. O Título Net vai sugerir lugares próximos ao endereço de residência. Selecione o preferido e clique em "Próximo".

11- Verifique se as informações pessoais estão corretas. Caso estejam, aperte o botão "Confirmar".

12- Por fim, anote o número do protocolo para conferir o resultado do pedido de transferência de título eleitoral. Clique em "Finalizar" para terminar o processo.

Com tudo concluído, é só acompanhar o requerimento no Portal do TSE. E, quando o processo for encerrado, você já terá disponível o seu título digital pelo aplicativo e-Título, disponível para ser baixado no Google Play ou App Store.

Assista o vídeo abaixo para acompanhar o processo de como transferir o título de eleitor

Título eleitoral no exterior

Os brasileiros maiores de 16 anos que residem no exterior podem realizar o atendimento para solicitar alistamento eleitoral, revisão de dados cadastrais e transferência de domicílio eleitoral pela internet, por meio do Título Net Exterior. Para transferir o título de eleitor, ou realizar algum desses outros processos, é preciso acessar a página no Portal do TSE e clicar em “Iniciar requerimento”. Além de preencher os formulários eletrônicos, é necessário enviar imagens (PDF ou JPG) da seguinte documentação:

  • documento oficial de identificação: certidão de nascimento, certidão de casamento, Registro Geral (RG), passaporte com filiação, carteira de trabalho e previdência social (CTPS), entre outros;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de quitação eleitoral (se for o caso);
  • comprovante de quitação militar (para homens com 19 anos que ainda não tenham título eleitoral).

O requerimento será analisado pela Zona Eleitoral do Exterior (ZZ), vinculada ao Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF), e seu processamento poderá ser acompanhado por e-mail.

Leia também: Não votei na última eleição e não justifiquei, o que devo fazer?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes