Conheça 5 pré-candidatos ao governo de São Paulo em 2022

Primeiro turno das eleições 2022 será em 2 de outubro

A corrida para as eleições já começou. Embora o período de campanha eleitoral comece apenas no dia 16 de agosto, os pré-candidatos ao governo de São Paulo 2022 já se organizam para entrar na disputa deste ano no maior colégio eleitoral do Brasil; saiba quem são. 

+ Data da eleição 2022: quando os brasileiros vão às urnas neste ano?

Quem são os pré-candidatos ao governo de São Paulo 2022

O estado de São Paulo já conta com alguns possíveis pré-candidatos para ocuparem o Palácio dos Bandeirantes em 2022, embora nem todos tenham sido lançados oficialmente por seus partidos. 

Fernando Haddad (PT) – Eleições 2022

Pré candidatos ao governo de são paulo 2022
Foto: rovena rosa/agência brasil

Após ter disputado o segundo turno para a presidência do país em 2018, Fernando Haddad é a aposta do Partido dos Trabalhadores entre os pré-candidatos ao governo de São Paulo em 2022. Professor de Ciência Política na USP, Haddad foi Ministro da Educação no Governo Lula, e, em 2012, foi eleito como prefeito de São Paulo. Sua candidatura ainda não foi lançada oficialmente pelo PT, e poderá sofrer alguns empecilhos em função da possível federação partidária entre o PT e o PSB para uma aliança nacional, já que Márcio França (PSB) também pretende disputar o cargo no estado. 

Márcio França (PSB)

Márcio França foi prefeito de São Vicente - SP, eleito em 1996, cargo em que ficou por dois mandatos. Atuou como secretário do Turismo no governo de Geraldo Alckmin e foi governador de São Paulo em 2018, após a renúncia do tucano para concorrer à Presidência da República, mas perdeu a reeleição no segundo turno para João Dória. Apesar de ser o nome do PSB para disputar o governo do estado, sua pré-candidatura ainda não foi oficializada, e pode sofrer entraves devido a uma possível federação partidária entre o PSB e o PT, pelo fato do Partido dos Trabalhadores ter o nome de Fernando Haddad como pré-candidato. 

Rodrigo Garcia (PSDB)

Rodrigo Garcia foi deputado federal por dois mandatos e líder da bancada do Democratas. Também exerceu três mandatos de deputado estadual, tendo sido presidente da Assembleia Legislativa, entre 2005 e 2007. Em maio de 2021, mudou para o PSDB para concorrer ao cargo de governador. Atual vice-governador do estado de SP, Rodrigo Garcia já foi oficializado como pré-candidato do PSDB para suceder seu aliado João Dória. 

Tarcísio de Freitas (Sem Partido) – Eleições 2022

Pré candidatos ao governo de são paulo 2022
Foto: marcello casal jr/agência brasil

Engenheiro, militar e atual Ministro da Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas já é o candidato oficial do presidente ao governo de São Paulo. O político é formado em engenharia civil pelo Instituto Militar de Engenharia, foi chefe da seção técnica da Companhia de Engenharia do Brasil durante a Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH), e indicado para o cargo de diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) em 2011. Em 2015, foi secretário da Coordenação de Projetos da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos (PPI). Atualmente sem partido, a previsão é que ele se filie ao PL. 

Vinicius Poit (NOVO)

Vinicius Poit é deputado federal por São Paulo e líder da bancada do NOVO na Câmara. Formado em Administração de Empresas pela EAESP- FGV, tem experiência com reestruturação de empresas, mercado financeiro e gestão. Sua pré-candidatura ao governo foi oficializada pelo partido no dia 27 de novembro de 2021, durante um evento realizado em Ribeirão Preto. 

Quando será a eleição de 2022?

Segundo o calendário disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o primeiro turno das eleições de 2022 será no dia 2 de outubro, enquanto o segundo ocorrerá no dia 30 do mesmo mês. 

Neste ano, a eleição será feita entre as 8h e as 17h do horário de Brasília. Dessa forma, a apuração deve começar ao mesmo tempo em todo o país. Em Manaus, por exemplo, os eleitores poderão votar entre as 7h e as 16h. Já em Fernando de Noronha, a eleição será realizada entre das 9h às 18h.

Os cargos que serão disputados nas eleições de 2022 são: presidente da República e vice, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais (ou distritais, no caso do Distrito Federal). No total, o número de candidatos eleitos este ano deve ultrapassar a marca dos 1.600, incluindo as Assembleias Legislativas de cada unidade da federação.

Leia mais: Eleições 2022 terão novas regras eleitorais; veja o que muda

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes