ELEIÇÕES: debate presidencial 2022: quando vai e onde assistir

As eleições 2022 terão o primeiro turno no dia 2 de outubro, e o segundo no dia 30 do mesmo mês. Algumas emissoras e veículos de comunicação já marcaram as datas para a realização do debate presidencial 2022, importante evento do período eleitoral. Confira como ficou o calendário.

Debate presidencial 2022 data

As emissoras de televisão e outros veículos de comunicação já definiram as datas de quando vão transmitir o debate presidencial 2022, tanto para o primeiro, quanto para um possível segundo turno das eleições gerais. Há veículos que até mesmo firmaram parcerias para realizar a transmissão de forma simultânea. Veja como ficou o calendário e onde assistir.

Debate presidencial 2022 - Primeiro turno

6 de agosto: CNN Brasil
9 de agosto: Jovem Pan News
14 de agosto: Band
2 de setembro: Rede TV
8 de setembro: O Globo, Valor e CBN
13 de setembro: TV Aparecida
22 de setembro: Folha de S.Paulo e UOL
24 de setembro: SBT, Estadão, Veja e Novabrasil FM
29 de setembro: TV Globo

Debate presidencial 2022 - Segundo turno

3 de outubro: CNN Brasil
4 de outubro: Band
11 de outubro: Jovem Pan News
13 de outubro: Folha de S.Paulo e UOL
22 de outubro: SBT, Estadão, Veja e Novabrasil FM
28 de outubro: TV Globo

Quando começa a propaganda eleitoral 2022

Segundo o calendário disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Resolução nº 23.674, a propaganda eleitoral de 2022 começa a partir do dia 16 de agosto. A data marca a liberação da realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet.

Antes disso, no dia 12 do mesmo mês é a data final para o TSE publicar a tabela com a representatividade do Congresso Nacional, com a finalidade de definir a divisão do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio, na televisão e também dos debates entre candidatas e candidatos. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV para o primeiro turno das eleições 2022 será veiculada de 26 de agosto a 29 de setembro, e, em caso de segundo turno, a transmissão ocorrerá de 7 a 28 de outubro.

Além da propaganda eleitoral e do debate presidencial 2022, há outras datas importantes do calendário das eleições. Do dia 18 de julho a 18 de agosto, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que desejam votar em outra seção ou local podem manifestar esse interesse à Justiça Eleitoral. Também há o último dia para que os partidos políticos, federações e coligações solicitem o registro de candidatura dos escolhidos para disputar as eleições 2022, que é em 15 de agosto. Já no dia 1º de janeiro de 2023, ocorre a posse dos eleitos nos cargos de presidente e vice-presidente da República, assim como os governadores. E, em 1º de fevereiro, é a vez dos parlamentares (senadores e deputados) eleitos assumirem os mandatos.

Dia e horário das eleições 2022

O primeiro turno das eleições gerais será no dia 2 de outubro. Se houver segundo turno, ele ocorrerá no dia 30 do mesmo mês, dois dias depois do último debate presidencial 2022 agendado. Neste ano, a eleição será feita entre as 8h e às 17h do horário de Brasília. Dessa forma, a apuração deve começar ao mesmo tempo em todo o país. Em Manaus, por exemplo, os eleitores poderão votar entre as 7h e as 16h. Já em Fernando de Noronha, a eleição 2022 será realizada entre das 9h às 18h.

Os cargos que serão disputados na eleição 2022 são: presidente da República e vice, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais (ou distritais, no caso do Distrito Federal). No total, o número de candidatos eleitos este ano deve ultrapassar a marca dos 1.600, incluindo as Assembleias Legislativas de cada unidade da federação.

Acesse também: ELEIÇÕES: quem não votou nas últimas eleições pode tirar o passaporte?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes