ELEIÇÕES: quem não votou nas últimas eleições pode tirar o passaporte?

O dia 4 de maio era a data final para quem precisava regularizar a situação eleitoral para as eleições de 2022. Assim, aqueles que possuíam débitos com a Justiça necessitavam realizar o pagamento das multas exigidas, para evitar sofrer penalidades. Dentro dessa questão, uma dúvida muito comum é se quem não votou nas últimas eleições pode tirar o passaporte. Entenda como funciona.

Quem não votou nas últimas eleições pode tirar o passaporte?

Para estar com a situação eleitoral regularizada, é necessário ter o voto em dia, justificado as ausências e atendido às convocações da Justiça Eleitoral (para trabalhar como mesário, por exemplo), ou ter pago as multas solicitadas. Aqueles que não cumpriram alguma dessas situações, precisavam quitar os débitos, a partir do pagamento de uma multa. No caso de ter perdido o prazo do dia 4 de maio, quem não votou nas últimas eleições não pode tirar o passaporte.

Além disso, segundo o artigo 7 do Código Eleitoral, o indivíduo não poderá: obter carteira de identidade; fazer parte de concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição; pedir empréstimos; receber salário de entidades públicas ou assistidas pelo governo; reivindicar documentos que necessitem da quitação eleitoral; renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo; e se inscrever em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos.

O prazo final para resolver pendências eleitorais é determinado a partir da Lei das Eleições, que estabelece que o fechamento do Cadastro Eleitoral deve ocorrer sempre 150 dias antes de cada pleito. E, no Brasil, o alistamento eleitoral é obrigatório para todo cidadão brasileiro, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos.

O que pode impedir uma pessoa de tirar o passaporte

O passaporte é um documento de viagem, com o objetivo de identificar o passageiro em outros países. Assim, nele são preenchidas as entradas e saídas de cada localidade, assim como vistos e autorizações. No Brasil, o serviço é voltado para todos que se encontram em território nacional.

Mas, da mesma forma que quem não votou nas últimas eleições e perdeu o prazo de regularização não pode tirar o passaporte, há outros impedimentos como: não ter a documentação necessária; ser procurado pela justiça ou impedido por ela de obter passaporte ou sair do país; não ter feito o alistamento eleitoral, para aqueles que são obrigados pela lei; e, em caso de homens com idade entre 19 e 45 anos, não estar quite com o serviço militar obrigatório.

Como tirar o passaporte brasileiro

Antes de tirar o passaporte brasileiro, é importante conferir se você possui todos os documentos necessários. São eles: documento de identificação; passaporte anterior, se houver; certidão que demonstre todos os nomes anteriores e o atual, para aqueles que tiveram alguma alteração no nome; autorização para emissão de passaporte, fotografia facial recente e documentos de adoção internacional (se for o caso), para aqueles que são menores de 18 anos; documento referente à naturalização, para os brasileiros naturalizados; autorização da FUNAI, para indígenas não integrados; consultar se está com a situação eleitoral regularizada, para solicitantes que tinham entre 18 e 70 anos na última eleição; estar com o serviço militar regularizado, para homens entre 19 e 45 anos; certidão de nascimento, de traslado ou de registro da opção de nacionalidade, para brasileiros nascidos no estrangeiro; e, para casos de urgência, documento que comprove a situação.

A partir do cumprimento de todos os requisitos listados e tendo a documentação em mãos, o procedimento pode ser iniciado via internet. Confira o passo a passo:

1- Preencher o formulário, disponível na seção “Obter Passaporte” do portal gov.br;
2- Pagar a taxa do boleto gerado na etapa anterior;
3- Agendar atendimento presencial;
4- Comparecer à unidade selecionada;
5- Consultar andamento da solicitação, se desejar;
6- Receber o passaporte pronto, retirando-o na mesma unidade em que foi solicitado;

Leia mais: Eleições 2022: qual a multa por não votar e consequências

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes