Eleições: Quantos senadores serão eleitos em 2022 por estado?

Senado tem 27 vagas em disputa nas eleições deste domingo

Quantos senadores serão eleitos em 2022 por estado? Este ano cada federação vai escolher um candidato. Entenda como funciona a eleição para senador.

Veja a lista completa de deputados estaduais em SP

Quantos senadores serão eleitos em 2022 por estado?

Este ano, os eleitores vão eleger 1 senador por estado. Mas cada federação tem três representantes no Senado Federal, independentemente da população eleitoral. As eleições para este cargo são diferentes das demais porque o Senado Federal se renova de maneira alternada.

No total, existem 81 senadores em exercício no Brasil. Mas como esse número se renova de forma alternada, a cada quatro se escolhem 27 senadores e, quatro anos depois, se escolhem os outros 54.

Os senadores são eleitos pelo sistema majoritário de votos, ou seja, o candidato mais votado, ou os dois mais votados dependendo do ano, é eleito. Para este cargo, não há segundo turno, então, todos os representantes do Senado Federal devem ser eleitos no primeiro pleito.

Os senadores são eleitos para dois mandatos diretamente, então, cada político fica oito anos nesse cargo, no Brasil. Cada senador é eleito com dois suplentes em cada eleição.

De acordo com o TSE, os senadores são os representantes dos Estados brasileiros. O Senado é considerado a câmara alta do Congresso Nacional. A principal função desses parlamentares é de revisar os projetos de lei que são aprovados na Câmara dos Deputados e os aprovar ou rejeitar, como acharem necessário.

Qual o salário do senador?

Os senadores no Brasil ganham R$ 33.763,00 mensais, mesmo valor de um deputado federal. Essa quantia foi determinada pelo Decreto Legislativo nº 276/2014, de autoria de Renan Calheiros. Os políticos do Senado também tem direito aos auxílios:

Cota para exercício da atividade parlamentar (CEAP): Assim como os deputados, os senadores têm um auxílio remunerado para exercer sua função. O Senado Federal não divulga a quantia exata, mas a cota serve para gastos com passagens aéreas, aluguel de carro, combustível, papelaria, cursos e palestras, hospedagem, telefone etc.

Auxílio moradia: O governo federal disponibiliza 72 casas para os senadores. Aqueles que não quiserem ou não conseguirem morar em uma delas recebem R$ 5.500,00 de auxílio moradia.

Verba para contratação pessoal: Cada senador pode contratar até 11 pessoas e o governo repassa uma quantia para os parlamentares. A quantia exata de cada senador não foi divulgada.

Auxílio médico: O governo oferece um centro médico dentro do Senado, que pode ser utilizado pelo senador e seus dependentes. Os gastos feitos fora do departamento médico governamental são reembolsados aos políticos.

Quando os senadores tomam posse?

Os senadores, assim como outros cargos do legislativo, os deputados federais e estaduais, tomarão posse no dia 1° de fevereiro de 2023. Já a cerimônia para presidentes e governadores será no dia 1° de janeiro, feriado nacional.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes