Pesquisa Ipespe para presidente mostra Lula com 44%; dados são de abril

As eleições de 2022 estão marcadas para o dia 2 de outubro

A primeira pesquisa eleitoral de abril realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) foi divulgada na quarta-feira, dia 6 e mostra o crescimento de Jair Bolsonaro com a ausência de Sérgio Moro, como também a estabilidade de Lula na liderança. Confira os principais resultados da pesquisa Ipespe para Presidente da República nas eleições de 2022. 

Resultados pesquisa Ipespe para presidente

A pesquisa Ipespe para presidente mostra que a ausência de Sergio Moro entre os presenciáveis favorece o percentual de intenção de voto para Jair Bolsonaro, que subiu de 26% para 30%. No entanto, o atual chefe de Estado continua atrás de Luiz Inácio Lula da Silva, que segue na liderança, com os mesmos 44%. 

Outros nomes também foram beneficiados pela saída do ex-juiz: Ciro Gomes cresceu dois pontos, passando de 7% para 9% dos votos; João Doria, de 2% para 3%; e Simone Tebet, de 1% para 2%. André Janones manteve-se com seus 1%, enquanto os outros candidatos Eymael, Felipe D’Avila e Vera não chegaram a 1% de citações nas respostas. Os votos em branco, nulo ou abstenções também subiram, de 9% para 12%. A margem de erro máxima estimada pela pesquisa do Ipespe para presidente é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

Divulgada no dia 6 de abril, a pesquisa do Ipespe para Presidente da República ouviu 1.000 pessoas por telefone, de todas as regiões do país, entre os dias 2 e 5 do mesmo mês. O último levantamento do Instituto havia sido realizado no período de 21 a 23 de março.

Pesquisa Ipespe para presidente nas eleições 2o22 - 1º turno

  • Lula (PT): 44%
  • Bolsonaro (PL): 30%
  • Ciro (PDT): 9%
  • Doria (PSDB): 3%
  • Tebet (MDB): 2%
  • Janones (Avante): 1%
  • Eymael (DC): 0%
  • Felipe D´Ávila (Novo): 0%
  • Vera (PSTU): 0%
  • Nenhum/não iria votar/branco/nulo: 9%
  • Não sabe/não respondeu: 3%

Segundo turno

Em um possível segundo turno entre Bolsonaro e Lula, a pesquisa Ipespe para presidente mostra o candidato do PT na liderança, mas com uma queda de 1% em relação ao primeiro turno. Agora, a sua vantagem é de 53% contra 33% do atual Presidente da República, em paralelo com os 54% contra 31% do levantamento anterior.

Entre Lula e Ciro Gomes a diferença é ainda maior: o petista tem 52% das intenções de votos contra 25% do pedetista. Na pesquisa de março, os votos em branco, nulos e abstenções (25%) ultrapassavam os do candidato do PDT, que totalizava 24%. 

Essa realidade permanece em relação a João Doria, que tem 20% de intenções de voto, abaixo dos 25% votos em branco, nulos ou abstenções, e em oposição aos 55% de Lula. Na pesquisa do Ipespe para presidente, enquanto o petista vence em todos os cenários avaliados para o segundo turno, Bolsonaro perde em todos eles. O candidato do PL apenas empata tecnicamente com o ex-governador de São Paulo, por 39% a 38%, situação que se modificou em relação ao levantamento anterior. Com Ciro Gomes, o atual chefe do Executivo também é derrotado, por 47% a 37%. 

Diante da desistência da candidatura à Presidência da República por parte de Sergio Moro, até o momento, o Instituto questionou os eleitores se o apoio do ex-juiz a algum candidato aumentaria a chance de voto no mesmo. Em relação a esse impacto, 15% respondeu que aumenta, 49% que não altera em nada, 27% que diminui a chance de escolha, e 9% não sabe ou não respondeu. 

Quando são as eleições 2022?

As eleições de 2022 estão marcadas para o dia 2 de outubro, enquanto um eventual segundo turno será realizado no dia 30 de outubro. A votação começará às 8h e terminará às 17h

Neste ano serão eleitos o presidente, o vice-presidente, governadores, senadores, e deputados federais e estaduais.

Leia também:

Conheça 11 pré-candidatos à Presidência em 2022

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes