Eleições: quem são os candidatos a vice-presidente da República

Os dados são do registro de cada candidato ao Tribunal Superior Eleitoral

Candidatos a vice-presidente da República: são 12 os nomes que disputam o cargo de vice-presidente da República nas eleições 2022. O vice é eleito junto com o presidente, em chapa única, toma posse no mesmo dia e tem o compromisso de cumprir a Constituição Federal.

O vice-presidente da República é o segundo posto político de maior importância no País, e segundo a Agência Senado, é quem substitui o presidente em caso de doença, viagem, ou impeachment. Neste último ponto, a própria história política do Brasil é a prova disso.

Desde a criação do cargo, em 1891, oito vices assumiram a Presidência do Brasil: Floriano Peixoto, em 1891; Nilo Peçanha, em 1909; Delfim Moreira, em 1918; Café Filho, em 1954; João Goulart, em 1961; José Sarney, em 1985;  Itamar Franco, em 1992; Michel Temer, em 2016.

Além de substituir o presidente da República, o vice também pode desempenhar missões especiais definidas pelo presidente.

Eleições: qual é o número dos candidatos a presidente 2022?

Candidatos a vice-presidente da República nas Eleições 2022

Abaixo listamos todos os candidatos a vice-presidente da República seguindo a ordem alfabética dos nomes registrados na urna.

Ana Paula Matos (PDT) - 12 | candidatos a vice-presidente da República

Vice-presidente na chapa de Ciro Gomes, Ana Paula tem 44 anos e é atual vice-prefeita de Salvador. Natural de Salvador, Bahia, Ana Paula é especialista em finanças e mestre em administração,e professora concursada da Petrobras.

Segundo reportagem da Band, ela chegou a ocupar o cargo de secretária de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza de Salvador, além de ter sido chefe de gabinete da prefeitura.

O PDT segue nesta eleição em chapa pura, sem formar coligação com nenhum outro partido.

Antônio Alves (PCB) - 21

O vice-presidente da República do PCB é Antônio Alves, de 43 anos, natural do Recife, em Pernambuco, jornalista e redator. Ele é candidato ao lado de Sofia Manzano.

Alves esteve na coordenadora da Defesa Civil de Recife e é sindicalista no Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Estado do Piauí.

O Partido Comunista Brasileiro não faz parte de nenhuma coligação.

Braga Netto (PL) - 22 | candidatos a vice-presidente da República

Candidato a vice-presidente de Jair Bolsonaro, o general Braga Netto é militar do Exército reformado e mestre em operações militares. Braga Netto tem 66 anos, nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, e foi interventor da segurança pública do Estado do Rio de Janeiro em 2018.

Conforme a Band, ele também foi ministro chefe da Casa Civil da Presidência e ministro da Defesa do Governo Bolsonaro.

O Partido Liberal faz parte da coligação "Pelo bem do Brasil" ao lado do PP e do Republicanos.

Fátima Pérola Neggra (PROS) - 90

Policial militar, Fátima Pérola Neggra é candidata a vice-presidente pelo PROS (Partido Republicano da Ordem Social), na chapa de Pablo Marçal.

Com 54 anos, Fátima é nascida em Iporã, no Paraná.

Lembrando que o PROS registrou a candidatura de Pablo Marçal em meio a um impasse dentro do partido. A chapa de Pablo Marçal informou ao TSE, segundo dados do DivulgaCand, que não está em nenhuma coligação.

Geraldo Alckmin (PSB) - 13 | candidatos a vice-presidente da República

Candidato a vice-presidente ao lado de Lula, Alckmin é médico, tem 69 anos e se filiou ao PSB para concorrer às eleições 2022 ao lado de Lula. Natural de Pindamonhangaba, no Estado de São Paulo, Alckmin foi vereador e prefeito de sua cidade natal, deputado estadual e governador do Estado de São Paulo por quatro vezes.

Em 2008, Alckmin foi adversário de Lula na reeleição e chegou até o segundo turno.

Os partidos PT e PSB estão na coligação "Brasil da Esperança" junto do PC do B, PV, Solidariedade, PSOL, Rede, Agir, Avante e PROS.

Mara Gabrilli (PSBD) - 15

Candidata a vice-presidente de Simone Tebet, Mara Gabrilli é senadora e tem 54 anos. Natural de São Paulo, Mara Gabrilli é publicitária e psicóloga, e tem defendido as causas das pessoas com deficiência depois que um acidente a deixou tetraplégica.

Gabrilli já foi vereadora e deputada federal, além de ser, de acordo com a Band, a primeira titular da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da cidade de São Paulo.

Ao lado do MDB, o partido de Mara Gabrilli, o PSDB forma a coligação "Brasil para todos", com o Cidadania e o Podemos.

Marcos Cintra (União Brasil) - 44

Vice-presidente na chapa de Soraya Thronicke, Marcos Cintra é economista, nascido em São Paulo capital e tem 77 anos.

Professor universitário, Marcus Cintra entrou na chapa depois de muito impasse e troca de candidatos dentro do partido.

No currículo, o candidato foi vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas, além de ter sido vereador, deputado federal e secretário especial da Receita.

O União Brasil não faz parte de nenhuma coligação.

Padre Kelmon (PTB) - 44

Candidato a vice-presidente pelo PTB, padre Kelmon é vice de Roberto Jefferson. Com 45 anos, Kelmon é nascido em Acajutiba, na Bahia e realmente exerce a profissão de sacerdote, inclusive como coordenador do Movimento Cristão Conservador.

O PTB não faz parte de nenhuma coligação.

Professor Bravo (DC) - 27

Ao lado de Eymael, Bravo é o candidato a vice-presidente da República pelo Democracia Cristã. Com 75 anos, Bravo é economista, natural de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

De acordo com a Band, foi prefeito de São Gonçalo entre os anos de 1993 e 1996.

O DC não está em nenhuma coligação.

Raquel Tremembé (PSTU) - 16 | candidatos a vice-presidente da República

Pelo PSTU, a candidata a vice-presidente da República é Raquel Tremembé. Indígena natural de Vargem Grande, no Maranhão, Raquel Tremembé é professora de Ensino Fundamental.

Raquel é uma das lideranças da etnia Tremembé e integra a Associação de Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade.

o PSTU não entrou em nenhuma coligação.

Samara Martins (UP) - 80

Samara Martins é candidata a vice-presidente pela Unidade Popular. Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, Samara tem 35 anos, é dentista e atua no SUS.

A candidata à vice-presidente da República é militante de movimentos sociais como Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas e Movimento Olga Benário, no Rio Grande do Norte.

A Unidade Popular não fez coligação com nenhum outro partido.

Tiago Mitraud (Novo) - 30 | candidatos a vice-presidente da República

Candidato a vice-presidente pelo Novo, Tiago Mitraud é administrador e tem 36 anos. Nascido em Brasília, no Distrito Federal, é deputado federal e atualmente presidente a Frente Parlamentar da Reforma Administrativa.

O Novo não fez coligação com nenhum outro partido.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes