Eleições BH 2020 - Saiba quem são os candidatos à prefeitura da cidade

Já são 16 representes concorrendo ao cargo executivo na capital mineira. O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro e o segundo, se houver necessidade, para 29 de novembro.

Eleições BH 2020 – Com o fim das convenções partidárias no dia 16, chegou a hora dos partidos oficializarem a candidatura de seus representantes para as eleições municipais. Na cidade de Belo Horizonte já existem 16 candidatos oficiais para a prefeitura da capital. Alguns nomes já são conhecidos como Alexandre Kalil, que tenta a reeleição, outros são novidades no cenário, como Rodrigo Paiva do Partido Novo.

Poranto, confira quais são os candidatos na capital mineira, em ordem alfabética:

Veja também os candidatos às eleições de RJ

Quem são os candidatos à prefeitura nas eleições de BH em 2020

Alexandre Kalil (PSD)

Foto mostra candidato nas eleições de bh 2020, alexandre kalil
Candidato alexandre kalil (foto: amira hissa/prefeitura de belo horizonte)

O atual prefeito de Belo Horizonte se candidata à reeleição para a prefeitura. Além disso, Kalil é empresário. Já foi presidente do Clube Atlético Mineiro, entre os anos de 2008 e 2014. Em 2014, o parlamentar chegou a anunciar sua candidatura para deputado federal, mas desistiu.

O vice da chapa do Partido Social Democrática (PSD), é Fuad Noman, ex-secretário Municipal de Fazenda.

Áurea Carolina (Psol)

Foto mostra áurea carolina, candidata nas eleições de bh 2020
Candidata áurea carolina (foto: divulgação)

Áurea Carolina é graduada em Ciências Sociais pela UFMG, especialista em Gênero e Igualdade pela Universidade Autônoma de Barcelona e Mestra em Ciência Política pela UFMG. Foi eleita vereadora por Belo horizonte em 2016 e em 2018 assumiu o cargo de deputada federal.

Atualmente, é candidata à prefeitura da capital mineira pelo PSOL. O vice escolhido para compor a chapa é Leonardo Péricles, do Unidade Popular pelo Socialismo.

Bruno Engler (PRTB) - Eleições BH 2020

Foto mostra bruno engler
Candidato bruno engler (foto: william dias/almg)

O candidato está concorrendo à prefeitura pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Bruno Engler tem 23 anos e ajudou a fundar o movimento Direita Minas. Em 2018, se elegeu para deputado estadual. Além disso, o parlamentar faz parte da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).Contudo, o PRTB ainda não definiu seu candidato a vice.

Cabo Xavier (PMB)

Foto mostra candidato às eleições de bh 2020, cabo xavier
Candidato cabo xavier (foto: divulgação)

O policial militar Cabo Xavier é presidente nacional do PDS (Partido da Defesa Social), partido ainda em formação e que, por isso, não pode participar das eleições deste ano. Portanto, é candidato por outra legenda, o Partido da Mulher Brasileira. Em 2018, Xavier concorreu às eleições para deputado federal, mas não foi eleito. Todavia, a chapa atual ainda não tem vice definido.

Fabiano Cazeca (Pros)

Foto mostra fabiano cazeca
Candidato fabiano cazeca (foto: reprodução/facebook)

O candidato Fabiano Cazeca tem 66 anos e é empresário do ramo de consórcios. Em 2018 tentou se eleger como deputado federal, mas não conseguiu o cargo. Cazeca tem como vice a Doutora Paula Psiquiatra do Partido Trabalhista Cristão (PTC). A chapa, portanto, é composta apenas pelas duas legendas: PROS e PTC.

Igor Timo (Podemos) - Eleições BH 2020

Foto mostra candidato às eleições de bh 2020, igor timo
Candidato igor timo (foto: câmara dos deputados)

Igor Timo tem 38 anos e é empresário do ramo de tecnologia da informação. Ele também possui empresas na área de segurança privada. Timo foi eleito deputado federal por Minas Gerais em 2018. Atualmente é o candidato do Podemos para a prefeitura de Belo Horizonte, partido em que é presidente também.

João Vítor Xavier (Cidadania)

Foto mostra joão xavier
Candidato joão xavier (foto: almg)

O candidato do Cidadania é formado em jornalismo e cumpre seu terceiro mandato como deputado federal. Além disso, p parlamentar é apresentador de um programa esportivo em uma rádio de Belo Horizonte. Além disso João Vítor presidente estadual no cidadania em Minas Gerais. O empresário Leonardo Bortoletto completa a chapa como vice.

Lafayette Andrada (Republicanos)

Foto mostra laffayete andrada
Candidato lafayette andrada (foto: douglas gomes)

O advogado Lafayette atualmente cumpre mandato como deputado federal. Contudo, já foi deputado estadual, secretário de Estado de Defesa Social (2011-2012), vereador em Juiz de Fora (2001-2004) e vereador em Lavras (1992-1996). É a aposta do Republicanos na capital mineira. Sua vice da chapa é a gestora de projetos da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Marlei Rodrigues.

Luisa Barreto (PSDB)

Foto mostra candidata às eleições de bh 2020, luisa barreto
Candidata luisa barreto (foto: reprodução/facebook)

O PSBD definiu Luísa Barreto como a candidata do partido à prefeitura de Belo Horizonte. Formada em políticas públicas e gestão governamental, trabalhou como secretária-adjunta de Planejamento e Gestão do governo de Romeu Zema (Novo). Também atuou como uma das coordenadoras de campanha do senador Antonio Anastasia, em 2018.

Além disso, a chapa é engrossada por Juvenal Araújo, ex-subsecretário de Política de Direitos Humanos e Igualdade Racial do Distrito Federal.

Marcelo de Souza e Silva (Patriota)

Foto mostra marcelo souza e silva
Candidato marcelo souza e silva (foto: divulgação/cdl-bh)

Marcelo Souza e Silva é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) desde 2019. Tem formação em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis. O pré-candidato já atuou na prefeitura de Belo Horizonte, como Secretário de Desenvolvimento Econômico e Secretário da Regional Centro-Sul, entre 2013 e 2015.
Concorre pelo Patriota à prefeitura de Belo Horizonte. Entretanto, ainda não tem um vice definido na chapa.

Marília Domingues (PCO) - Eleições BH 2020

Foto mostra marília domingues
Candidata marília domingues (foto: reprodução/tv globo)

A candidata do Partido da Causa Operária é Marilia Garcia. Tem 24 anos e é estudante de Letras. Ela é uma das coordenadoras nacionais da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR). Entretanto, o PCO ainda não oficializou o vice para a eleição de 2020.

Nilmário Miranda (PT)

Foto mostra nilmário miranda
Candidato nilmário miranda (foto: arquivo/ebc)

O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) é Nilmário Miranda. O politico é jornalista e já foi ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, no governo Lula em 2003. De 2015 a 2018, atuou como Secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais. Quem completa sua chapa, portanto, é a estudante e microempresária Luana de Souza.

Prof. Wendel Mesquita (Solidariedade)

Foto mostra candidato às eleições de bh em 2020, prof wendel
Candidato prof wendel mesquista (foto: almg)

O candidato do Solidariedade já foi vereador de Belo Horizonte entre 2009 e 2018. Nas ultimas eleições, porém, foi eleito deputado estadual, pelo mesmo partido. Mesquita criou e coordenou um cursinho pré-vestibular comunitário e idealizou o Projeto Brasil Melhor, que desenvolve atividades educativas e culturais para pessoas de baixa renda.

Ainda não tem um vice definido na chapa. Contudo, o candidato afirma que está entre dois nomes: a empresária Sandra Bini e Pastora Gisele.

Rodrigo Paiva (Novo)

Foto mostra rodrigo paiva
Candidato rodrigo paiva (foto: divulgação facebook)

Rodrigo Paiva tem graduação em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Engenharia Civil e Engenharia Mecânica pelo Massachusetts of Technology. Paiva concorreu ao senado nas ultimas eleições, também pelo partido Novo. Mas essa é a primeira vez que se candidata a um cargo do executivo em Belo Horizonte. Além disso, terá como vice a médica Patrícia Albergaria.

Wadson Ribeiro (PCdoB) - Eleições BH 2020

Foto mostra wadson ribeiro
Candidato wadson ribeiro (foto: pcdob)

Wadson é formado em administração e foi secretário-executivo do Ministério do Esporte entre 2007 e 2011. Em 2006 e em 2014 foi eleito deputado federal. Além disso, entre 2015 e 2018, atuou como ouvidor-geral do estado, durante a gestão de Fernando Pimentel (PT). Agora concorre à prefeitura de Belo Horizonte pelo PCdo B. Kátia Vergilio é a vice da chapa.

Wanderson Rocha (PSTU)

Foto mostra candidato às eleições de bh 2020, wanderson rocha
Candidato wanderson rocha (foto: pollyanna maliniak /almg)

Wanderson tem 46 anos, é mestre em sociologia pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e atua em movimentos sindicais. Além disso, é professor municipal. Portanto, Rocha foi a aposta do PSTU para a prefeitura da capital de Minas Gerais. Firmínia Rodrigues será vice na chapa.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes