Julgamento Bolsonaro no dia 22 de junho: horário e como assistir

Bolsonaro pode ficar inelegível por oito anos

No dia 22 de junho, quinta-feira, começa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o julgamento de Jair Bolsonaro, 68 anos. Se condenado, o ex-presidente deve ficar inelegível, ou seja, pode perder seus direitos políticos pelos próximos 8 anos. Walter Braga Netto (PL), vice dele nas eleições 2022, também é acusado no processo.

Como assistir o julgamento de Bolsonaro dia 22 de junho?

O primeiro dia de julgamento de Bolsonaro, no 22 de junho, será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do TSE, a partir das 9 horas.

A Corte também reservou outras duas sessões ordinárias para a análise do processo, que poderão ocorrer nos dias 27 e 29 de junho - essa última data, inclusive, é a expectativa para o resultado do julgamento, quando os ministros começam a votar.

A composição do julgamento de Bolsonaro inclui os ministros Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares, da classe de juristas. Participam ainda os ministros Alexandre de Moraes, presidente do TSE, Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques e Raul Araújo.

O advogado do ex-presidente é o Tarcísio Vieira de Carvalho, que já foi ministro do TSE.

Do que Bolsonaro é acusado?

Conforme publicado pela Agência Brasil, Jair Bolsonaro é acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação na campanha eleitoral de 2022.

Em parecer enviado ao TSE, a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) defendeu a condenação de Bolsonaro. Para o órgão, o então presidente divulgou aos embaixadores informações inverídicas sobre o sistema de votação.

Durante a tramitação da ação, a defesa de Bolsonaro defendeu que o caso não poderia ser julgado pela Justiça Eleitoral. No entendimento dos advogados, o evento com os embaixadores foi realizado em 18 de julho, quando Bolsonaro não era candidato oficial às eleições de 2022 e o nome dele ainda não tinha sido aprovado em convenção partidária.

O relator da ação é o corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves. O relatório da Aije já está disponível no Portal do TSE para consulta pública desde o dia 1º de junho.

ASSISTA AO VÍDEO DO TSE COM A EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO

Relembre: Lula é eleito presidente do Brasil; veja porcentagem dos votos

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes