Ministros do Lula 2023: quem é quem no governo

Conheça os ministros escolhidos.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  anunciou nos dias 9 e 22 de dezembro, quem são os ministros escolhidos para integrar o governo a partir do dia 1° de janeiro de 2023.

A equipe do primeiro escalão do governo federal nos próximos quatro anos começa a ser formada por Fernando Haddad para a Fazenda, José Múcio Monteiro para a Defesa, Rui Costa para a chefia da Casa Civil, Flávio Dino para Justiça e Segurança Pública e Mauro Vieira para o Itamaraty.

Conheça os primeiros ministros anunciados por Lula

Compartilhar no WhatsAPP

Quando vai ser a diplomação do Lula e qual a diferença da posse?

Fernando Haddad – Ministério da Fazenda de Lula

Ministros de lula
Haddad já foi ministro da educação. Foto: reprodução/arquivo agência brasil

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad já era um nome esperado no governo de Lula, já que perdeu a eleição para o governo do estado. Filho de um imigrante libanês, Haddad nasceu na capital paulista em 1963.

Formado em direito, com mestrado em economia e filosofia, ele já foi Ministro da Educação durante os governos Lula e Dilma Rousseff. Em 2018, perdeu a eleição presidencial para o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno. No entanto, sua atuação política é antiga: Haddad foi presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), em 1984. Foi também na década de 1980 que se filiou ao Partido dos Trabalhadores.

Na vida pública, começou a atuar como chefe de gabinete da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico de São Paulo no ano de 2001. Ele ficou no cargo até 2003 e depois foi nomeado assessor especial do Ministério do Orçamento, Planejamento e Gestão, no início do primeiro governo de Lula.

Em 2004, no entanto, assumiu o cargo de secretário-executivo do então Ministro da Educação, Tarso Genro. Haddad assumiu a pasta em 2005 e se destacou pela atuação à frente do Ministério da Educação, tendo consolidado o ProUni e implementado o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Haddad também é responsável pela criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ficou no cargo de ministro até 2012.

A prefeitura de São Paulo foi conquistada por Fernando Haddad em 2012, quando se elegeu no segundo turno. A prioridade da gestão na capital paulista foi a mobilidade urbana e, por isso, ganhou prêmios internacionais. Ele deixou a prefeitura em 2016.

José Múcio Monteiro – Ministério da Defesa do governo Lula

Monistros de lula
Múcio começou como vice-prefeito em pernambuco. Foto: reprodução/rui costa/agência brasil

Pernambucano de Recife, José Múcio Monteiro é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica de Pernambuco (Poli), que é ligada à Universidade de Pernambuco (UPE). Profissionalmente, se dedicou ao setor da agroindústria.

O futuro Ministro da Defesa do governo Lula começou na carreira política como como vice-prefeito de Rio Formoso, na Zona da Mata de Pernambuco. Ficou no carto entre 1976 e 1982 e venceu a eleição seguinte como prefeito da cidade. O primeiro partido de Múcio foi a Arena, que era ligado ao regime militar, mas passou por outras legendas antes de chegar ao PTB em 2003.

Ainda em 1983, foi presidente da então estatal Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) e depois assumiu como secretário dos Transportes, Comunicação e Energia do Estado de Pernambuco, cargo que ocupou até 1986.

Ele também já foi deputado federal por Pernambuco por quatro mandatos, o primeiro entre 1990 e 1994. Na Câmara foi titular de comissões permanentes importantes, como Economia, Indústria e Comércio, e Relações Exteriores e Defesa Nacional. Em 2007, se tornou líder do governo no Congresso.

Múcio já foi secretário Municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente do Recife, ministro das Relações Institucionais da Presidência da República na era Lula, ministro do Tribunal de Contas da União e presidente da Corte de Contas. Atualmente, tem 74 anos, é aposentado e , em 2020, chegou a ser cotado por Bolsonaro para integrar a equipe do Executivo, o que não ocorreu.

Rui Costa – Casa Civil

Ministros de lula
Rui costa foi governador da bahia. Foto: reprodução/arquivo agência brasil

Rui Costa nasceu em Salvador, é filho de metalúrgico e economista formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Começou na carreira política na década de 1980, tendo participado da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia junto do ex-governador do estado, Jaques Wagner. Concorreu a um cargo público pela primeira vez em 2000, mas não foi eleito como vereador de Salvador. Disputou novamente em 2004 e foi eleito.

Em 2007, assumiu a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia permaneceu no cargo até 2010. Foi eleito deputado federal pelo PT em 2010 e foi membro titular das comissões permanentes de Defesa do Consumidor e de Finanças e Tributação. Ele também fez parte da comissão especial de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) e, entre 2012 e 2014, assumiu o cargo de Secretário de Estado da Casa Civil da Bahia.

Rui Costa foi ainda governador da Bahia pelo PT, eleito no primeiro turno de 2014, tendo se reelegido em 2018, também no primeiro turno.

Flavio Dino - Ministro da Justiça do governo Lula

Ministros de lula
Dino foi governador do maranhão por duas vezes. Foto: reprodução/arquivo agência brasil

O Ministro da Justiça escolhido por Lula é Flavio Dino, ex-governador do Maranhão e eleito Senador da República em 2022 pelo mesmo estado.

Dino é formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão (1991) e mestre em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2001).

Ele foi juiz federal da 1ª Região (TRF1) de 1994 até 2006, quando deixou a magistratura para entrar na política – ele foi eleito deputado federal em 2007 e ficou no cargo até 2011.

Natural de São Luís, Flávio Dino de Castro e Costa tem 54 anos e governou o Maranhão por dois mandatos consecutivos, de 2015 a 2022. Licenciou-se do cargo em abril deste ano para concorrer pela primeira vez ao Senado. De 2007 a 2011, foi deputado federal.

Sua primeira suplente é Ana Paula Lobato (PSB); a segunda suplente é Lourdinha (PCdoB).

Mauro Vieira – Ministro das Relações Exteriores

Ministros do lula
Mauro vieira é diplomata de carreira. Foto: reprodução/antonio cruz/agência brasil

Mauro Vieira nasceu no Rio de Janeiro, em 1951, é advogado formado pela Universidade Federal Fluminense (USS) e diplomata de carreira, formado pelo Instituto Rio Branco (IRBr).

Mauro já foi chefe de gabinete da Secretaria-Geral de Relações Exteriores e, em 2004, assumiu como embaixador do Brasil na Argentina, cargo que ocupou até 2010. Foi promovido ao grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito Militar pelo então presidente Lula.

Depois de ser exonerado, foi embaixador do Brasil nos Estados Unidos e Ministro das Relações Exteriores do segundo mandato de Dilma Rousseff, entre 2014 e 2016, tendo deixado o cargo quando a então presidente foi afastada do governo depois do processo de impeachment.

O diplomata voltou à função de embaixador como representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, Mauro Vieira é embaixador do Brasil na Croácia.

16 novos ministros de Lula

No dia 22 de dezembro, a equipe de Lula anunciou mais integrantes da composição do governo. 1

Camilo Santana – Educação

Ex-governador do Ceará eleito senador neste ano, Camilo Santana é engenheiro agrário com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente e professor. Ele foi escolhido para o Ministério da Educação por causa da atuação durante o seu governo, quando implementou as escolas em tempo integral no Ceará.

Alexandre Padilha – Relações Institucionais

Padilha é um antigo aliado de Lula – já ocupou o mesmo cargo entre 2009 e 2010 e foi ministro da Saúde no governo de Dilma Rousseff. O futuro ministro das Relações Institucionais é médico infectologista e foi o responsável pela implantação do programa Mais Médicos. Como ministro de Lula, implementou o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Márcio Macedo – Secretaria-Geral da Presidência da República

Macedo é biólogo com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, já ocupou a secretaria municipal de Participação popular de Aracaju e superintendente do Ibama em Sergipe. Foi secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos entre 2007 e 2010. Em 2010, foi eleito deputado federal, tendo presidido a Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso. Em 2015, assumiu como tesoureiro do PT.

Jorge Messias – Advocacia-Geral da União

Jorge Rodrigo Araújo Messias é procurador da Fazenda Nacional, já foi subchefe de Assuntos Jurídicos na Casa Civil do governo Dilma e passou pelos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Messias também já ocupou o cargo de procurador do Banco Central e conselheiro fiscal do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nos últimos anos, ocupou o cargo de assistente parlamentar junior do senador Jaques Wagner (PT-BA).

Nísia Trindade – Saúde

Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fioruz) desde 2017, Nísia Trindade é doutora em Sociologia e mestre em Ciência Política. Ela já ocupou os cargos de diretora da Casa de Oswaldo Cruz e de vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz. Ela implantou políticas com o objetivo de disponibilizar toda a produção científica da instituição e realizou trabalhos de cooperação internacional.

Esther Dweck – Gestão e Inovação

Esther é economista e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi secretária de Orçamento Federal e Chefe da Assessoria Econômica durante o governo de Dilma Rousseff. Entre março e maio de 2016, ocupou ainda o cargo de subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil.

Márcio França – Portos e Aeroportos

Márcio França já foi vice-governador do estado de São Paulo de 2015 a 2018 e assumiu como governador em 2018 após a renúncia de Geraldo Alckmin. França já foi vereador por São Vicente, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Nas eleição de 2022, se candidatou a senador por São Paulo, mas não foi eleito. Márcio França é advogado.

Margareth Menezes – Cultura

A cantora Margareth Menezes tem uma forte atuação em projetos sociais. Responsável pela criação da Associação Fábrica Cultural, uma ONG que atua com Cultura, Educação e Sustentabilidade. Margareth é, ainda, embaixadora do Folclore e da Cultura Popular do Brasil pela IOV/UNESCO e foi reconhecida pela ONU, em 2021, como uma  das personalidades negras mais influentes do mundo.

Luciana Santos – Tecnologia

Luciana é engenheira, já foi prefeita de Olinda (PE), secretária de Ciência e Tecnologia em 2009 durante a gestão de Eduardo Campos e, em 2010, se elegeu deputada federal. Em 2018, ganhou a eleição como vice-governadora de Pernambuco, tendo se tornado a primeira mulher a ocupar o cardo no estado. Desde 2021, é presidente do PCdoB. Ela também já foi deputada estadual no início da carreira política.

Aparecida Gonçalves – Mulher

Cida, como é conhecida, é especialista em gênero e violência contra mulher. Ela já foi secretária nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres nos governos de Lula e Dilma e foi responsável pela área de violência contra a mulher na equipe de transição.  Já foi candidata a vereadora e a deputada estadual pelo Mato Grosso do Sul. Cida foi, ainda, assessora técnica e política do governo do MS.

Wellington Dias – Desenvolvimento Social

Bancário, Wellington Barroso de Araújo Dias já ocupou o cargo de governador do Piauí por quatro mandatos. Foi vereador de Teresina e senador pelo Piauí. Como bancário, foi gerente do Banco do Nordeste, gerente substituto do Banco do Estado do Piauí e gerente da Caixa Econômica Federal depois de ter sido aprovado no concurso do banco aos 22 anos.

Sílvio Almeida – Direitos Humanos

Sílvio é advogado, filósofo e professor universitário e figura como um dos principais especialistas do Brasil na questão racial.  Por isso, já atuou como professor visitante em importantes universidades dos Estados Unidos. Sílvio é autor dos livros Racismo Estrutural (Polén, 2019), Sartre: Direito e Política (Boitempo, 2016) e O Direito no Jovem Lukács: A Filosofia do Direito em História e Consciência (Alfa-Ômega, 2006) e presidente do Instituto Luiz Gama.

Luiz Marinho – Trabalho

Marinho foi ministro do Trabalho e Emprego e ministro da Previdência Social do governo Lula, prefeito de São Bernardo do Campo entre 2009 e 2017. Ele também já atuou como tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC por três mandatos e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, em 2016.

Anielle Franco – Igualdade Racial

A ativista Anielle Franco, irmã de Marielle Franco, assassinada em 2018. Além de atuar como ativista, Anielle é jornalista, escritora e professora, além de criadora do Instituto Marielle Franco, que promove atividades culturais e educacionais voltadas para jovens, negros, periféricos e pessoas da comunidade LGBTQIA+. Anielle é mestre em Relações Étnico-Raciais.

Geraldo Alckmin – Indústria e Comércio

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin tem uma longa carreira política. Alckmin Já foi vereador de Pindamonhangaba, deputado federal, vice-governador e governador do estado de São Paulo por quatro mandatos. Em 2022, foi eleito vice-presidente no segundo turno da eleição ao lado de Lula e vai acumular o cargo no Ministério da Indústria e Comércio. Geraldo Alckmin é membro da Academia de Medicina de São Paulo e já atuou como professor universitário.

Alexandre Silveira – Minas e Energia

O atual senador por Minas Gerais, Alexandre Silveira, é técnico em contabilidade, advogado, ex-delegado de polícia e comerciante. Ele já atuou como coordenador e diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) e como secretário de Saúde do governo de Minas Gerais, onde implementou projetos relevantes de saúde móvel e de combate à dengue, além de ter inaugurado a primeira UTI Cardiológica do Vale do Rio Doce.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes