Popularidade digital de Bolsonaro cai enquanto Lula cresce

Em contrapartida ao declínio do atual presidente, Lula registrou um aumento de buscas.

A empresa de consultoria Quaest divulgou uma pesquisa que mostrou que a popularidade digital de Jair Bolsonaro (sem partido) caiu no mês de março com relação ao começo do ano. Em contrapartida, houve um aumento de buscas pelo ex-presidente Lula. A pesquisa foi feita com base no Índice de Popularidade Digital (IPD), que mede uma escala de interesse que vai de 0 até 100. Em janeiro, Bolsonaro registrava a marca de 83,2 pontos, em março o número chegou a 62,3.

Popularidade Digital de Bolsonaro

Enquanto Bolsonaro perde sua popularidade digital, Lula conseguiu um aumento significativo. Seu IPD, que registrava 40,3 pontos em janeiro deste ano, passou a registrar 55,9 agora em março. A consultoria, entretanto, afirmou que esse crescimento do presidente Lula pode estar relacionado com a alta dos preços de combustíveis e dos alimentos. Pois as pessoas estão buscando fazer comparações entre os governos. O crescimento de Lula estaria relacionado aos índices de interesse, medidos a partir de buscas no Google, Youtube e Wikipedia. As buscas feitas seriam feitas a respeito de como estavam os preços em sua gestão, durante os anos de 2002 até 2010.

Leia também

Lula é vacinado com a segunda dose contra covid-19 neste…

Ministros demitidos no governo Bolsonaro: 6 mudanças em 24…

Além disso, Bolsonaro vem registrando queda no índice de popularidade digital desde o começo de seu mandato. Em 2019, seu primeiro ano de exercício, ele registrou uma média de 85, 3 pontos no IPD. Em 2020, foram 80,7. Neste mês de março, o número está na casa dos 60 pontos apenas, o que configura sua maior queda de popularidade digital.

IPD

Além de Lula e Bolsonaro, a empresa também mediu a popularidade digital de outros 10 nomes cotados para disputar a presidência da republica em 2022. Entre eles estão: Luciano Huck, Sérgio Moro e o governador de São Paulo João Dória (PSDB). Contudo, as médias deles foi baixas, todas ficaram abaixo dos 45 pontos. O IPD é obtido a partir de seis indicadores: presença, fama, engajamento, mobilização, valência e interesse.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes