Anvisa rejeita uso da CoronaVac em crianças e adolescentes

O Instituto Butantan solicitava a inclusão de crianças e adolescentes entre as pessoas que poderiam receber a CoronaVac

Os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rejeitaram o pedido do Instituto Butantan para o uso da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos.

Em reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira, dia 08, a diretoria colegiada da agência avaliou que, com as informações apresentadas pelo Butantan, não é possível concluir sobre a eficácia e a segurança da dose nessa faixa etária.

Vacinar crianças com coronavac não é permitido

De acordo com a Anvisa, o perfil de segurança da vacina não permite concluir quais os riscos para crianças e adolescentes – em grande parte, devido ao número considerado insuficiente de participantes nos estudos.

“Os dados de imunogenicidade deixam incertezas sobre a duração da proteção conferida pelo imunizante”, informou a agência, em nota.

“Faltaram ainda dados que considerassem a vacinação em faixas etárias específicas. Também não é conhecida a eficácia ou a capacidade de indução de resposta imune pela vacina em crianças com comorbidades e imunossuprimidas.”

Para prosseguir com a solicitação de inclusão da faixa etária de 3 a 17 anos, o Butantan, segundo a Anvisa, precisa apresentar informações pendentes e submeter um novo pedido à agência.

Qual vacina é indicada para crianças e adolescentes?

Atualmente, a vacina da Pfizer é a única aprovada para crianças e adolescentes de 12 a 17 anos. Já a farmacêutica Janssen, que oferece imunização contra a doença em dose única, recebeu autorização para a condução de estudos com menores de 18 anos no Brasil.

Mas embora não seja indicada para os mais jovens, além de importante para controlar a pandemia no Brasil, a CoronaVac apresentou proteção entre 69,5% e 77,7% contra casos graves da covid-19 gerados pela variante Delta. Os dados foram divulgados pelo governo de São Paulo em uma coletiva de imprensa realizada hoje no Palácio dos Bandeirantes.

O CoronaVac é uma vacina inativada e funciona usando partículas virais mortas para expor o sistema imunológico do corpo ao vírus sem correr o risco de uma resposta de doença grave.

Leia também

Vacinação para adolescentes SP chega aos 17 anos; veja o calendário

Qual vacina dá reação: veja os efeitos colaterais e quais são comuns

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes