Batata doce: conheça 7 benefícios especiais do alimento  

Cheio de antioxidantes, esse tubérculo fornece muita energia ao organismo, além de ser rico em fibras, vitaminas e minerais, o que ajuda a turbinar a saúde.

Sem dúvida, a batata doce é uma das grandes queridinhas de quem deseja emagrecer ou ganhar músculos. E toda essa fama é justificada. Afinal, o vegetal contém carboidratos complexos que fornecem energia ao corpo. Além disso, é altamente nutritivo, saboroso e muito versátil. Você pode usar o ingrediente em purês, assado, cozido, em receitas de pães e tortas. Você consegue incluir em dietas sem glúten e preparar até doces fitness com ele.

 

O que é que a batata doce tem? 

Benefícios do tubérculo
Imagem: reprodução / pinterest

 

Você sabia que a batata doce entra para a categoria dos alimentos funcionais? Pois é, esse grupo é importante por causa de suas funções nutricionais básicas. Mas também por prover benefícios à saúde. Eles podem, por exemplo, reduzir o risco de diversas doenças, como câncer e diabetes, entre outras.

No caso do tubérculo, a lista de nutrientes é extensa. Ele contém vitaminas A, do complexo B e E. Também tem minerais como ferro, cálcio, magnésio, potássio e fósforo. Ademais, é rico em carotenoides e fibras solúveis. É ainda uma ótima fonte de agentes antioxidantes, que ajudam na proteção do organismo ao dar uma força para o sistema imune.

 

7 benefícios da batata doce

Batata doce
Imagem: reprodução / pinterest

 

Agora que você já conhece os principais nutrientes da batata doce, é hora de descobrir seus benefícios. Mas, antes disso, vale lembrar que é bom cozinhar com pouco sal e com a casca para obter o máximo de vantagens. Você ainda encontra versões em vários tamanhos e cores como laranja, branca e roxa. Confira o que esse alimento tem para oferecer!

 

Melhora o sistema imune 

 

“A polpa alaranjada da batata doce é uma das fontes naturais mais ricas de betacaroteno. Esse composto se converte em vitamina A, fundamental para o sistema imune. E para manter as membranas mucosas saudáveis, principalmente o revestimento do intestino”. A explicação é da nutricionista Adriana Stavro. 

Ela diz que o intestino expõe o corpo a muitos patógenos que podem causar doenças. “Portanto, cuidar do intestino é essencial para a imunidade. Estudos demonstram que a deficiência de vitamina A aumenta a inflamação intestinal. Como resultado, reduz a capacidade do corpo de responder a ameaças.”

 

Batata doce é fonte de antioxidantes 

 

As vitaminas A e C do tubérculo funcionam como antioxidantes. Essas substâncias protegem as células contra os efeitos da idade e várias doenças. Dê preferência, então, à batata doce roxa. Isso porque o pigmento que confere a cor tem propriedades ainda mais potentes.

 

Ajuda no controle de peso 

 

Por conter fibras solúveis, a batata doce aumenta a saciedade, o que ajuda a regular o peso corporal. “Estudos mostram que uma das suas principais fibras, a pectina, é eficaz na redução da ingestão de alimentos. Isso porque aumenta a atividade dos hormônios da saciedade. Além disso, atua na redução do ganho de peso.”

 

Contribui para a beleza da pele 

 

Rico em betacaroteno, o alimento é um aliado da pele saudável. Assim, ajuda a restaurar a elasticidade, renova as células mortas e contribui para uma sensação macia. Ademais, a batata doce tem vitaminas C e E. As duas mantêm a cútis saudável, brilhante e flexível. Por fim, auxilia na prevenção de manchas escuras.

 

Batata doce cuida da saúde ocular

 

Vitamina A ajuda a prevenir olhos secos, cegueira noturna e infecções oculares. Além disso, a deficiência severa do nutriente pode levar a um tipo especial de cegueira - a xeroftalmia. Por isso, invista em alimentos ricos em betacaroteno, como a batata doce, para evitar essa condição.

 

Reduz o risco de câncer 

 

De acordo com Adriana, a casca da batata doce roxa pode reduzir o processo de oxidação das células, reduzindo o risco de câncer. “Para obter o máximo de nutrição não descasque. Ou seja, apenas esfregue e lave bem antes de cozinhar. Os antioxidantes ajudam a reduzir a inflamação. Por consequência, cai o risco de doenças como câncer, do coração e autoimunes.”

 

Promove saúde intestinal 

 

A batata doce contém altas quantidades de fibras. Elas são essenciais para promover o bom funcionamento do trato digestivo e, assim, prevenir a constipação. Isso vale tanto para crianças quanto adultos.

Fonte: Adriana Stavro, nutricionista funcional e fitoterapeuta.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes