Chá de maracujá: 3 receitas para controlar ansiedade e estresse

Conheça alguns dos principais benefícios da bebida e aprenda formas diferentes de preparar

O chá de maracujá é ótimo para ajudar a manter a calma e melhorar o humor. Ele atua diretamente no sistema nervoso. Segundo a nutricionista Camila Fontes, a fruta possui propriedades que, quando consumidas regularmente, controla os níveis de cortisol (hormônio responsável pelo estresse) no organismo.

Assim, também ajuda a proteger o corpo dos danos causados pelo estresse. Alguns deles: dor de cabeça, queda de cabelo, excesso de peso e envelhecimento precoce.

E a ação de substâncias como flavonóides e alcalóides produz não apenas o efeito calmante, como também analgésico e relaxante muscular. Pode auxiliar até mesmo no tratamento de depressão, hiperatividade e problemas de sono.

Benefícios do chá de maracujá
Imagem: val godoy (reprodução / pinterest)

Benefícios do chá de maracujá

O maracujá é fruto da Passiflora, uma planta medicinal. Ela é mais conhecida popularmente como flor da paixão.

Embora seja famoso principalmente pelas propriedades calmantes e sedativas, o que é ótimo para minimizar crises de ansiedade, há outros pontos positivos. É rico em Vitamina C e zinco (protegem contra infecções). E em magnésio e potássio (essenciais para a saúde cardiovascular e para auxiliar no controle da pressão arterial).

Até mesmo a casca tem seu valor nutricional. Ela é rica em vitaminas, principalmente a vitamina C, e em fibras. Por isso atua aumentando a saciedade no organismo e dificultando a absorção de carboidratos. É ótima para regularizar o funcionamento intestinal. E também uma aliada nas dietas de quem quer perder peso.

Há várias formas de consumir a fruta. Algumas dicas: em lanches intermediários, na forma de farinha de maracujá em preparações como bolos e panquecas, e como o chá de maracujá, feito com a fruta ou com infusão das folhas secas.

Dependendo do modo como a bebida é feita e da combinação de ingredientes, ela pode oferecer diferentes benefícios. “O chá de maracujá é um grande aliado, já que as plantas medicinais têm os princípios ativos em forma mais branda, não oferecendo grande risco de toxicidade. Ele auxilia primordialmente o sistema nervoso, diminuindo a ansiedade”, explica.

 

Chá de maracujá como fazer
Imagem: reprodução / pixabay

Como preparar o chá de maracujá?

Outro ponto positivo do chá de maracujá é que ele é muito fácil de ser preparado. E não leva mais que alguns minutos até ficar pronto.

A nutricionista ensina um passo a passo básico:

  • Colocar a polpa de um maracujá para ferver em 300 ml de água.
  • Contar 5 minutos a partir do início da fervura.
  • Desligar, abafar por 10 minutos e coar.

O chá de maracujá pode ser consumido quente ou frio. “Por ser um remédio natural para ansiedade, sugiro não adoçar. Isso é importante para que sua ação terapêutica não seja prejudicada”, diz a profissional.

Quando tomar chá de maracujá?

Embora possa ser consumido em qualquer momento, a recomendação da nutricionista é que isso seja feito principalmente no fim da tarde.

O ideal é tomar por volta das 18h, ou antes de dormir. Devido à sua ação calmante, que ajuda a relaxar o corpo e dormir, dependendo do horário pode causar algum desânimo no decorrer do dia.

E não há nenhum problema em tomar diariamente, mas é bom não exagerar no consumo e tomar apenas uma ou no máximo duas xícaras de chá de maracujá por dia. Esta quantidade já é suficiente, pois garantir todos os benefícios.

 

Chá de maracujá
Imagem: reprodução / freepik

Receitas de chá de maracujá

Para quem quer experimentar preparar o chá de maracujá, a nutricionista Camila Fontes ensina três receitas simples com diferentes combinações.

Uma delas é a tradicional, que tem função calmante e relaxante. A outra é um "suchá" refrescante. E, por fim, uma receita detox, que atua ajudando a limpar o organismo. Aprenda como fazer cada uma delas:

Chá de maracujá calmante

Ingredientes:

  • 350 ml de água
  • Polpa de 1 maracujá
  • Lascas de gengibre (a gosto)
  • 1 canela em pau
  • 1 colher (sobremesa) ou 1 sachê de camomila ou melissa

Modo de preparo:

Coloque os quatro primeiros ingredientes em uma caneca e leve ao fogo. Ao iniciar a fervura, desligue o fogo e adicione a camomila/melissa. Depois abafe com uma tampa por cerca de 5 minutos. Então é só coar e já está pronto para beber.

Suchá refrescante de maracujá com camomila e hortelã

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de flor de camomila desidratada
  • Meia xícara de polpa de maracujá (fruta)
  • 3 folhas de hortelã

Modo de preparo:

Coloque 500 ml de água em uma panela e espere começar a ferver. Desligue o fogo, acrescente a camomila e tampe. Deixe descansar por 15 minutos. Bata no liquidificador com os demais ingredientes até misturar bem. O suchá pode ser servido quente ou com pedras de gelo. Mas deve ser consumido apenas no mesmo dia, para preservar as propriedades.

Suco desintoxicante de maracujá

Ingredientes:

  • 350 ml de água
  • Polpa de 1 maracujá
  • 1 colher (café) de canela em pó
  • 1 colher (café) de gengibre em pó ou lascas
  • Couve manteiga (1 folha)
  • ½ pepino em rodelas sem casca
  • Hortelã a gosto

Modo de preparo:

É o mais simples de fazer, bastando bater tudo no liquidificador, coar e beber em seguida. Com o chá de maracujá e estas outras bebidas, ficará mais fácil – e muito mais saudável – lidar com os momentos de estresse e levar uma vida mais leve e mais tranquila!

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes