Melasma: aprenda o que fazer para prevenir e tratar o problema 

Confira as dicas da dermatologista Simone Stringhini para fugir dessas manchinhas escuras que tendem a se intensificar no verão.

Sol, calor, praia e piscina são, de fato, a cara do verão. Mas, se você sofre com o melasma, a estação pode não ser tão divertida assim. Afinal, nesse período do ano as manchas costumam piorar e aparecer com mais intensidade. Então, se você quer aprender a prevenir, controlar e tratar o problema, confira as dicas da dermatologista Simone Stringhini.

 

O que é melasma?

Melasma
Imagem: reprodução / pinterest

 

Em resumo, o melasma são manchas escuras que podem aparecer na testa, bochechas, buço e dorso do nariz. Elas atingem, principalmente, as mulheres. De acordo com um artigo científico do The Journal of Dermatology, elas representam cerca de 90% dos casos.

 

Causas do melasma

 

Em relação aos fatores que causam o problema, Simone destaca sol, calor e hormônios. É por isso que os sintomas se agravam no verão. Além disso, grávidas têm mais chances de desenvolver o melasma por questões hormonais. Isso ocorre pelo aumento na dilatação dos vasos sanguíneos, o que contribui para as manchas. Por fim, pessoas de pele morena e negra, assim como asiáticos e latinos, também têm maior predisposição ao problema.

Apesar de crônico, é possível amenizar o melasma com alguns cuidados básicos. "É importante tentar manter a temperatura do corpo mais amena, principalmente do rosto. Por isso, no verão, indico usar água termal e levar sempre na bolsa. Pode deixar o produto na geladeira e pegar antes de sair para conservar a baixa temperatura", aconselha. A bruma hidratante também é indicada, pois hidrata, refresca e suaviza a pele.  

Questões emocionais também podem desencadear o melasma. “O sistema nervoso e a pele têm a mesma origem embrionária e, portanto, muitos problemas de pele sofrem influência do estado emocional.” Tensões e estresse, por exemplo, elevam o cortisol no organismo. Por consequência, ocorre uma reação na tirosinase, enzima que regula a produção da melanina. Ou seja, isso pode acabar piorando as manchas. 

 

Dicas para prevenir o melasma

Manchas na pele
Imagem: reprodução / pinterest

 

Confira, então, as principais sugestões de Simone para prevenir o surgimento do melasma.

 

Use protetor solar

Filtro solar com FPS alto (acima de 50) e com cor é essencial para quem tem melasma. "O ideal é usar um protetor solar bem grosso para cobrir e aderir bem na pele. Isso cria uma barreira mais reforçada de proteção", indica Simone.

Além disso, é preciso aplicar todos os dias. Mais que isso, lembre-se de reaplicar ao longo do dia. "Quem tem melasma não pode ficar com a pele exposta ao sol, principalmente na área do rosto. Por isso, o uso do protetor solar tem que ser um hábito diário."

Uma informação importante é que mesmo as luzes artificiais podem agravar o problema. Isso porque qualquer forma de radiação pode estimular o aparecimento das manchas escuras. Então, mesmo no inverno e dentro de casa, siga usando o filtro solar.

 

Aposte em chapéu ou boné 

Assim como a dica anterior, o objetivo é proteger a pele do melasma. Então, aposte nesses acessórios sempre que fizer atividades ao ar livre. Camisas de manga longa com proteção solar podem completar a proteção. Afinal, mesmo que a incidência seja maior no rosto, qualquer parte do corpo pode apresentar manchas.

 

Invista na água termal 

Manter a pele fresca também ajuda a controlar o melasma. Por isso, Simone sugere usar água termal com frequência. 

 

Anticoncepcional pode agravar o melasma

Os anticoncepcionais podem piorar o melasma, porque acabam por dilatar os vasos sanguíneos. "Quando a mulher toma pílula, o corpo reage de maneira similar ao período de gravidez, produzindo muitos hormônios. Portanto, assim como na gravidez, os vasos sanguíneos dilatam, agravando o melasma", explica a médica. Na gestação o quadro costuma ser mais grave, mas a pílula também pode despertar o problema.

 

Principais tratamentos 

 

Consultar um dermatologista é importante para quem tem melasma. Só ele pode fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento. Aliás, existem três caminhos para cuidar do problema. Em primeiro lugar, produtos tópicos, como cremes clareadores. Mas também é possível associar o tratamento a medicamentos orais.

Por fim, em casos de melasma mais persistente, procedimentos em consultório também podem ser utilizados. É o caso de peeling e lasers, por exemplo. Eles podem focar nos vasos sanguíneos ou atuar no controle do excesso de melanina. Mas a indicação depende da avaliação do dermatologista.

 

Fonte: Simone Stringhini, dermatologista. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desde 1994.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes