Protetor solar: tudo o que você precisa saber para se proteger do sol

Aprenda quanto, como, quando e por que passar filtro solar, um passo básico para manter a pele saudável e bonita, principalmente no verão.

Se você gosta de cuidados com a pele, sem dúvida já sabe que um dos grandes segredos é o protetor solar. Esse deve ser um hábito diário, mas é ainda mais importante durante o verão. Isso acontece por causa de diferentes fatores. Entre eles, o fato de que os danos solares são imediatos - por isso a pele fica vermelha rapidinho.

Além disso, eles podem danificar o material genético. Por consequência, aceleram os sinais da idade e podem até causar câncer de pele. Nessa batalha, seu maior aliado é, de fato, o protetor solar. Mas será que você sabe como aplicar o produto de forma eficiente? Confira abaixo as dúvidas mais comuns sobre o assunto e aprenda, de uma vez por todas, a proteger sua pele do sol.

 

Quanto protetor solar você deve passar?

Protetor solar
Imagem: reprodução / pinterest

 

De acordo com o farmacêutico Maurizio Pupo, a resposta está na “regra da colher de chá”. Ou seja, você deve aplicar o equivalente a uma colher de chá no rosto. O mesmo vale para os braços. Por outro lado, são duas colheres de chá para tronco/dorso e para as pernas. “Essa é a quantidade que utilizamos quando vamos testar o fator de proteção do produto, então, se aplicar abaixo disso, não terá o FPS prometido na embalagem”, afirma.

No Brasil, é comum usar apenas uma camada fina de protetor solar. Isso porque existe alta prevalência de pele oleosa e o clima é mais quente e úmido.

 

Como e onde aplicar?

 

No rosto, use uma camada generosa do protetor solar até cobrir toda a área. Garanta, além disso, uma cobertura homogênea. “Vá do rosto até a raiz do cabelo e também na região pré-auricular, ou seja, bem pertinho da dobra da orelha. Não esqueça pescoço, colo, nuca e orelhas. Principalmente se estiver na praia, piscina ou caminhada. Essas áreas podem sofrer queimaduras”, explica a dermatologista Claudia Marçal.

Dê atenção à bochecha, entorno dos lábios, ponta do nariz e suas laterais. Afinal, são regiões que apresentam câncer de pele e a formação de manchas. Ademais, quando estiver em locais de exposição solar direta, como praia e piscina, passe o filtro antes de vestir a roupa. “Assim, o produto é passado no corpo todo. Por fim, aplique o protetor solar puro, sem outros produtos, para não perder potência e aderência.”

 

Quando usar o protetor solar?

 

“Entre 20 e 30 minutos é o tempo necessário para que o protetor solar se disperse sobre a pele”, diz Maurizio. De fato, o produto é uma emulsão de gotículas de água com filtro solar. Então, é preciso esperar que a água evapore e a proteção comece a agir. “Você se protege logo após a aplicação, mas não é a potência máxima.”

Além disso, reaplique a fórmula a cada duas horas, em média. E complete sua defesa com chapéu e óculos. “Respeite ainda os horários para tomar sol: até 10h da manhã e depois das 16h”, alerta Claudia.

 

Qual FPS escolher?

Cuidados com a pele no verão
Imagem: reprodução / pinterest

 

“O fator 30 absorve, em média, 95% da radiação solar. O fator 50, absorve 96%. Enfim, a única razão para existir FPS maior que 30 é porque as pessoas aplicam menos”, revela Maurizio.

 

E qual é o melhor protetor solar?

 

Escolha o protetor solar de acordo com seu tipo de pele. “De mista a oleosa, por exemplo, pede por sérum ou gel. Há ainda versões que absorvem o excesso de oleosidade. Mas a pele madura deve optar por protetor hidratante”, afirma o dermatologista Daniel Cassiano.

Muitos produtos oferecem ainda antioxidantes na fórmula. Assim, têm efeito anti-idade. Já a pele sensível pode usar protetor solar mineral. “Por fim, quem tem melasma deve escolher filtros com base, que dão proteção extra contra luz visível.”

 

Por que proteger a pele?

 

A exposição à radiação solar em excesso causa queimaduras na pele. Além disso, afeta o sistema imune, o que facilita infecções como o herpes simples. “Já a exposição crônica é o principal fator de risco para o câncer de pele”, informa Daniel. Também acelera os sinais da idade, como manchas, rugas e flacidez.

O protetor solar é a arma mais segura contra esses efeitos. “Pesquisa recente descobriu que o guarda-sol não bloqueia a radiação. E oferece, no máximo, FPS 8. Além disso, a areia reflete os raios solares”, completa Claudia.

Então, não se esqueça de passar e reaplicar o filtro ao longo do dia para, assim, curtir o verão sem preocupações.

Fontes
Claudia Marçal, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Daniel Cassiano, dermatologista e membro da SBD. Maurizio Pupo, farmacêutico.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes