Terceira dose da vacina: quem vai precisa tomar o reforço?

A terceira dose da vacina contra a covid deve se tornar realidade o quanto antes no País. O Ministério da Saúde ainda não anunciou datas, mas confirmou que o reforço vai começar pelos idosos e profissionais de saúde, que foram os primeiros a serem imunizados no País.

O Governo Federal anunciou que a terceira dose da vacina será válida para todo e qualquer imunizante. Hoje, dentro do PNI (Plano Nacional de Imunização), são aplicadas as vacinas: Coronavac, Astrazeneca e Pfizer.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um estudo já foi encomendado para traçar a estratégia da terceira dose da Coronavac. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também já autorizou estudos do reforço com Astrazeneca e Pfizer.

O que levou o Ministério da Saúde a discutir a questão foi o número ainda elevado de pessoas que tiveram a doença mesmo depois de terem tomado duas doses da vacina, em especial os idosos.

Quem vai precisar tomar a terceira dose da vacina?

A terceira dose será aplicada primeiramente nos idosos e profissionais de saúde, que são os primeiros grupos contemplados com a imunização no País.

O que se sabe até agora é que cada um dos três imunizantes usados na vacinação no Brasil estão fazendo estudos específicos sobre a terceira dose.

As pesquisas com a Coronavac, por exemplo, tem se pautado em avaliar a segurança da terceira dose da seguinte forma:

O estudo vai dividir um mesmo grupo em quatro: cada parte vai tomar a terceira dose de uma vacina diferente, ou seja, 1/4 vai tomar a terceira dose da Pfizer, outro da Astrazeneca, da Janssen e da Coronavac.

Em relação à vacina da Pfizer, o estudo vai investigar o efeito da terceira dose aplicada em quem já tomou as duas doses seis meses atrás.

Importante ressaltar que a Astrazeneca já tem duas versões. A primeira que começou a ser aplicada no País deve ser reaplicada em quem já tomou as duas doses depois de um intervalo de quatro semanas.

Dentro da nova versão, que busca proteger a população contra variante, a Astrazeneca mais "recente" seria aplicada em quem recebeu as duas doses da versão anterior.

Por que será preciso tomar a terceira dose da vacina?

O reforço, disseram as autoridades, pode ajudar a estender a proteção conferida pela imunização e ajudar a combater variantes contagiosas como o Delta, embora muito permaneça incerto.

Essas doses serão consideradas parte da série inicial de vacinação para pessoas que não montaram uma resposta imunológica adequada. Uma dose de reforço é algo diferente. Ajuda a refrescar uma resposta imunológica em declínio ou ajuda o corpo a combater um patógeno em evolução.

Mas atenção: o que está sendo debatido é a necessidade de mais uma dose para idosos a fim de aumentar a proteção. As vacinas estão sim funcionando, mas podem reduzir ainda mais o número de internações.

 Os Estados Unidos estão aplicando a terceira dose?

Sim, nos Estados Unidos já foi autorizada a aplicação da terceira dose das vacinas Pfizer e Moderna. No entanto, a OMS (Organização Mundial de Saúde) deixa o alerta de que é contrária à terceira dose nos locais onde a população ainda não foi imunizada nem com as duas doses.

Nos EUA, a aplicação da terceira dose começa a partir do dia 20 de setembro. Segundo informado pela Casa Branca, o reforço começa oito semanas depois da segunda dose.

Esta medida foi tomada lá porque autoridades perceberam que a eficácia da vacina tem diminuído "com o tempo". "Os dados disponíveis mostram claramente que a proteção contra a infecção por SARS-CoV-2 começa a declinar com o tempo, depois das primeiras doses da vacina", explicou um comunicado assinado pela diretoria dos Centros de Prevenção e Controle de Doenças e da agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos.

Como será a aplicação extra nos estados brasileiros?

No Rio de Janeiro, por exemplo, a terceira dose será aplicada nos idosos da Ilha de Paquetá, zona norte do Rio. O reforço será parte da pesquisa "Paquetá Vacinada" que já tem 96,7% de sua população local imunizada com as duas doses.

No Espírito Santo, o governo também confirmou a aplicação da terceira depois que acabar de dar a primeira dose em toda a população acima de 18 anos.

No ranking de estado que mais vacina, Mato Grosso do Sul já pediu ao Ministério da Saúde para começar a aplicação da terceira dose. Isso porque o estado já terminou a imunização de jovens a partir de 18 anos, pelo menos da primeira dose, na maior parte dos 79 municípios.

Na região é possível que a aplicação da terceira dose aconteça já nas próximas semanas. Em São Paulo, o governo disse que vai seguir o que definir o Ministério da Saúde.

Leia também

SP vai adiantar 2ª dose da Astrazeneca 

Vacinação para adolescentes SP

Qual vacina dá reação: veja os efeitos colaterais

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes