ENEM 2022: data de inscrição e dias de prova; inscrição custa R$ 85

Guia sobre o Exame Nacional do Ensino Médio

O Diário Oficial da União dessa sexta-feira, 29, trouxe as principais informações do Enem 2022, como data de inscrição e dias de prova. Assim como em anos anteriores, o exame será aplicado aplicado em dois domingos.

Data de inscrição do Enem 2022

O Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado em 13 e 20 de novembro e a data de inscrição do Enem 2022 começa em 10 de maio e vai até o dia 27 de maio, de acordo com texto do Diário Oficial da União. Para se inscrever, o candidato terá que pagar uma taxa de R$ 85.

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

Para se inscrever acesse: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

Data de inscrição do enem 2022
Foto: agência brasil/reprodução

Como será o Enem?

O novo Enem só implantado a partir de 2024, portanto, o exame deste ano deve seguir o padrão adotado em anos anteriores. O candidato poderá escolher o formato da prova, que poderá ser em papel ou digital, mas ambas serão aplicadas nos locais de prova - não existe versão para fazer o exame em casa.

A preferência do formato da prova, como o idioma, deverão ser indicados no ato de inscrição.

Serão 180 questões das áreas de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), matemática e ciências humanas. A redação mantém-se manuscrita.

O Exame vai aplicar aos candidatos no primeiro dia as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia, serão aplicadas as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Horário do Enem 2022 (horário de Brasília)

No primeiro dia de prova, os portões serão abertos às 12h, pelo horário de Brasília, e se fecham às 13h e a prova começa às 13h30. No primeiro dia, o término será 19h. Enquanto no segundo dia o tempo será menor, e a prova terá que ser entregue até às 18h30.

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

Leia também

Isenção do Enem 2022: quem tem direito e como solicitar

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes