Anatel proíbe roteadores WiFi com senha fraca; aprenda a se proteger

A agência reguladora Anatel não vai mais aceitar roteadores WiFi com senhas fracas. Nesse sentido, foi publicada uma medida que começa a vigorar a partir de julho de 2021. Veja o que muda na prática, e como se proteger desse risco de hacks.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) editou o 77/2021, documento que estabelece “requisitos de segurança cibernética para equipamentos para telecomunicações” sobre segurança para equipamentos de telecomunicações. Entre as mudanças, a agência estabelece que os roteadores WiFi e outros produtos de internet não poderão ter senhas fracas.

A Anatel é uma agência reguladora, vinculada ao Governo Federal. Desse modo, são responsáveis pela regulação do setor de telefonia fixa e de celular. Com o novo regulamento, a entidade só vai autorizar novos produtos desenvolvidos com o conceito “segurança projetada”. Em outras palavras, este é um conjunto de requisitos de segurança que visa minimizar vulnerabilidades.

Em suma, uma das principais diferenças para a regra anterior é a necessidade de senhas fortes. 

O que é uma senha de Wifi fraca?

É uma senha fácil de lembrar, e também muito fácil de ser descoberta. Portanto, este padrão de senhas não é mais aceito em novos roteadores, de acordo com esta resolução da Anatel.

Gastamos dinheiro para comprar os melhores e mais modernos equipamentos. Apesar disso, muitos ainda usamos senhas fracas na maioria de nossas contas e dispositivos.

Pesquisas mostram que 70% das senhas utilizadas em todo o mundo, inclusive no Brasil, podem ser quebradas em 3 segundos.

A lista anual das senhas mais usadas continua sem alterações. Frequentemente os hackers principiantes podem descobrir senhas. Logo, evite usar senhas como 123456, senha, admin e outras do mesmo gênero. 

Como é uma senha forte exigida pela Anatel?

Composta por no mínimo 8 dígitos aleatórios entre letras, números e caracteres especiais. Nesse sentido, evite utilizar nomes de cidades, pessoas, datas de nascimento e similares.

Vale apostar numa senha forte para evitar problemas no futuro. Contudo, se você tem um monte de senhas, recomendamos o uso de um gerenciador de senhas.

Seja como for, um gerenciador de senhas é recomendável, pois o aplicativo salva e recupera automaticamente informações de conta e senha. Além disso, é seguro e fácil de usar.

A equipe da exchange Mercado Bitcoin preparou uma sequência de vídeos falando sobre como evitar golpes na internet.

O que é a homologação da Anatel?

É a garantia de que os produtos e serviços são compatíveis com as tecnologias adotadas no país. Ainda mais, a certificação e homologação da Anatel também garantem que tais produtos atendam certos requisitos técnicos. Isto é, certificam que esses produtos seguem os padrões de qualidade, segurança e funcionalidade da regulamentação brasileira de telecomunicações.

Como resultado, a venda legal dos produtos só pode ser feita após a conclusão do processo de homologação. Inclusive, os aparelhos homologados possuem um selo não removível com o logotipo da Anatel, um código de barras e o número da homologação.

Em tempo, conheça aqui o WiFi 6, a versão mais rápida das redes sem fio.

Quais mudanças a Anatel obriga nos roteadores WiFi?

Os fabricantes não poderão produzir equipamentos com a mesma senha. Igualmente, a configuração padrão deve exigir uma senha classificada como forte. 

A partir da entrada em vigor deste ato da Anatel, prevista para julho de 2021, todos devem se acostumar com as novas regras. Diante disso, o endereço MAC (Media Access Control), determinado por alguns fabricantes como palavra-chave, deverá ser obrigatoriamente trocado na primeira utilização do produto. 

Ainda por cima, o equipamento não poderá aceitar senhas de fácil acesso. Por último, durante as atualizações de software, o novo ato determina que os equipamentos tenham mecanismos automatizados e seguros. Inclusive, os usuários terão de ser informados sobre as alterações implantadas nos updates.

Conforme o regulamento, nos casos de gerenciamento remoto, determina que todos os dispositivos ofereçam métodos adequados de autenticação e criptografia.

Como saber se minha senha é forte?

A princípio, você pode testar. Por exemplo, existem diversos sites que mostram quanto tempo é necessário para quebrar uma senha. Desta forma, você já pode se adaptar ao novo padrão da Anatel.

Procure criar uma senha longa, com letras, números e símbolos especiais. Dessa forma, quando você estiver confiante com a senha que criou, teste a força da sua senha para descobrir se é difícil de ser descoberta.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes