Jalapão: o que é, como chegar e os melhores passeios no novo paraíso do ecoturismo brasileiro

Conheça tudo sobre o destino mais procurado do momento, quando ir e o que levar na mala para curtir o melhor do Jalapão

Você já ouviu falar no Jalapão? O paraíso situado no Tocantins ganhou notoriedade e virou destino turístico disputado depois que diversos famosos, como Whindersson Nunes e sua namorada, foram para lá e divulgaram suas fotos nas redes sociais, mostrando ao mundo a beleza deste lugar! Assim, entrou na rota de todos os apaixonados pela natureza, encantados com as belezas incríveis escondidas no coração do Norte do país!

A região tem um clima encantador tanto para nativos quanto para estrangeiros de todas as idades, por suas águas abundantes, geografia impressionante e montanhas com clima de savana.
Além disso, o Jalapão apresenta uma paisagem de cerrado peculiar para a região, com dunas em lindos tons laranjas, rios e cachoeiras abundantes, chapadas e um visual de tirar o fôlego dos apaixonados por ecoturismo!

 

O que é Jalapão?

Mas o que é Jalapão? De nome incomum, o destino brasileiro foi ganhando notoriedade nas rotas de turismo nacional e logo ganhou o coração dos visitantes de outros países por aqui! O parque estadual do Jalapão é uma unidade de conservação e proteção integral à natureza e um local de dar inveja nos melhores destinos internacionais.
É um safári brasileiro, com o bônus de muitas belezas naturais, cachoeiras e as exclusivas termas de água morna no meio de uma vegetação nativa deslumbrante. O Jalapão se localiza na região extremo leste do Tocantins e ocupa o espaço de vários municípios!

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Comediante Whindersson Nunes conhece o Jalapão
Imagem: @whinderssonnunes (Reprodução / Instagram)

Preparando as malas: o que levar para sua viagem?

O que levar para conhecer o Jalapão? Como um bom destino para praticar ecoturismo, o que vale, nesses momentos, é a praticidade! Por isso, escolha roupas leves e frescas, pouca bagagem, repelentes de insetos, protetor solar e muita, muita disposição para curtir todas as belezas desse paraíso.

Não esqueça de incluir em sua mala roupas de banho para curtir todas as águas do Tocantins, chapéus e bonés e um bom tênis para as caminhadas e trilhas. Tenha sempre à mão uma garrafa de água para manter-se hidratado e aproveite. O Jalapão te espera!

 

Como chegar?

O Jalapão é um destino turístico ainda em ascensão. Por isso, não é possível encontrar rotas aéreas diretamente para lá. Assim, a melhor maneira de chegar ao Jalapão é através de Palmas, capital do Tocantins, e pegar um transfer direto do aeroporto para lá.

Também há opções de pacotes de viagens que incluem estadias na capital e vários outros dias conhecendo o parque! Escolha o melhor para você, sua família e seus amigos, planeje-se e aproveite.

Mulher aproveita dia nos parques ambientais do Jalapão
Imagem: @jalabobturismo (Reprodução / Instagram)

Qual melhor época para viajar para o Jalapão

Conhecer o Jalapão é incrível o ano inteiro. Com calor e altas temperaturas todos os meses do ano, a região estará sempre incrível para te receber. Mas, a melhor época para conhecer o Jalapão é com umidade alta, mas poucas chuvas.
Assim, a vegetação está bem verde e bonita, oferecendo a melhor visão do paraíso para seus turistas. Essa temporada, no Jalapão se encontra de maio a setembro.

Contudo, fica a dica: maio a julho são os melhores meses para aproveitar o melhor do parque. Assim, a cidade estará mais tranquila, longe das férias escolares, e a umidade do ar estará ideal.

 

Melhor roteiro de viagem

São inúmeros os roteiros que hoje, levam pessoas de diversos lugares do Brasil e do mundo ao Jalapão. Você também pode conhecer a cidade e as maravilhas da reserva ambiental sozinho, mas, para quem não está acostumado com a região e com o turismo ecológico, a melhor maneira de viajar é acompanhada por guias e empresas de turismo da cidade.

O tour mais comum sai diretamente de Palmas, capital do Tocantins e os roteiros para o Jalapão podem variar de 2 a 7 dias. Todos os roteiros são incríveis, mas, se puder ficar, fique mais tempo! Para os viajantes que buscam a região, o Jalapão é perfeito para ecoesportes.

Aproveite trilhas, passeios de bicicletas, raftings, canoagem e muito mais, com toda a beleza que o norte do Brasil tem a te encantar. E, para aqueles que desejam mais, separamos três passeios imperdíveis para você incluir no seu roteiro.

 

2 passeios incríveis para fazer no Jalapão

 

No Jalapão, os passeios mais populares são aqueles que visitam os pontos turísticos mais famosos, como a Cachoeira do Formiga, a Prainha do Rio Novo, e o Fervedouro do Ceiça.

Mas saia do comum e se encante também com esses destinos no Jalapão:

 

1) Pôr do sol nas Dunas do Jalapão

As Dunas do parque estadual do Jalapão são maravilhosas! Seu visual demonstra toda a exuberância do cerrado brasileiro, seus tons alaranjados e seu clima agradável e uma fauna e flora de tirar o fôlego. Dessa forma, pare nas Dunas do Jalapão ao pôr do sol e se encante com um final de tarde mais do que perfeito.

 

2) Fervedouro do Buritizinho

Que os fervedouros são o ponto alto da viagem ao Jalapão todo mundo sabe. Quem não quer nadar em termas mornas em meio a uma vegetação surpreendente e tirar muitas fotos bem lindas para guardar o momento para sempre, né? Então, não deixe de incluir o Fervedouro do Buritizinho na sua rota!

Ele é um dos fervedouros com a água mais clara e azul da região e um dos mais reservados e especiais. Não perca tempo e transforme sua viagem ao Jalapão, já incrível em inesquecível!

 

Proteja-se do COVID-19 no Jalapão

Por conta do surto de coronavírus ainda em curso em todo o mundo, mesmo em viagens a passeio e diversão, é preciso ter cuidado! Com a recente flexibilização das restrições, vários dos pontos turísticos do Jalapão voltaram a funcionar, mas fique atento e se proteja!
Por isso, ande sempre com álcool gel na bolsa, de máscara e mantenha um distanciamento mínimo entre as pessoas do passeio! Aproveite a viagem!

Informar Erro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes