Praias do Rio de Janeiro: as melhores, as mais desertas e mais badaladas

Paraty, Arraial do Cabo e Ilha Grande destacam-se pelas praias paradisíacas. Conheça a seleção e aproveite a temporada mais quente do ano.

Todo mundo nessa vida deveria ter a chance de conhecer pelo menos uma das melhores praias do Rio de Janeiro. Além de ser um dos destinos mais bonitos do mundo, o Rio de Janeiro foi abençoado também com belíssimas praias localizadas na sua Região Metropolitana, no litoral norte (Costa do Sol) e litoral sul (Costa Verde).

Então, por que não conhecer a seguir a lista com as melhores praias do Rio para você que curte um agito ou você que só quer paz e sossego? Vamos lá!

 

As melhores praias do Rio de Janeiro

As melhores praias do rio
Reprodução / unplash

Antes de tudo, fique sabendo que escolher a melhor praia do Rio de Janeiro para visitar não é uma tarefa muito simples. Isso porque a região é bem abastecida de lugares paradisíacos com mar cristalino (e muitas vezes gelado) que fazem valer a pena qualquer viagem.

Portanto, uma dica legal para aproveitar o máximo de praias é conciliar a viagem à Cidade Maravilhosa com os destinos litorâneos que ficam próximos um do outro. Por exemplo: partindo da capital fluminense, é possível conhecer no mesmo roteiro as melhores praias de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios.

Mas se você optou pelas praias do Rio de Janeiro situadas na Costa Verde, não deixe de incluir na viagem Ilha Grande e Paraty, que são um espetáculo à parte.

Praias do litoral fluminense: as mais desertas (ou quase)

Praia do Farol – Arraial do Cabo

Praias desertas ou quase no rio de janeiro
Reprodução / unplash

Novamente, a Praia do Farol figura sempre nas listas de praias paradisíacas mais lindas do Brasil. Situada em Arraial do Cabo, a praia é controlada pela Marinha Brasileira.

Logo, é possível imaginar o quanto esse lugar é preservado, sendo permitida a entrada de um número limitado de turistas e permanência de apenas 30 minutos. Como tudo o que é bom acaba rápido, aproveite intensamente a visita e estique o passeio de barco por outras praias da região – que falaremos abaixo.

Praia do Sono - Paraty

A cidade histórica mais charmosa do Rio de Janeiro também reúne praias sossegadas para tirar uma soneca ouvindo o som do mar. Mas não vá dormir muito, pois a Praia do Sono é ideal para mergulhos e conversas prazeirosas com a comunidade caiçara da região.

O seu acesso é feito por barco ou trilha. Além disso, aproveite o lugar para se desconectar, já que o sinal de celular costuma não pegar na região.

Praia do Aventureiro – Ilha Grande

Praias desertas do rio de janeiro
Larissa castro (reprodução / instagram)

Falando ainda sobre as melhores praias do Rio de Janeiro, a região de Ilha Grande concentra mais de 100 praias de todos os tamanhos e características. Entre elas está a Praia do Aventureiro, local mais isolado onde é possível chegar apenas por barco ou por uma trilha pesada.

No verão o acesso é controlado pela fiscalização Ambiental, sendo possível a entrada de 560 pessoas por dia. Ou seja, a praia é a garantia de tranquilidade e também de ótimas fotos com o seu cartão postal, o famoso “coqueiro deitado”.

Praia de Lopes Mendes – Ilha Grande

Ir para a Praia de Lopes Mendes, localizada na região Ilha Grande, em Angra dos Reis, é um passeio obrigatório. São 3 km de extensão contemplados por faixas de areia larga, mar delicioso e vegetação inspiradora.

Como o seu acesso é feito por barco e por uma trilha que leva uns 15 minutos, a praia é ideal para quem busca tranquilidade e não se importa com a falta de infraestrutura. Sendo assim, leve bebidas e lanches para passar o dia nesse paraíso.

Que tal aproveitar também a capital paulista? Clique e confira as melhores praias de São Paulo

 

Praia da Joatinga – Rio de Janeiro

Praias do rio de janeiro joatinga
Reprodução / unplash

Na capital fluminense, a Praia de Joatinga está entre as melhores praias do Rio de Janeiro para quem ama lugares secretos. Embora o seu acesso seja liberado a todos, a praia está localizada em um condomínio do bairro Joá, escondida pelas montanhas e sem placas que indicam a sua direção.

Isso explica, portanto, a sua vibe de lugar reservado e menos frequentado por turistas. Quem chega pela trilha feita na encosta até as pedras que levam ao início da praia, fica maravilhado com o visual do lugar. Se você for de carro, vá cedo, já que as vagas de estacionamento esgotam rápido.

Praias do Rio de Janeiro: as melhores para quem ama o agito

Antes de você enfiar os pés na areia nas praias mais badaladas do Rio de Janeiro, lembre-se que a pandemia de Covid-19 não acabou. Sendo assim, o ideal é deixar esses destinos depois que a vacina estiver circulando e protegendo boa parte da população, ok?

Praia de Ipanema – Rio de Janeiro

Praias do rio zona sul melhores
Reprodução / unplash

Assim como a Praia de Copacabana, quem visita a Cidade Maravilhosa não pode deixar de conhecer a Praia de Ipanema. Afinal, ela é um local bem frequentado por turistas, surfistas e moradores locais; e possui toda a estrutura necessária como banheiros, ambulantes, bares e restaurantes.

Seus 2 km de extensão contemplam um mar ora agitado, ora tranquilo para mergulhos despreocupados.

Praia do Forno – Arraial do Cabo

A Praia do Forno já foi mais reservada, mas de um tempo pra cá ela se tornou o point dos turistas que gostam de fácil acesso, mar cristalino, areia branquinha e muita curtição.

Com certeza, a Praia do Forno está entre as melhores praias do Rio de Janeiro.

Praias Azeda e Azedinha – Búzios

Em Armação dos Búzios, as praias da Azeda e Azedinha estão entre as mais lindas e frequentadas. A sua fama tem uma explicação: o mar calmo e cristalino que forma piscinas naturais, vista deslumbrante e fácil acesso. Além do mais, a praia da Azedinha fica bem do ladinho. Ela é pequena, mas incrivelmente fantástica.

Praia do Forte – Cabo Frio

Em Cabo Frio, sem dúvida a Praia do Forte é uma das mais badaladas, pois tem aquela vibe urbana e oferece uma boa infraestrutura como restaurantes, bares e hotéis concentrados em sua orla.

Com seus 7,5 km de extensão, a praia possui um público diversificado e muitas opções de passeios imperdíveis.

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes