Praias de São Paulo: 8 lugares para fugir da aglomeração

O litoral de São Paulo sempre ofereceu muitas opções de praias para turistas de todos os estilos e gostos. Confira os destinos pouco explorados e maravilhosos!

Em tempos de pandemia de Covid-19, muitos turistas têm optado cada vez mais por praias quase isoladas para relaxar o corpo e a mente.

Sendo assim, que tal conferir essa lista de praias de São Paulo com 8 lugares para fugir da aglomeração em um final de semana ou no feriadão? Faça a sua programação e deixe de adiar aquele descanso merecido.

 

Praias de São Paulo: os melhores lugares para quem procura sossego

Praias paradisiacas de sp
Reprodução / unplash

 

O litoral de São Paulo sempre ofereceu muitas opções de praias para turistas de todos os estilos e gostos. De norte ao sul, estado tem desde as praias mais badaladas e populares como as pouco exploradas.

Entretanto, a pandemia fez muitas pessoas procurarem por praias de São Paulo quase intocadas e paradisíacas. As praias menos conhecidas do grande público estão no litoral norte, já os destinos mais populares e cheios ficam no litoral sul.

Porém, antes de pisar na areia, não se esqueça dos cuidados com as medidas de distanciamento. Siga os protocolos de segurança e higiene, se programe com antecedência e tente frequentar as praias logo pela manhã.

 

Praias de São Paulo: litoral norte e a tranquilidade

Praia de Calhetas (São Sebastião)

Praias de sao paulo intocadas
Naiara mendes (reprodução / instagram)

 

São Sebastião é a cidade mais antiga do litoral norte de São Paulo. Com 36 praias espalhadas ao longo de sua extensão, saiba então que não faltam opções para você fugir da muvuca e agitação.

Uma praia paradisíaca de São Paulo é a Praia de Calhetas, localizada em uma península que segue em direção ao mar e que forma duas praias distintas. Isso significa que dá para curtir a vista para o mar e também a das montanhas ao fundo.

Não é permitido a entrada de carros, uma vez que a praia está situada em um condomínio particular. Entretanto, está liberado o acesso até a praia por uma trilha.

Praia paradisíaca de São Paulo - Praia Brava (São Sebastião)

Outro lugar praticamente deserto em São Sebastião é a Praia Brava, conhecida também como Brava de Boiçucanga. Como você percebeu, o nome já indica que o mar não é muito calmo, sendo o destino perfeito dos surfistas à procura de boas ondas. Além disso, o acesso é feito por trilha (moto, jipe ou a pé).

Contudo, adiantamos que vale a pena o esforço para você ter a sua porção calma de areia em uma das praias de São Paulo.

 

Piscinas naturais e mar calmo: Praia da Fortaleza (Ubatuba)

Destinos paradisiacos sp litoral
Fran gonçalves (reprodução / instagram)

Uma praia deliciosa, de águas calmas e com piscinas naturais com peixes que são perfeitas para as famílias com crianças. Essa é a Praia da Fortaleza, que fica aproximadamente a 27 km do centro de Ubatuba.

Vale lembrar que é necessário percorrer uma estrada de terra para curtir a tranquilidade que essa praia paradisíaca de São Paulo possibilita. Seja como for, não deixe de visitá-la e curtir o seu visual inesquecível.

Praias de São Paulo: a linda Praia de Castelhanos (Ilhabela)

Litoral norte sao paulo praias desertas
Trilhando litoral (reprodução / instagram)

Quem disse que não existe paraíso na terra é porque ainda não conheceu a Praia de Castelhanos, em Ilhabela. Afinal, ela reúne de tudo um pouco: isolamento, pura Mata Atlântica e mar com águas azuis e cristalinas. Além do mais, ela oferece um pouco de aventura, visto que o seu acesso principal é feito por veículo 4x4 durante 22km de estrada.

Considerada uma das mais belas do Brasil, a partir dela é possível conhecer, por trilha, várias cachoeiras e outras praias, como a Mansa, Vermelha e Figueira.

Fuja da agitação: Praia do Bonete (Ilhabela)

Por fim, outra praia paradisíaca de São Paulo que indicamos é a Praia do Bonete. Inclusive, aqui nós já citamos esse destino com pegada rústica e de cultura caiçara para quem não curte muita agitação.

O acesso é feito por uma trilha de 12 km que passa por caminhos incríveis como cachoeiras transparentes abrigadas no meio da Mata Atlântica. Contudo, se você não tem preparo físico e não enjoa fácil com o movimento do mar, existe ainda o acesso por barco, feito em flexboat.

Praias de São Paulo: opções de lugares tranquilos no litoral sul

 

Destino quase intocado: Praia da Laje (Ilha do Cardoso)

A Praia da Laje está localizada em um lugar quase intocado de São Paulo, na Ilha do Cardoso, que faz divisa com o Paraná. Logo, você já pode imaginar a preciosidade que essa praia paradisíaca de São Paulo reserva aos turistas em busca de paz.

É uma praia que merece ser conhecida, apesar de seu acesso ser feito somente por barco ou trilha. Já que ela é ideal para o banho e tem uma extensa faixa de areia perfeita para uma caminhada gostosa e tranquila.

 

Pedaço de calmaria: Prainha Branca (Guarujá)

Quem ouve falar das praias de São Paulo no Guarujá, imediatamente pensa nos destinos lotados de banhistas. Porém, a cidade oferece um pedacinho de areia para quem deseja calmaria. A Prainha Branca está em uma ponta isolada da Ilha de Santo Amaro e é acessada por barco ou por trilha.

Mas não desanime, pois ela guarda algumas preciosidades que compensam qualquer esforço. Como uma extensa faixa de areia, mar cristalino e piscina natural localizada na sua extremidade.

 

Praias de São Paulo: natureza pura no Saco do Major (Guarujá)

Litoral sul sp saco do major praia
Guaruja lovers (reprodução / instagram)

Para quem curte um local afastado, tranquilo e para esquecer da vida não pode deixar de visitar a praia Saco do Major, localizada no Guarujá. Geralmente os turistas mais "roots" adoram acampar para ter um contato mais íntimo com a natureza.

Saiba, no entanto, que para chegar até ela é preciso pegar um barco ou encarar uma trilha. Bom, esse é o preço que se paga para renovar as energias bem longe da multidão em uma praia paradisíaca de São Paulo. Qual é a sua escolha?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes