Veja quais são os principais autores de novelas da Globo

De Glória Perez a Alessandra Poggi, veja quais os principais autores da Rede Globo

A Globo, maior produtora de novelas do Brasil e uma das maiores do mundo, tem em seu casting grandes autores que sedimentam o gênero telenovela no país. Apesar de atualmente ter quatro reprises no ar devido a pandemia de Covid-19, a emissora tem trabalhado em um ritmo moderado para a retomada de produções inéditas com grandes escritores que integram o seu elenco criativo. Conheça os autores de novelas da Globo.

Glória Perez - Autores de novelas da Globo

Gloria perez

Vencedora do Emmy Internacional de melhor novela por seu trabalho em Caminho das Índias (2009), Gloria Perez é hoje um dos principais nomes da teledramaturgia da Globo. A autora começou carreira na TV em 1983 como colaboradora de Janete Clair em Eu Prometo. Durante o andamento da trama, a autora principal faleceu aos 58 anos e Gloria assumiu o comando da história até o final.

Tendo êxito no trabalho, a estrela colaborou com Aguinaldo Silva em Partido Alto (1984). Com o passar dos anos, Perez escreveu sucessos como Barriga de Aluguel (1990), Explode Coração (1995), O Clone (2001), América (2005), Salve Jorge (2012) e A Força do Querer (2017). Atualmente, Gloria Perez trabalha na novela inédita que tem como título provisório Travessia, prevista para estrear em 2022.

Gilberto Braga

Screenshot 167

O autor começou carreira em 1973 assinando Casos Especiais: As Praias Desertas e Feliz na Ilusão. Um ano depois, escreveu com Lauro César Muniz a novela Corrida do Ouro. Nos anos seguintes, ele desenvolveu produções como Escrava Isaura (1976), Dona Xepa (1977), Corpo a Corpo (1973) e Celebridade (2003).

Em 2007, Gilberto foi indicado ao Emmy Internacional de melhor novela por Paraíso Tropical, mas acabou não levando a estatueta do Oscar da Televisão mundial. Depois do feito, escreveu Insensato Coração (2011), Lado a Lado (2012) e Babilônia (2015). Atualmente, aguarda estreia de uma nova inédita na fila de autores da Globo.

Maria Adelaide Amaral

Screenshot 166

Veterana da Globo, a autora atualmente está no ar com a reprise de Ti Ti Ti (2010) no Vale a Pena Ver de Novo. Maria já colaborou com Lauro César Muniz, Cassiano Gabus Mendes, Silvio de Abreu, entre outros. Em autoria solo, escreveu Sangue Bom (2013), A Lei do Amor (2016) e atualmente trabalha na novela O Selvagem da Ópera, que ainda não teve gravações iniciadas.

João Emanuel Carneiro

Screenshot 165

Criador do sucesso Avenida Brasil (2012), João é um dos autores mais populares da Globo. Ele começou carreira na TV colaborando com Maria Adelaide Amaral e Euclydes Marinho. Em 2004 estreou como autor solo com Da Cor do Pecado (2004), novela que atualmente está sendo reprisada pelo canal Viva, e seguiu com Cobras & Lagartos (2006) e muitas outras tramas. Nos dias de hoje, João trabalha na inédita Olho por Olho, prevista para estrear no segundo semestre do ano na faixa das nove.

Manuela Dias - Autores de novelas da Globo

Screenshot 164

A autora estreou como autora principal de novelas da Globo em 2019 com Amor de Mãe, exibida na faixa das 9 da emissora. Antes disso, Manuela assinou séries de sucesso como Ligações Perigosas e Justiça (2016), que foi indicada ao Emmy Internacional de série dramática

Daniel Ortiz

Daniel ortiz

O autor de Salve-se Quem Puder é o único a ter uma novela inédita atualmente no ar na televisão brasileira. Depois de estrear como titular de uma trama com Alto Astral (2014), Daniel adaptou Haja Coração (2016) e segue com a inédita no ar.

Devido a pandemia da Covid-19, a Globo paralisou as gravações de suas novelas por quase um ano, e estreou recentemente a segunda parte dos capítulos inédito de Salve-se Quem Puder, prevista para terminar em julho.

Ângela Chaves

Angela chaves

A escritora é uma das apostas de novos autores da Globo. Na emissora carioca, Chaves escreveu o remake de Éramos Seis e fez uma parceria com Alessandra Poggi em Os Dias Eram Assim (2017). Sem uma novela inédita no ar, Ângela está na fila das produções do canal.

Paulo Halm

Paulo

O autor escreveu em parceria com Rosane Svartman a novela Totalmente Demais, exibida em 2015 pela Rede Globo. A produção foi indicada ao Emmy Internacional, além de ter elevado a audiência da Globo. Logo depois, o ator repetiu a parceria com Rosane e escreveu Bom Sucesso, protagonizada por Grazi Massafera e Rômulo Estrela.

Alessandra Poggi - Autores de novelas da Globo

Screenshot 163

A autora trabalha na criação de Além da Ilusão, novela que será protagonizada por Larissa Manoela na faixa das seis da Globo. Alessandra assinou Os Dias Eram Assim em parceria com Ângela Chaves.

Leia também: O que sabemos até agora sobre a nova novela Olho por Olho, novela das nove da Rede Globo

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes