Casamento Filó e Zé Leôncio 1990: como foi a cerimônia?

Fazendeiro e dona de casa de unem no último capítulo

O casamento Filó e Zé Leôncio 1990 só aconteceu no último capítulo da novela. O fazendeiro e a dona de casa permanecem juntos durante toda a trama, mas nunca pensaram em oficializar a união. É somente na reta final que o casal sobe ao altar, mas a união dura pouco.

Como foi o casamento Filó e Zé Leôncio 1990?

O casamento Filó e Zé Leôncio 1990 é realizado na fazenda. Na mesma cerimônia, também se casam Tadeu (Marcos Palmeira/José Loreto) e Zefa (Giovanna Gold/Paula Barbosa), além de Marcelo (Tarcísio Filho/Lucas Leto) e Guta (Luciene Adami/Julia Dalavia).

"Zé, por que você quer casar comigo agora?", questiona a mãe de Tadeu antes da cerimônia. "Que pergunta mais besta, Filó!", responde o fazendeiro. "Depois de tanto tempo que a gente vive junto, casar agora? Pra que?", continua a mulher. Zé se esquiva da pergunta e não pergunta o que a dona de casa queria saber.

Chegado o dia da cerimônia, os moradores da fazenda e arredores estão em polvorosa com a festa. Tadeu até pensa em fugir do casamento, mas Jove (Marcos Winter/Jesuíta Barbosa) diz que se ele não se casar com Zefa, eles irão levá-lo até o altar 'no laço'.

Enquanto isso, em outro cômodo, as noivas se arrumam. Filó e Zefa usam vestidos brancos tradicionais, e contam com a companhia de Juma (Cristiana Oliveira/Alanis Guillen) e Irma (Elaine Cristina/Camila Morgado).

"Ai, minha nossa senhora, agora quem está nervosa sou eu!", diz a dona de casa. "Que bobagem, Filó. Nervosa por que?", questiona Irma. "Eu nunca casei antes, né', responde a mulher. Jove chega para acalmar as noivas, principalmente Zefa, e diz que está tudo bem com os preparativos.

Filó e José Leôncio vão até o altar, assim como Tadeu e Zefa. É então que o padre faz uma convocação surpresa: peço que venham até aqui Marcelo e Guta. O rapaz questiona: "o que é isso?" "Vão para o altar os dois. Está tudo combinado com o padre", responde Zuleica (Aline Borges).

"Quando há amor, como é o caso de José Leôncio e Filó, a benção de Deus pode esperar um pouco", começa o padre. "Hoje eles estão aqui para se unirem perante a igreja no sagrado laço do matrimônio. Depois de viverem tantos anos juntos, unidos pelo amor, agora vão se unir pelos laços divinos. Senhor José Leôncio, coloque a aliança no dedo de sua mulher, dona Filó". "Te amo, Filó", diz Zé. "Eu te amo, Zé Leôncio", responde a dona de casa.

Após a benção do padre para Tadeu e Zefa, e também Marcelo e Guta, todos dançam felizes na festa.

Casamento
Casamento filó e zé leôncio 1990 - foto: reprodução/sbt

 

José Leôncio morre no dia seguinte

A felicidade de Filó e José Leôncio dura pouco. No dia seguinte, o fazendeiro acorda com uma forte dor no peito. Ele desce as escadas e sofre um infarto - durante a crise, começa a clamar por seu pai: "O senhor está vivo, pai? Por que não aparece?". Sua alma desencarna e vai ao encontro do Velho do Rio nas matas do Pantanal.

Enquanto isso, Filó nota a ausência do marido ao seu lado e vai procurá-lo. Quando chega até a sala, encontra o homem já sem vida. "Zé? Fala comigo, Zé?", implora ela. "Zé, não faz isso comigo! O meu Zé não!".

Os gritos de Filó acordam o resto dos moradores da fazenda. Jove e José Lucas (Paulo Gorgulho/Irandhir Santos) tentam socorrê-lo, mas é tarde demais.

Zé Leôncio se encontra com o Velho do Rio, que explica o que aconteceu no dia em que desapareceu. “Eu caí do cavalo durante uma luta com um marruá e a cobra boca de sapo me picou no pescoço. Ali eu estava morto”, diz.

O Velho passa seu legado para José Leôncio, que se torna a nova entidade cuidadora do Pantanal. E assim termina a novela.

+ Qual final de Juma em Pantanal? O futuro da personagem em 2022

+ Velho do Rio vai morrer? Sucuri será vítima de vilão de Pantanal

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes