Condessa de Iguaçu: quem foi Maria Isabel de Alcântara

Conheça a história da filha de Dom Pedro I.

Maria Isabel de Alcântara, irmã de Dom Pedro II, ficou mais conhecida nos livros de história pelo título de Condessa de Iguaçu. A nobre nasceu e morreu no Brasil e teve um número grande de herdeiros.

 

Quem foi Condessa de Iguaçu?

Maria foi filha de Dom Pedro I, a moça era meia irmã de Dom Pedro II, pois eram de mães diferentes. Enquanto o último imperador do Brasil nasceu de Maria Leopoldina da Áustria, a Condessa de Iguaçu foi fruto do relacionamento do pai com Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos.

Os pais da nobre tiveram um relacionamento polêmico e Domitila nunca chegou a ser esposa do imperador. A Marquesa foi casada com Rafael Tobias de Aguiar (1842 a 1857), Felício Pinto Coelho de Mendonça (1813 a 1824), mas de Dom Pedro I ela era amante.

Por ser uma bastarda, ou seja, filha fora do casamento, a moça nunca recebeu o título de princesa ou terras que pertenciam ao pai. Ela ganhou o título de Condessa de Iguaçu quando se casou com Pedro Caldeira Brant, o Conde de Iguaçu, aos 18 anos de idade.

Maria Isabel de Alcântara nasceu no dia 28 de fevereiro de 1830, em São Paulo, e morreu em 5 de setembro de 1896, em Ouro Preto, cidade de Minas Gerais. Sendo assim, ela viveu 66 anos, o mesmo que o irmão Dom Pedro II.

Pais
Dom pedro i e marquesa de santos, pais de maria isabel - foto: wikimedia commons/reprodução

Filhos de Maria Isabel de Alcântara

Com o marido Pedro Caldeira Brant, a condessa de Iguaçu teve sete filhos. A primeira vez que a irmã de Dom Pedro II deu a luz foi em 1849, quando nasceu Isabel dos Santos, que viveu pouco. Veja quais foram os herdeiros da nobre:

  • Isabel dos Santos: Nascimento: janeiro de 1849 - Morte:  julho de 1849
  • Pedro de Alcântara Caldeira Brant: Nascimento:  1850 - Morte: 1868
  • Luís de Alcântara Caldeira Brant: Nascimento: 1835 - Morte: 1883
  • Deolinda dos Santos
  • Maria Teresa Caldeira Brant: Nascimento: 1852 - Morte: 1875
  • Isabel Maria dos Santos: Nascimento: 1854 - Morte: 1884
  • José Severiano de Alcântara
Filhos de maria isabel de alcântara
Irmã de dom pedro ii com um dos filhos - foto: wikimedia commons/reprodução

Condessa na novela Nos Tempos do Imperador

A condessa de Iguaçu ainda não deu as caras na novela das 18h da TV Globo, porém, é citada. Seu nome vem a tona porque é encomendado um vestido sob medida para a irmã de Dom Pedro II, a missão da peça fica nas mãos de Zayla (Heslaine Vieira), mas a moça não recebe os créditos de seu trabalho, pois a patroa da costureira, Lambert (Lorena da Silva), passa a perna na ex-namorada de Samuel (Michel Gomes).

Ainda não foi revelado pela TV Globo se a condessa de Iguaçu aparecerá em algum momento na novela, até agora nenhuma atriz foi especulada para o papel, caso isso aconteça e a moça faça uma visita ao irmão interpretado por Selton Mello.

As informações foram revisadas por Marcelo Garcia Rosa, professor de história nas escolas E.E. Emygdio Campos Widal, Colégio FUNLEC (Oswaldo Tognini) e Escola Padrão, de Campo Grande.

Leia também:

100 anos da morte de princesa Isabel: a vida da filha de Dom Pedro II

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de marisa da silva martins
    Marisa da Silva Martins Diz

    O trecho que consta Luís de Alcântara Caldeira Brant: Nascimento: 1835 – Morte: 1883 o ano está errado, pois a condessa Maria Isabel de Alcântara nasceu no dia 28 de fevereiro de 1830, e como o texto menciona a condessa teve o primeiro filho no ano de 1849.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes