100 anos da morte de princesa Isabel: a vida da filha de Dom Pedro II

Princesa nunca chegou ao cargo de imperatriz, mas ficou a frente do país em algumas ocasiões.

No dia 14 de novembro de 2021, próximo domingo, a morte de princesa Isabel estará completando 100 anos. A filha de Dom Pedro II faleceu aos 75 anos de idade enquanto vivia no exílio e anos depois teve seus restos mortais enviados ao Brasil.

Onde nasceu e morte da princesa Isabel

A herdeira do trono brasileiro nasceu no dia 29 de julho de 1846, no Palácio de São Cristóvão, localizado no Rio de Janeiro. O palácio foi palco de muitos nascimentos da família imperial brasileira, como os outros três filhos de Dom Pedro II, Leopoldina de Bragança, Pedro Afonso de Bragança, Afonso Pedro de Bragança, e o próprio imperador, que diferente dos pais, nasceu no continente americano.

A nobre viveu no Brasil durante 43 anos, quando a proclamação da república aconteceu em 1889, ela e os demais membros da família imperial foram expulsos do país, princesa Isabel passou então a morar na Europa. Sua morte aconteceu durante o banimento, em 1921, enquanto ela vivia na França.

Ela tinha 75 anos de idade na época em que faleceu e já estava com a saúde debilitada há algum tempo. A morte de dois de seus filhos piorou o estado da princesa. Os restos mortais dela permaneceram na Europa até 1971, quando foi realizado um translado do corpo de Isabel e do marido para o Brasil. Eles só puderam ter os restos mortais sepultados no Brasil porque em 1920, o presidente Epitácio Pessoa revogou o banimento da família imperial.

Isabel
Princesa era culta e estudou várias línguas, música, política, entre outras áreas- foto: biblioteca nacional, arquivo nacional e museu imperial de petrópolis/reprodução

Casamento da filha de Dom Pedro II

A princesa Isabel se casou com Gastão de Orleans, o Conde d'Eu, no dia 15 de outubro de 1864 e permaneceu ao lado dele até o dia de sua morte. O casal teve um relacionamento que durou mais de 50 anos.

Incialmente eles não se casariam e a princesa seria o par de Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota, príncipe alemão. Mas quando Leopoldina e Isabel conheceram os nobres, foi decidido uma troca entre os casais. "Nossos corações decidiram", contou a princesa em registros que hoje estão no Arquivo do Senado, em Brasília.

Na novela Nos Tempos do Imperador, os personagens são interpretados por Giulia Gayoso, Daniel Torres e Gil Coelho e ambos eram pretendentes de Isabel, ela precisou se decidir:

Filhos

A mulher teve muita dificuldade para ter filhos no começo do casamento, os primeiros 10 anos de união se passaram sem que nenhuma criança nascesse. Quando completaram uma década juntos, Isabel e Gastão desfrutaram de uma primeira gravidez, no entanto, a felicidade do casal não foi longa. A criança, uma menina, já nasceu morta.

Porém, cerca de um ano depois, a princesa Isabel gerou outro bebê e desta vez nasceu um menino saudável, que ganhou o nome de Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança. Ele veio ao mundo no aniversário de casamento de Isabel de Gastão, 15 de outubro de 1875, e morreu em 29 de janeiro de 1940.

Em janeiro de 1878 nasceu o segundo filho do casal, Luís de Orléans e Bragança. O falecimento dele aconteceu pouco antes da morte da princesa Isabel, em março de 1920. O terceiro filho do casal foi Antônio Gastão de Orléans e Bragança, que nasceu em agosto de 1881 e também morreu antes da mãe, em novembro de 1918.

Isabel e filhos
Princesa isabel, conde d'eu e os três filhos - foto: reprodução

Uma mulher no meio de governantes homens

Princesa Isabel não tinha a confiança de muitos, ela foi julgada por ser mulher e segundo o historiador Antunes de Cerqueira à Agência Senado, havia muita preocupação por parte dos parlamentares sobre o marido de Isabel. "Por ela ser mulher, os senadores e deputados, que eram absolutamente machistas, achavam que o marido é que iria mandar", comentou.

Apesar disso, ela foi a primeira senadora mulher do país. Em 1871, ela foi nomeadora senadora aos 25 anos de idade. Apesar de nunca ter assumido o cargo de imperatriz, ela foi regente do país durante três momentos em que Dom Pedro II deixou o país, em 1871, de 1876 e 1877 e entre 1887 e 1888.

Morte de princesa isabel
Isabel foi primeira regente mulher do brasil e primeira senadora - foto: victor meirelles/wikipedia/reprodução

Momento mais recordado de sua história

A princesa Isabel é sempre lembrada nas aulas de história pelo momento que marcou a terceira vez que ela foi chefe de estado. Nesta ocasião, em 1888, ela assinou a Lei Áurea, que aboliu a escravidão do país. O Brasil foi o último país das Américas a determinar o fim da escravidão. O momento foi tardio no país e resultado de muita pressão política, econômica e social.

Alguns anos antes, em 1871, quando ela foi regente enquanto Dom Pedro II estava no exterior, ao lado de José Maria da Silva Paranhos e Visconde do Rio Branco, a princesa Isabel sancionou a Lei do Ventre Livre, que determinava que crianças nascidas de escravas eram pessoas livres.

Morte de isabel
Princesa sancionou duas leis durante sua regência - foto: biblioteca nacional, arquivo nacional e museu imperial de petrópolis/reprodução

Para visitar o túmulo no dia da morte da princesa Isabel

Já que a morte da princesa Isabel vai completar 100 anos em um domingo, dia em que muita gente não trabalha e busca por um programinha fora de casa, que tal visitar o local em que a nobre está enterrada? O túmulo de Isabel, Gastão, Dom Pedro II e Teresa Cristina fica em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

As sepulturas estão na Catedral de São Pedro de Alcântara e é aberto ao público. Para visitar não é necessário ter ingressos, segundo o site oficial da prefeitura da cidade.

A Catedral fica na Rua São Pedro de Alcântara 60, no CEP 25685-300. Os horários de funcionamento: terça a sábado 09h às 17h, domingos de 13h às 17h.

Túmulos da família real
Túmulos de pedro ii e d. Teresa cristina no centro, princesa isabel à esquerda e conde d'eu à direita no mausoléu imperial - foto: domínio público/reprodução

 

Leia também - Nos Tempos do Imperador: Dom Pedro II morreu com quantos anos?

Você pode gostar também
2 Comentários
  1. Avatar de graça
    Graça Diz

    Bom dia, desculpas mas ouve um erro na postagem da Princesa Isabel.
    Ela completou 175 anos e não 100 anos como vcs publicaram.

    1. Avatar de manfredini
      Manfredini Diz

      100 de morte.
      Ela morreu com 75 anos em 1821.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes