Dom Pedro II e a Condessa de Barral: a grande paixão do imperador

Personalidades existiram na vida real e tiveram caso histórico.

O caso de Dom Pedro II com a Condessa de Barral durou décadas e se tornou público no século 19, é possível hoje em dia conferir cartas que foram trocadas entre os amantes expostas em museus. Parte do público que não é fã de história tem descoberto sobre assunto apenas agora que a novela Nos Tempos do Imperador tem abordado o romance na faixa das seis da TV Globo. Conheça:

Como foi o romance

Luisa Margarida de Barros ganhou o título de Condessa de Barral quando se casou com o francês Eugênio, papel de Thierry Tremouroux na novela. Dom Pedro II também era casado, ele teve um relacionamento arranjado com Teresa Cristina de Bourbon.

De acordo com historiares o primeiro contato de Luísa com a família real foi por meio de D. Francisca de Bragança, irmã de Dom Pedro II. Elas eram amigas e tempos depois a Condessa se tornou preceptora das princesas Isabel e Leopoldina, filhas do imperador, pois era uma mulher muito culta.

9 63
Imperador e condessa viveram romance durante anos foto: wikimedia commons

 

Dom Pedro II e a Condessa de Barral ficaram cada vez mais próximos até que iniciaram um romance escondido. Mary Del Priore, historiadora e autora da biografia Condessa de Barral: A paixão do imperador, disse ao Aventuras na História que Luísa foi muito além de um caso para o imperador: "ela foi sua grande paixão".

Quando a Condessa voltou com o marido para a Europa, ela e Dom Pedro II começaram a trocar cartas, o que depois se tornaram provas sobre o relacionamento dos dois. A historiadora disse que após o caso ser descoberto, ainda no século 19, vários dramaturgos começaram a escrever peças teatrais sobre o romance.

Cartas
Cartas trocadas entre eles podem ser encontradas no instituto histórico e geográfico brasileiro e no museu imperial de petrópolis foto: g1/alexandre durão

 

O relacionamento de Dom Pedro II e a Condessa de Barral durou 34 anos, eles nunca se separaram e apenas a morte colocou um fim no amor da dupla. Eles morreram no mesmo ano, 1891, com alguns meses de diferença.

Dom Pedro II e a Condessa de Barral Nos Tempos do Imperador

No folhetim da TV Globo os papéis ficaram com Selton Mello e Mariana Ximenes. Na segunda semana de novela o casal saiu para um passeio em Niterói e o Imperador declarou seu amor para a Condessa pela primeira vez.

O monarca não esperava se apaixonar perdidamente pela mulher quando a chamou para ser a professora das princesas Leopoldina e Isabel, mas confessa tudo para a Condessa, que também tem sentimentos por eles. Os dois então se beijam.

7 48
Primeira semana da novela mostra primeiro encontro do casal e capítulos seguintes mostram início da relação foto: tv globo
Você pode gostar também
3 Comentários
  1. Avatar de cerly de fátima
    Cerly de Fátima Diz

    Vão pesquisar sobre a verdadeira vida deste personagens e verão a comprovação que nunca ouvi romance entre esses 2 , pois a condessa de baral já tinha seu único filho antes de conhecer o don Pedro , os historiadores nunca encontrarão prova que a condessa traíra seu marido e que nunca foi amante de don Pedro

  2. Avatar de alice de mendonça corrêa
    Alice de Mendonça Corrêa Diz

    Não sei porque se incomodam tanto se foram ou não amates. Se é uma novela, baseada, baseada em fatos, que muitas vezes aqui no Brasil foram contadas erroneamente….podem sim romancear a corte do Brasil, que não foi a das mais católicas… literalmente não foi…

  3. Avatar de lu
    Lu Diz

    De fato, soube pela novela que foram amantes. Interessante! Penso que D. Pedro não fugiu do que era a realidade de todo monarca…sempre ter um grande amor escondido. Normal naquela época, tanto que a própria Imperatriz, pelo que vejo, aceitou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes