Fim de uma era: Malhação foi cancelada; relembre temporadas desde 95

Confira o que foi revelado sobre a atração da emissora.

Uma notícia chocou o público noveleiro esta semana, a informação que depois de mais de duas décadas a TV Globo não exibirá mais a novela adolescente da faixa vespertina do canal. Confira o que sabemos sobre Malhação ter sido cancelada e relembre as edições desta produção que marcou gerações.

Malhação foi cancelada pela Globo?

De acordo com informações da coluna de Patrícia Kogut no O Globo, a emissora decidiu cancelar Malhação e reformular a grade do canal nesta faixa de horário. É esperado que a atração que irá substituir a novela seja anunciada pelo canal nas próximas semanas.

A temporada de 2022 já estava em produção e era comandada pelos irmãos Eduardo e Marcos Carvalho. Na trama, a produção contaria a história de uma escola que á considerada a pior do país. O projeto ainda pode ser usado pela emissora no futuro, em nota ao Notícias da TV, a Globo deu esperanças que o assunto desta temporada cancelada de Malhação ainda será abordado. Não foi informado se será algo que irá ao ar na televisão ou levado direto para o catálogo da Globoplay, como As Five, série spin off de Malhação Viva a Diferença.

Antes disso, Malhação: Transformação havia sido cancelada, esta temporada seria a de 2021, mas por conta de vários adiamentos, a TV Globo resolveu deixar a obra de Priscila Steinman e Marcia Prates de lado de vez.

Reprise de Sonhos

A temporada que foi ao ar de 2014 a 2015 e contou com o protagonismo de Arthur Aguiar, Bruna Hamú, Isabella Santoni e Rafa Vitti, está atualmente em exibição na faixa das 17h50/18h00 de segunda a sexta-feira. O folhetim jovem começou a ser reexibido em janeiro de 2021 e será a última temporada que o público vai acompanhar de Malhação nas telinhas.

A TV Globo ainda não divulgou a data de quando Malhação Sonhos será finalizada, mas já informou que após o término da temporada, a nova grade da faixa de horário será iniciada. Originalmente, Sonhos ficou mais de um ano no ar: de 14 de julho de 2014 a 14 de agosto de 2015.

Quando Malhação foi ao ar pela primeira vez?

A primeira vez que os noveleiros conferiram o folhetim jovem nas telinhas foi em abril de 1995. Desde 26 anos para cá, Malhação nunca ficou fora da grade da emissora.

Palco de muitos jovens atores, Malhação sempre buscou falar sobre o universo jovem e trazer temas que dialogassem com o público desta faixa etária.

Ao longo dessas duas décadas, a novela contou com reformulações, novos elencos e histórias. Nem todas as temporadas receberam subtítulos, nas primeiras edições do folhetim isso não era comum, nos últimos anos é que o público se acostumou com um nome diferente para cada nova história - Além disso, durante mais de uma década a novela usou o título Malhação: Múltipla Escolha - Aos que vão sentir falta agora que Malhação foi cancelada, ainda há a possibilidade de rever o folhetim com as eventuais reprises do Viva e a Globoplay, que tem algumas temporadas no catálogo.

Temporada de 1995
Danton mello e luigi luigi baricelli estiveram na primeira malhação da história - foto: tv globo/reprodução

 

Relembre:

 

1ª temporada (1995/1996) - Na trama, Héricles Barreto (Danton Mello), era um jovem ingênuo que chegou ao Rio de Janeiro para estudar. Ao conseguir emprego em uma academia, ele se encanta por Isabella (Juliana Martins), mas precisa lidar com o ciúmes de Romão (Luigi Baricelli).

2ª temporada (1996/1997) - A segunda edição mostrou o retorno dos estudantes depois das férias de verão.

3ª temporada (1997/1998) - Na terceira temporada, Malhação, que agora foi cancelada, passou a falar de sexo mais abertamente e trouxe a trama da gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis.

4ª temporada (1998) - Pela primeira a novela teve um elenco diferente e novos personagens abordados. Rodrigo Faro e Cássia Linhares protagonizaram.

5ª temporada Malhação.com (1998/1999) - Pela primeira vez com um subtítulo que dava ideia do que a temporada abordaria, essa edição contou com o famoso Mocotó, interpretado por André Marques.

6ª temporada Malhação Múltipla Escolha (1999/2000) - A trama girava em torno do colégio Múltipla Escolha, comandado pela diretora Isa, papel de Giovanna Antonelli.

7ª temporada Malhação Múltipla Escolha (2000/2001) - Nesta temporada, a novela abordou o retorno às atividades currilares depois da estreia e contou com um novo diretor no pedaço, Vitor Maia, personagem de Licurgo Spínola.

8ª temporada Malhação Múltipla Escolha (2001/2002) - No ano seguinte, a novela voltou a mostrar a vida dos estudantes do Múltipla Escolha, mas ganho uma abordagem mais dramática sobre a vida jovem.

9ª temporada Malhação Múltipla Escolha (2002/2003) - A temporada mostrou a relação de amor e ódio entre Pedro (Henri Castelli) e Júlia (Juliana Silveira), alunos com personalidade e vidas muitos diferentes.

10ª temporada Malhação Múltipla Escolha (2003/2004) - Protagonizada por Sérgio Marone e Manuela do Monte como os personagens Victor e Luísa, a dupla se apaixonava depois de trocar fotos por engano em um laboratório fotográfico da escola.

11ª temporada Malhação Múltipla Escolha (2004/2005) - Nesta temporada, a novela abordou o romance entre Letícia (Juliana Didone) e Gustavo (Guilherme Berenger), jovens de classes distintas.

12ª temporada Malhação Múltipla Escolha (2005/2006) - Com Thiago Rodrigues, Fernanda Vasconcellos e Joana Balaguer na trama principal, esta temporada que comemou os 10 anos da atração mostrou o triângulo amoroso entre Bernardo, Betina e Jaque.

13ª temporada Malhação Múltipla Escolha (2006/2007) - A trama principal era focada em Cauã, papel de Bernardo Mello Barreto, um skatista que tinha o sonho de ser campeão mundial e encontrar o pai.

14ª temporada Malhação Múltipla Escolha (2007) - Nesta temporada, a novela abordou as aulas noturnas que passaram a acontecer no colégio Múltipla Escolha. O tema principal foi a importância da família na vida dos jovens.

15ª temporada Malhação Múltipla Escolha (2007/2009) - Com Sophie Charlotte e Rafael Almeida nos papéis principais, esta temporada focou no tema de aceitação de diferenças entre as pessoas.

16ª temporada Malhação Múltipla Escolha (2009) - Última temporada que usou o nome do colégio 'Múltipla Escolha' como subtítulo, a temporada mostrou o romance de Marina (Bianca Bin) e Luciano (Micael Borges). A moça era apaixonada pelo amigo, mas não conseguia se declarar, até que sugiram no cenário Alex (Daniel Dalcin), Veridiana (Amanda Richter) e Norma Jean (Jessika Alves).

17ª temporada Malhação ID (2009/2010) - Protagonizada por Fiuk, esta temporada ganhou uma repaginada e mostrou como a busca por identidade atingiu a nova geração.

18ª temporada (2010/2011) - A ideia da temporada foi "cidade partida", o que simbolizava o romance dos protagonistas Pedro e Catarina, vividos por Bruno Gissoni e Daniela Carvalho.

19ª temporada Malhação Conectados (2011/2012) - A temporada misturou a essência sonhadora dos jovens com o tema da rebeldia, descontração e uma dose de fantasia.

20ª temporada Malhação Intensa como a Vida (2012/2013) - Com David Lucas, Juliana Paiva, Peter Brandão e Victor Sparapane, esta temporada buscou mostrar as escolhas e dúvidas que cercam a adolescência.

21ª temporada Malhação Casa Cheia (2013/2014) - Com foco em relações familiares, esta temporada tem seu pontapé quando Ben (Gabriel Falcão), que mora com a mãe nos Estados Unidos, decide se mudar para o Brasil e ficar com o pai.

22ª temporada Malhação Sonhos (2014/2015) - A história segue a história da Escola de Artes Ribalta e a Academia de Lutas do Gael.

23ª temporada Malhação Seu lugar no Mundo (2015/2016) - A temporada marcou os 20 anos do folhetim jovem e se passou nas escolas públicas Leal Brazil e Dom Fernão, no subúrbio de uma cidade brasileira.

24ª temporada Malhação Pro dia Nascer Feliz (2016/2017) - Esta temporada focou em abordar temas como bulliyng, preconceito racial e gravidez na adolescência.

25ª temporada Malhação Viva a Diferença (2017/2018) - Focada em cinco garotas adolescentes de realidades e personalidades diferentes, esta temporada venceu o Emmy Internacional Kids e ganhou um spin off na Globoplay.

26ª temporada Malhação Vidas Brasileiras (2018/2019) - Com Camila Morgado, esta temporada mostrava a professora Gabriela mergulhando no universo de seus alunos do Ensino Médio.

27ª temporada Malhação Toda Forma de Amar (2019/2020) - Última temporada de Malhação, que agora foi cancelada, focou na variedade entre as diversas formas de amor nesta temporada.

*Informações de subtítulos, sinopses e datas de exibição: Memória Globo

Leia também - Próximas novelas da Globo: o que ainda estreia em 2021

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes