Nos Tempos do Imperador: Salustiano vai livrar Samuel da cadeia

Personagem fugiu no começo da novela, mas retornou ao folhetim em reta final.

Samuel sofre desde o começo de Nos Tempos do Imperador por ser acusado de um crime que não cometeu: a morte do próprio pai, o coronel Ambrósio (Roberto Bonfim). O personagem de Michel Gomes precisou até trocar de nome, que antes era Jorge, para tentar escapar. Depois de muita luta, Samuel vai conseguir o que tanto queria, vai se acertar com a justiça de uma vez por todas e seu nome será limpo. O beato Salustiano em Nos Tempos do Imperador vai confessar que foi o verdadeiro responsável pela morte de Ambrósio.

O que Salustiano fará por Samuel em Nos Tempos do Imperador?

Salustiano irá limpar o nome de Samuel nos capítulos finais de Nos Tempos do Imperador. Segundo o Na Telinha, Samuel conseguirá convencer o personagem de Alexandre Zacchia a confessar o crime e contar para as autoridades o que realmente aconteceu na fazenda do ex-chefe.

No capítulo de quarta-feira (2), Samuel e Pilar conseguiram encontrar Salustiano em Nos Tempos do Imperador, mas o ex-funcionário de Ambrósio fingiu não reconhecer o rapaz. Porém, o beato ficou pensativo sobre dizer a verdade e ajudar Samuel.

Pouco antes na trama, os dois haviam saído do Paraguai em direção ao Brasil e descobriram o paradeiro de Salustiano, que estava morando no interior Bahia. Samuel deserdou do exército brasileiro e está com a cabeça a prêmio, depois que o policial Borges (Danilo Dal Farra) o declarou foragido.

A TV Globo não divulgou o resumo dos dois últimos capítulos, exibidos nesta quinta-feira (3) e sexta-feira (4), então não se sabe o dia exato em que Salustiano confessará em Nos Tempos do Imperador e livrará Samuel das grades de de vez, mas já foi revelado que Samuel e Pilar terão um final feliz depois deste acontecimento da novela.

Afinal, o que é um beato?

Salustiano era jagunço (em alguns lugares conhecido como capanga) na fazenda de Ambrósio e agora que retornou ao folhetim é conhecido como beato. Mas afinal de contas, o que é isso? O termo beato é usado na Igreja Católica para homens e mulheres que passam pelo processo de beatificação, que é quando alguém ganha a chance de ser canonizado, ou seja, pode se tornar um santo.

Salustiano ganha este título em Nos Tempos do Imperador, pois durante o seu tempo no interior baiano, o personagem passa a ser conhecido por conceder diversas graças as pessoas.

Salustiano nos tempos do imperador
Casal encontrou beato na bahia depois de fugirem do paraguai - foto: reprodução/globo

Como foi a morte do Coronel Ambrósio?

Ambrósio levou um tiro durante uma luta corporal entre Samuel e Salustiano em Nos Tempos do Imperador, quando a fazenda do coronel foi invadida no começo da novela. Samuel estava a procura de sua irmã Mariana. O personagem de Michel Gomes exige saber o paradeiro da garota, mas não ouve o que quer da boca do coronel, que provoca o rapaz. Durante o momento, Samuel aponta uma arma para Ambrósio, mas não atira. Salustiano surge por trás de Samuel e então aponta uma arma para ele, exigindo que o jovem se renda.

Samuel larga sua pistola, mas avança contra Salustiano, tentando desarmá-lo. Durante a briga, o capanga, que estava com o dedo no gatilho, acaba atirando no patrão. "Olha o que tu fez, assassino", reclama Salustiano em Nos Tempos do Imperador. "Foi você, você que apertou o gatilho", rebate Samuel. "Quem é que vai acreditar?", provoca o personagem de Alexandre Zacchia na cena.

Morte de ambrósio
Vilão foi morto no primeiro capítulo do folhetim - foto: reprodução/globo

Sobre o que é a substituta de Nos Tempos do Imperador

A partir de segunda-feira, 7 de fevereiro, o público já vai ter se despedido de Samuel, Pilar, Salustiano e demais personagem de Nos Tempos do Imperador e dará as boas vindas para a novela Além da Ilusão. A trama se dividirá em duas fases, separadas pelo período de 10 anos.

A história começará em 1930, quando a jovem Elisa (Larissa Manoela) conhece o artista de rua Davi (Rafa Vitti), que sonha em ser um famoso ilusionista. A garota vem de uma família rica e seu pai, Matias (Antonio Calloni), não aceita o relacionamento. Matias então faz de tudo para separar a dupla e uma tragédia marca a família. Elisa acaba morrendo e Davi vai parar na cadeia por um crime que não cometeu.

Dez anos se passam, e Davi, que foi condenado a uma pena de 20 anos, consegue escapar da prisão. Ele assume uma nova identidade e busca limpar seu nome. Durante este período, ele conhece a modista Isabela (também Larissa Manoela), irmã de Elisa, que agora cresceu e tem a mesma aparência que a irmã mais velha. Davi se apaixona novamente, mas a moça já está noiva.

Veja as primeiras cenas da novela:

Leia também

Como será o final de Nos Tempos do Imperador

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes