Novela A Bíblia: quem foi Manassés filho de José do Egito

Garoto nasceu durante os anos de fartura do Egito.

Jacó ganhou uma longa descendência ao longo de sua história; o personagem bíblico teve mais de 10 filhos e dezenas de netos. O seu filho mais querido, José, foi pai de dois meninos. Quem foi Manassés filho de José? O garoto foi o primogênito do governador do Egito.

Quem foi Manassés filho de José?

Manassés foi o primeiro filho de José e Asenate, ele nasceu depois que o pai se tornou governador das terras do Faraó e o Egito ainda passava pela boa fase, os sete anos de fartura previstos por José.

Segundo a Bíblia, os descendentes de Manassés estiverem entre as tribos de Israel, que formou o povo judeu. O clã do filho de José ganhou de Moisés um território que ficava a oeste do Rio Jordão.

José escolheu nomear o filho "Manassés" por seu significado. O simbolismo do nome envolvia esquecimento e o governador disse que o menino fez com que ele deixasse para trás as lembranças de seus momentos difíceis ao longo dos anos. "Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho e de toda a casa de meu pai", comenta José no versículo 51 do capítulo 41 do livro de Gênesis.

Quando estava prestes a morrer, aos 147 anos de idade, Jacó abençoou os filhos de José e disse que adotava Manassés e Efraim como a seus próprios filhos, para que eles fossem reconhecidos como herdeiros - Foram consultadas a versão NVI da Bíblia Sagrada Online e a Almeida Corrigida Fiel online.

Além de Manassés e Efraim, filhos de José, os outros netos de Jacó foram: Enoque, Palu, Hezrom e Carmi, Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoar e Saul, Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoar e Saul, Er, Onã, Selá, Perez e Zerá, Tola, Puva, Jó e Sinrom, Serede, Elom e Jaleel, Zifiom, Hagi, Suni, Esbom, Eri, Arodi e Areli, Imna, Isvá, Isvi, Berias e Sera, Husim, Jazeel, Guni, Jezer e Silém, Belá, Bequer, Asbel, Gera, Naamã, Eí, Rôs, Mupim, Hupim e Arde.

Relembre o momento em que Jacó conheceu Manassés e Efraim:

Irmão de Manassés

O outro filho de José foi Efraim, irmão mais novo de Manassés. O garoto também nasceu durante os anos de fartura do Egito, no entanto, não é revelado qual a diferença de idade entre os irmãos, apenas sabe-se que ele veio depois de Manassés.

Ao nascer, José disse que o nome de Efraim era relacionado com prosperidade. "Deus me fez crescer na terra da minha aflição", diz José no versículo 52 do capítulo 41 do livro de Gênesis. A dupla de garotos era irmão por parte de mãe e pai, ambos foram gerados por Asenate.

José com os filhos
Efraim no colo de josé e manassés de mão dada com o pai - foto: reprodução/record

Novela A Bíblia na Record

A novela A Bíblia da TV Record tem abordado a história de José do Egito. A trama reprisa atualmente momentos da sétima e última fase da novela Gênesis. Os filhos de José, Manassés e Efraim, nasceram na reta final da exibição original do folhetim.

Depois de finalizar a história de José, a novela A Bíblia começará a reprise de Os Dez Mandamentos, que aborda a vida de outro personagem bíblico muito famoso, Moisés.

A Bíblia é exibida de segunda a sexta-feira, a partir das 21h00, depois do Jornal da Record. Desde o término de Quando Chama o Coração, os capítulos da novela estão com 1h30 de duração.

José com os filhos
Nos últimos capítulos de gênesis, jacó conhece os netos - foto: reprodução/record

 

Leia também

O que acontece com os irmãos de José após o venderem como escravo

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes