Novela Gênesis: qual foi o sonho do faraó interpretado por José?

Confira o que acontece na história bíblica.

No livro de Gênesis, o momento em que o sonho do faraó é interpretado por José é um dos mais emblemáticos da história, pois é a reviravolta que transforma o escravo em governador do Egito. O soberano é atormentado por dois sonhos diferentes, confira quais foram as interpretações na Bíblia.

Sonho do faraó interpretado por José

No capítulo 41 do livro de Gênesis na Bíblia, depois de 2 anos desde que José interpretou os sonhos do padeiro e copeiro do faraó, o rei do Egito começou a ser atormentado por dois sonhos. No primeiro deles, o faraó estava ao lado do rio, quando avistou sete vacas, bastante gordas, que pastavam. Pouco depois, apareceram outras sete vacas, porém muito magras e feias, que então devoraram as outras vacas.

No segundo sonho do faraó que foi interpretado por José, apareciam sete espigas cheias e boas, logo depois brotavam espigas miúdas e queimadas do vento. Assim como aconteceu com as vacas, as espigas magras também devoraram as espigas grandes.

Quando acordou, o soberano chamou todos os melhores adivinhos de seu reino, mas ninguém teve sucesso nesta missão. Até que o copeiro lembrou de José e contou sua história para o faraó, que resolveu chamar o rapaz.

José contou o que interpretou para o faraó e disse que ambos os sonhos eram um só, pois significam a mesma coisa. Que as sete vacas e as sete espigas se referiam a 7 anos. O rapaz disse que haveria sete anos de fartura nas terras do Egito, porém, os próximos sete anos seriam de muita fome.

Por fim, o filho de Jacó e Raquel dá um conselho: que o soberano se prevenisse para os anos de crise e colocasse alguém para cuidar do assunto, para que eles estivessem preparados para os sete anos de fome que viriam depois do tempo de fartura.

Faraó
Faraó fica perturbado com sonhos - foto: tv record/reprodução

José sai da cadeia

Após José interpretar o sonho do faraó, o rei passa a ter admiração pelo rapaz e diz aos seus servos que não poderia encontrar alguém melhor para a tarefa.

Assim, José deixa de ser um escravo na prisão do Egito e é promovido ao cargo de governador. Ele ganha roupas, servos, um anel que estava na mão do próprio faraó e até mesmo um novo nome: Zafenate-Panéia.

Depois disso ele também ganha um casamento, José troca alianças com Asenate e tem dois filhos: Manassés e Efraim.

José e asenate
Casal vai ter final feliz - foto: tv record/reprodução

 

Relacionado - Novela Gênesis: saiba quem era o rei do Egito na época de José

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes