O Velho do Rio é o pai do Leôncio? Como Zé descobre a verdade

Personagem é vivido por Osmar Prado nas duas fases do remake da TV Globo.

O público vive com a dúvida se o Velho do Rio é o pai do Leôncio ou não. Trindade (Gabriel Sater) já comentou com o personagem de Marcos Palmeira que acredita que a entidade é Joventino (Irandhir Santos), o pai de Zé Leôncio que desapareceu depois de perseguir um boi no mato. A pulga atrás da orelha de Zé não o abandonou desde então.

O Velho do Rio é o pai do Zé Leôncio em Pantanal?

O Velho do Rio é o pai do Zé Leôncio na novela Pantanal. O encontro de pai e filho demora a acontecer no folhetim e a verdade sobre a identidade de Joventino só é revelada para José Leôncio no final da trama. Na versão de 1990, o fazendeiro só fica cara a cara com o pai no último capítulo.

Tudo acontece depois que Zé Leôncio falece na novela Pantanal. O personagem sofre um infarto depois de se casar com Filó e se despede do mundo dos vivos. O espírito de Zé então encontra o Velho do Rio e finalmente descobre que a entidade é o seu pai desaparecido.

O fazendeiro lamenta a procura por Joventino, que durou anos e nunca teve sucesso: "por que pai? Por que nunca apareceu para mim? Eu que sempre chamei o senhor. Eu que sempre estive no seu rastro". "Mas você nunca acreditou filho", observa o guardião, que completa em seguida: "deixei que você viesse ao meu encontro".

A dupla conversa um pouco e o Velho do Rio explica o que aconteceu quando desapareceu. Durante a briga com o boi no mato, Joventino caiu do cavalo e depois foi atingido por uma cobra no pescoço. Zé Leôncio se revolta ao descobrir como foi a morte do pai e diz ao Velho do Rio que errou em ir sozinho atrás do boi, pois eles haviam combinado de pegá-lo juntos. "Já estava escrito", diz a entidade com tranquilidade.

Após mais papo, o Velho do Rio diz para Zé Leôncio que está cansado e que é hora de partir. Porém, o personagem comenta que é necessário que alguém continue protegendo o lugar e a família Leôncio. Assim, Joventino desaparece e em seguida José Leôncio aparece com todos os objetos e roupas do velho do rio. Ele se transforma em sucuri e vai para a água.

Quem são os netos do Velho do Rio

O Velho do Rio é avô de José Lucas de Nada, Tadeu e Jove. José Lucas de Nada é o filho mais velho de Zé Leôncio e no remake de 2022 não se parece com o pai, mas com o avô. Ambos são interpretados pelo ator Irandhir Santos.

Tadeu não é filho de sangue de José Leôncio. A verdade é revelada na reta final do folhetim, mas o fazendeiro continua o considerando filho, assim como o velho do rio, que diz ao rapaz que sempre será seu avô.

O mais novo entre os netos do Velho é Jove, que foi batizado em sua homenagem. O rapaz tem mais de um encontro com a entidade ao longo da novela.

Em 1990, o Velho do Rio pai de José Leôncio foi papel de Claudio Marzo. Em 2022, missão ficou com Osmar Prado:

Pantanal pode ser esticada?

O Entretê Spin Off do Terra teve acesso a um material enviado pela emissora a afiliadas e diz que a Globo pode esticar a novela até meados de outubro, caso a audiência continue dando bons frutos. Atualmente, a previsão é que o folhetim fique nas telinhas até setembro, mas o canal ainda tem tempo para mudar de ideia.

A emissora ainda não revelou qual a data do final do remake, mas segundo o portal, o sucesso de audiência do folhetim pode aumentar o número de capítulos, que por enquanto é previsto para ficar na casa dos 170.

Depois de uma baixa repercussão com Um Lugar ao Sol, antecessora de Pantanal, a emissora tem se dado bem com o remake da obra de Benedito Ruy Barbosa. De acordo com informações da própria Globo, o capítulo do dia 10 de maio bateu o recorde de maior audiência da novela das 21h no Rio de Janeiro desde 5 de novembro, data do desfecho da reprise de Império. Foram somados 34 pontos de audiência. Na trama do capítulo, Juma se aventurava na cidade do Rio com Jove.

Novela
O velho do rio é o pai do josé leôncio e por isso avô de tadeu, zé lucas e jove - foto: reprodução/globo

 

Leia também

Filho do Almir Sater na novela Pantanal: qual o final de Trindade?

José Lucas de Nada em Pantanal 1990: quem foi o filho de José Leôncio?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes