Onde foi gravada a novela América em 2005?

Folhetim vai voltar às telinhas com reprise no canal Viva.

xNunca reprisada nas telinhas, a novela América foi ao ar em 2005 e impressionou o público com uma história que trazia cenários brasileiros e também internacionais. Além de filmagens fora do país, o folhetim de Gloria Perez ganhou nos estúdios da Globo uma das maiores cidades cenográficas da história da emissora. Veja onde foi gravada a novela América!

Gravações de América passaram por Brasil e América do Norte

Grande parte da novela América foi gravada no Rio de Janeiro, mas ganhou também sets de filmagem em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e algumas cidades dos Estados Unidos.

No Brasil, foi usado o bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, que ganhou cenas do morro Dona Marta e no mirante Mundo Novo, que serviram como cenário da favela em que a personagem de Deborah Secco, Sol, vive na infância. Já na Zona Oeste do estado, Guaratiba foi cenário para a fazenda de Tião (Murilo Benício).

No centro do Rio de Janeiro, a novela América filmou na Gafieira Estudantina. O local servia de cenário para cenas de alguns personagens que frequentavam a Vila Isabel. Além disso, o Rio de Janeiro ganhou grande parte da trama, pois é onde fica localizado os estúdios da TV Globo. Por lá, foi construída uma cidade cenográfica 17 mil metros quadrados.

Praca tiradentes
Gafieira estudantina, na praça tiradentes, local que serviu de cenário para as gravações da novela américa - foto: reprodução/tripadvisor

 

O tamanho da cidade cenográfica em que era filmada de América foi a maior construída até aquele ano de lançamento da novela. Mais tarde, o folhetim foi superado por O Sétimo Guardião, que ganhou uma cidade de 18 mil metros quadrados.

Ainda no Brasil, o Rio de Janeiro não foi o único estado usado para as gravações. A equipe da novela América passou por São Paulo, visitando locais do interior como Barretos, que ganhou cenas no Parque do Peão, Jaguariúna e São José do Rio Preto, para imagens de rodeios para o núcleo de Tião.

Parque do peao
Parque do peão, em barretos - foto: reprodução/eptv/rede globo

 

Além disso, a equipe da novela viajou para Minas Gerais, para filmar o cenário de garimpo, que entra na história de Acácio (Chico Diaz), e o Mato Grosso Sul que ganhou cenas da infância de Tião e o primeiro encontro do personagem com Sol.

Mato grosso novela america
Cena da infância de tião em américa, filmada no mato grosso do sul - foto: reprodução/globo

 

Como a trama de América mostra os esforços de Sol para conseguir entrar nos Estados Unidos, o país da América do Norte também foi palco de gravação para a trama. A equipe da novela realizou filmagens em cidades que fazia fronteira do Texas com o México, como Terlingua e Lajitas.

Além de pisar também no Parque Nacional Big Bend e na Ghost Town, localizada entre Los Angeles e Las Vegas, conhecida por ser uma cidade fantasma, que se tornou turístico. O folhetim filmou também em Miami, na Flórida, que ganhou cenas em espaços turísticos famosos, como South Point Park, Ocean Drive, Little Haiti e Liberty City.

Parque nos estados unidos
Parque nacional big bend, no texas, local em que ganhou gravações da novela américa - foto: reprodução/tripadvisor

 

Relacionado - Onde está sendo gravada a novela Renascer?

Qual a história da novela América?

A história da novela América segue os passos de dois personagens, a jovem sonhadora e de origem humilde Sol (Deborah Secco), e o peão de rodeiro Tião (Murilo Benício). Ele também teve uma infância difícil financeiramente e busca na profissão o dinheiro para realizar o sonho do pai de dar uma casa para a família, que morreu em um deslizamento enquanto garimpava em busca de diamantes.

O grande sonho de Sol é ascender socialmente e ela acredita que partindo para os Estados Unidos encontrará melhores chances na vida do que se ficar no Brasil. Tião e Sol se conhecem certo dia e é amor à primeira vista. No entanto, os objetivos distintos dos dois acaba sendo um empecilho no relacionamento da dupla.

A jovem tenta entrar legalmente no país, mas após ter seu visto negado, ela resolve fazer a travessia ilegal da fronteira do México para conseguir entrar nos Estados Unidos. Porém, o que Sol não esperava encontrar era a dura realidade dos imigrantes ilegais, que é muito pior do que ela poderia imaginar.

Hstoria de america novela
Murilo benício e deborah secco em américa - foto: reprodução/globo

Quando estreia América no Viva?

A novela América vai estrear no canal Viva a partir do dia 27 de novembro, segunda-feira. A Trama vai assumir a faixa das 22h50 e ganhará reprises às 13h45 de segunda a sábado, além de uma maratona com todos os capítulos da semana das 19h00 até 00h30 nos domingos.

O folhetim vai entrar no lugar de Senhora do Destino (2004), de Aguinaldo Silva, que está no ar desde março. América nunca foi reprisada nas telinhas, sua primeira e única exibição até hoje foi entre março e novembro de 2004, na faixa das 21h da TV Globo. Sucesso entre muitos noveleiros, América teve média geral de 49 pontos na exibição original.

Embora nunca tenha ganhado reexibição, o folhetim está completo no catálogo da Globoplay. A plataforma streaming da TV Globo adicionou todos os 203 capítulos da trama em abril de 2022.

Leia também - Votação: quais as melhores novelas da Globo desde 2000

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes