Quem canta Chalana na novela Pantanal?

Música não é de Almir Sater, mas já ganhou versão na voz dele.

Para quem é fã da música sertaneja, a trilha sonora de Pantanal é um deleite a parte. Com canções nas vozes de grandes artistas do gênero, o folhetim trouxe músicas antigas em versões novas. Quem canta Chalana na novela Pantanal? Música foi tema de chamada da novela e também aparece nos capítulos do folhetim.

Quem canta a canção ‘Chalana’ na novela Pantanal?

Na trilha sonora da novela Pantanal, quem canta ‘Chalana’ é Roberta Miranda, mas Almir Sater também emprestou sua voz para uma das chamadas do folhetim que contava com a canção.

Em entrevista ao Globo Rural, em 2001, Almir Sater comentou que muita gente acredita que a canção é dele, mas o famoso não se envolveu com a criação da música, que é de Mario Zan, e ficou bem conhecida na voz de um amigo do sul-matogrossense: Renato Teixeira.

Como Chalana é cantada por Roberta Miranda na trilha da novela Pantanal, para quem é fã de Almir Sater será possível escutar na voz do sertanejo durante o folhetim com a canção Boiada. Além de Sater e Miranda, também estão na trilha da novela Pantanal: Alceu Valença, Belchior, Jair Rodrigues, entre outros.

A TV Globo tem uma playlist oficial da trilha da novela no Spotify. Para acessar a seleção, é só pesquisar por ‘Pantanal’ na barra de pesquisa ou ir direto no link da playlist abaixo:

Chamada da novela com Chalana na voz de Almir Sater:

Chalana na voz de Sérgio Reis e Almir Sater em Pantanal de 1990

Na versão original da novela Pantanal, Sérgio Reis e Almir Sater cantaram Chalana ao longo do folhetim, os músicos se apresentaram para a família Leôncio e amigos. A dupla dividiu muitas cenas musicais na produção da Manchete e também cantou Disparada, Mágoa de Boiadeiro, entre outras músicas.

Em 2022, os papéis de Trindade e Tibério, que eram interpretados por Almir Sater e Sérgio Reis respectivamente em 1990, vão ser vividos por Gabriel Sater e Guito. Gabriel, que é filho de Almir, também contracenará com o pai, com quem terá um duelo de viola à beira da fogueira durante a novela.

sérgio reis e almir sater
Quem canta Chalana em Pantanal? Versão de 1990 teve canção na voz de Sérgio Reis e Almir Sater – Foto: Reprodução/Manchete

Quem canta a abertura de Pantanal?

Muito se esperava da nova abertura da novela Pantanal, que foi uma das partes mais icônicas da versão de 1990. No remake da TV Globo, a canção foi para as mãos de Maria Bethânia.

Almir Sater também participou do processo de criação da nova versão, porém, sem emprestar a voz. O cantor ficou apenas com a parte instrumental e acompanha Bethânia com sua viola durante a canção.

Versão original

A versão original da abertura de Pantanal é cantada por de Marcus Viana, que também é o compositor da música. O produtor revelou em julho de 2021, ao UOL, que seu plano inicial era que a abertura fosse cantada por outra pessoa e que enviou uma versão prévia com sua voz apenas para que o diretor Jayme Monjardim tivesse noção de como ficaria o trabalho.

Mas Monjardim gostou muito do resultado e por isso optou por deixar a abertura na voz de Marcus Viana. A canção se tornou uma das clássicas aberturas da teledramaturgia brasileira.

Veja como foi o processo de criação da abertura do remake da Globo:

Leia também

Quem vai ser Madeleine em Pantanal na segunda fase da novela?

Você pode gostar também