Quem era o Velho do Rio na novela Pantanal antiga?

Personagem na novela Pantanal foi vivido por Claudio Marzo na versão original e agora é papel de Osmar Prado.

Quem era o Velho do Rio na novela Pantanal? Em 1990, o personagem foi emblemático e marcou a trama criada por Benedito Ruy Barbosa. No folhetim da TV Manchete, o papel foi de Claudio Marzo, ator que viveu outros dois personagens. Em 2022, o guardião da natureza retorna às telinhas como Osmar Prado no remake da TV Globo.

Quem era o Velho do Rio na novela Pantanal de 1990?

Em 1990, o Velho do Rio foi papel de Claudio Marzo, além deste personagem, o ator também interpretou Joventino na primeira fase e depois José Leôncio na segunda. Inicialmente, o Velho do Rio seria vivido por outro ator, mas a emissora teve problemas durante o processo de gravação da novela e o personagem precisou de um ator substituto, foi então que Marzo precisou assumir a tarefa.

Na época com 50 anos, Claudio Marzo já era um ator consagrado na televisão, ele havia trabalhado em sucessos como Irmãos Coragem (1970 – 1971), Plumas & Paetês (1980 – 1981), Partido Alto (1984), Tenda dos Milagres (1986), Cambalacho (1986), Kananga do Japão (1989), entre muitos outros.

Depois de ser o Velho do Rio na novela Pantanal, ele emplacou mais projetos na Manchete e então migrou para a TV Globo, emissora em que trabalhou até 2008. Sua última novela foi Desejo Proibido e seu último filme foi Casa da Mãe Joana, também em 2008.

Claudio Marzo faleceu em 2015, aos 74 anos, ele foi vítima de problemas respiratórios.

velho do rio
Quem era o Velho do Rio na novela Pantanal? Personagem é misterioso e aparece em ambas as fases do folhetim – Foto: Reprodução/TV Manchete

História do Velho do Rio em Pantanal

O Velho do Rio é um guardião do pantanal, ele é um guia para os perdidos, ajuda os feridos e protege a natureza. Ele é um elo entre o mundo físico e espiritual e às vezes aparece na forma de homem e em outras como uma sucuri gigante. Além disso, o guardião luta pela preservação do meio ambiente e vive em defesa da água.

A lenda abordada na novela Pantanal é que Joventino, pai de José Leôncio, é o Velho do Rio. O guardião aparece pela primeira vez no folhetim no final da primeira fase, logo após o sumiço do fazendeiro. Na segunda fase, o Velho do Rio fica ainda mais presente na trama e interage com diversos personagens e núcleos da obra.

No desfecho da novela, após a morte de José Leôncio, ele tem um encontro marcante com o Velho do Rio, e percebe que a entidade é realmente o pai desaparecido.

Ator que é o Velho do Rio no remake

No remake da novela Pantanal TV Globo, o Velho do Rio é interpretado por Osmar Prado. O ator veterano não foi a primeira escolha para o papel, que seria de Antônio Fagundes. Porém, quando Fagundes declinou o papel, a produção resolveu convidar Prado, que aceitou o convite com alegria.

No meio do mês de março, Osmar falou mais sobre o papel e contou que o considera um presente. “O Velho do Rio é complexo, porque ao mesmo tempo é simplicidade em uma sociedade que quer tudo. Ele não tem nada, mas tem amor, empatia e justiça”, avaliou.

Para interpretar o personagem, o ator pouco se inspirou no trabalho de Claudio Marzo em 1990. Osmar optou por ficar longe da novela original para compor um personagem diferente e próprio no remake.

Esta não é a primeira vez que Osmar Prado interpreta um personagem que já foi de outro ator antes. Em 2006, o famoso trabalhou no remake da TV Globo de Sinhá Moça. Ele interpretou o Barão de Araruna, papel que foi do ator Rubens de Falco na versão de 1986. Atualmente, Prado também aparece na faixa vespertina da TV Globo, com a reprise de O Clone no Vale a Pena Ver de Novo, novela em que ele interpreta Lobato.

osmar prado
Osmar Prado como Velho do Rio (à esquerda) e em Sinhá Moça (à direita) – Foto: Reprodução/Globo

 

Leia também

Novela Pantanal 2022 na Globo: 7 mudanças do remake

Guta da novela Pantanal: história e final da personagem

Você pode gostar também
buy cialis online