Quem foi tutor de Dom Pedro II na vida real e Nos Tempos do Imperador

Confira o que aconteceu na história do Brasil.

Após a morte da mãe Leopoldina e a ida do pai, Dom Pedro I, para Portugal depois que abdicou o trono brasileiro, Dom Pedro II se viu em uma situação de poder à frente do país logo cedo. Ele foi príncipe regente pouco antes de completar 6 anos de idade, e se tornou imperador quando tinha 14 anos e 7 meses, ainda um adolescente. Para que pudesse ficar a altura de seu cargo ele passou por diversos professores e se dedicou a várias áreas de estudos. Saiba quem foi o tutor de Dom Pedro II!

Quem foi o tutor de Dom Pedro II?

Após Dom Pedro I abdicar o trono e Dom Pedro II se tornar príncipe regente da nação, em 1831, o garoto ficou aos cuidados de José Bonifácio de Andrada e Silva. Bonifácio foi presidente da junta governativa de São Paulo, além de assessor e ministro do pai do personagem de Selton Mello em Nos Tempos do Imperador.

Ele ficou conhecido como Patrono da Independência do Brasil. Porém, José Bonifácio não ficou no cargo de tutor de Dom Pedro II por muito tempo. Dois anos depois, em 1833, o cargo passou a ser de Manuel Inácio de Andrada Souto Pinto Coelho, o marquês de Itanhaém.

O Parlamento recebia constantes relatórios sobre a educação e desenvolvimento do rapaz. Sob a responsabilidade do tutor marquês de Itanhaém, Dom Pedro II também teve aulas com D. Mariana Carlota de Verna, professora e principal aia do menino, ela ficou conhecida como Condessa de Belmonte. Ele também estudou com o padre Antônio de Arrábida, o frei Pedro Mariana e o Marquês de Sapucaí.

Jose Bonifácio, o primeiro tutor de Dom Pedro II após a viagem de Dom Pedro I para Portugal, morreu em 1838 e o marquês de Itanhaém, seu substituto, faleceu em 1867.

Fotos históricas
Na esquerda josé bonifácio, na direita o marquês - foto: wikipedia commons/reprodução

José Bonifácio em Novo Mundo

Na novela que antecedeu Nos Tempos do Imperador, o primeiro tutor de Dom Pedro II aparece. O personagem foi interpretado pelo ator Felipe Camargo. No folhetim, ele ficou próximo da imperatriz Leopoldina, papel de Letícia Colin, e se tornou inimigo de Domitila (Agatha Moreira).

Já Manuel Inácio de Andrada Souto Pinto Coelho, o marquês de Itanhaém, não foi um nome do folhetim anterior. Em Nos Tempos do Imperador, nenhum dos dois tutores ganham cenas. O folhetim das seis teve seu início em agosto de 2021 mostrando o ano de 1856, época em que Bonifácio já estava morto - Atualmente a produção está em 1864.

Ator felipe camargo
Ator foi personagem relevante em novo mundo - foto: tv globo/reprodução

 

Relacionado - Quem é Dumas em Nos Tempos do Imperador e o que ele fará

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes