Quem foram Ana Raio e Zé Trovão, protagonistas de novela na Manchete

Folhetim estreou nas telinhas em dezembro de 1990 e ficou no ar até outubro de 1991.

A novela "A História de Ana Raio e Zé Trovão" foi ao ar em 1991 na Manchete e substituiu o grande sucesso da emissora até então, Pantanal. Os protagonistas foram vividos por dois atores que integraram o elenco da antecessora, mas afinal, quem foram Ana Raio e Zé Trovão? Personagens ganharam vida nas mãos de Ingra Lyberato e Almir Sater.

Quem foram Ana Raio e Zé Trovão?

Ana Raio e Zé Trovão eram peões de rodeio e foram os principais personagens da trama escrita por Marcos Caruso e Rita Buzzar e dirigida por Jayme Monjardim, também responsável por Pantanal. Eles foram interpretados por Ingra Lyberato e Almir Sater, na época em que a novela foi lançada, a atriz tinha 24 anos de idade e Almir estava com 34 anos.

Na trama, Ana Raio foi estuprada ainda na adolescência, quando tinha 13 anos de idade. O autor do crime foi Canjerê (Nelson Xavier), ex-capataz do pai da moça. O estupro acaba resultando em uma gravidez e Ana Raio dá luz a uma menina, que chama de Maria Lua.

Depois de tudo pelo que passou, Ana Raio volta a viver um pesadelo por causa de Canjerê, que além de assassinar o pai da personagem, rouba sua filha e foge com a menina. Os anos se passam e Ana Raio se torna uma famosa peoa, ela continua em busca de Maria Lua, a quem procura incansavelmente.

Já Zé Trovão era a principal atração da caravana de Dolores Estrada e um peão que despertava a inveja de Daniel, que ansiava por superar o rival. O personagem de Sater foi o par romântico de Ana Raio na novela. Ao conhecer o peão, a jovem se apaixonava pela inteligência, coragem, mas também o lado de Zé Trovão que sabia ser doce com ela.

Quem foram ana raio e zé trovão
Quem foram ana raio e zé trovão? Ingra e almir interpretaram personagens - foto: reprodução/manchete

Carreira de Ingra Lyberato

O papel principal em Ana Raio e Zé Trovão não foi o primeiro trabalho de Ingra Lyberato, mas foi uma de suas novelas mais marcantes e até hoje lembrada. Antes disso, a baiana havia aparecido em Pacto de Sangue (1989), Tieta (1989), O Cantor das Sereias (1990) e o sucesso Pantanal (1990), em que interpretou Madeleine na juventude.

Porém, a primeira experiência de Ingra na frente das câmeras foi aos sete anos de idade, em um filme dirigido por seu pai, Chico Liberato, intitulado Ementário. Antes de se dedicar a carreira de atriz, no final dos anos 80, a baiana já era formada em dança contemporânea.

Depois de viver Ana Raio na novela da Manchete, a atriz ficou alguns anos fora das telinhas e em 1994 retornou como Rosa em Quatro por Quatro. Depois ela atuou em Decadência (1995), Você Decide (1996), A Indomada (1997) e clássico filme O Cangaceiro (1997).

Nos anos seguintes atuou em Dois Córregos (1999), Louca Paixão (1999), Eu Não Conhecia Tururu (2000), 3 Histórias da Bahia (2001), Sonhos Tropicais (2001) e no sucesso O Clone (2001 - 2002), agora em reprise no Vale a Pena Ver de Novo.

A artista soma até o momento uma carreira de mais de 30 anos como atriz, ela também esteve nas novelas Essas Mulheres (2005), Segundo Sol (2018), entre outras. A participação mais recente da famosa em um folhetim foi a versão mais velha da personagem Lia na novela Gênesis, da TV Record, em 2021.

Ingra lyberato hoje
Famosa continua atuando - foto: reprodução/instagram/@ingralyberato

Novelas de Almir Sater

Almir Sater tem uma carreira menos extensa na televisão e cinema, o famoso preferiu se dedicar a música e atuou pouco depois que foi Zé Trovão ao lado de Ingra Lyberato como Ana Raio. Antes desse papel, seu personagem mais famoso havia sido Trindade em Pantanal.

Depois de A História de Ana Raio e Zé Trovão, Almir foi Aparício Rodriguez, conhecido também como Pirilampo, em O Rei do Gado, novela de Benedito Ruy Barbosa que ficou no ar de junho de 1996 a fevereiro de 1997 na TV Globo. Na trama, ele era um andarilho que gostava de cantar e tocar sua viola por onde passava.

Depois, o ator ficou cerca de uma década longe da televisão, até que retornou ao mundo dos folhetins para interpretar Mariano em Bicho do Mato, de 2006 a 2007 na Record.

Agora em 2022, o ator retorna às telinhas como Eugênio no remake de Pantanal. Almir será um chanaleiro que terá a missão de levar os moradores e visitantes ao local.

Almir sater
Ator como zé trovão (à esquerda) e hoje na novela pantanal (à direita) - foto reprodução/manchete/globo

 

Leia também

Elenco Ana raio e Zé Trovão hoje: como estão os atores 3 décadas depois

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes