Quem saiu da Globo em 2023? Lista tem Cléber Machado e Fernanda Gentil

Grupo Globo está passando por restruturação de sua equipe

O ano de 2023 começou com uma série de baixas no quadro de funcionários da maior emissora do país. A lista de quem saiu da Globo em 2023 inclui nomes famosos do esporte e entretenimento, como o narrador Cléber Machado e a apresentadora Fernanda Gentil. Outros jornalistas do SportTV, parte do mesmo grupo, também foram demitidos.

Por que demitiram o Cléber Machado da Globo?

A demissão do narrador esportivo Cléber Machado foi anunciada de 22 de março, conforme nota divulgada pela emissora. O jornalista, que trabalhava há mais de 35 anos na Globo, ficou conhecido por narrar grandes jogos do futebol brasileiro.

"O vínculo fixo de Cléber Machado com a Globo chega ao fim, mas as portas da empresa continuam abertas para novos projetos no futuro", diz o comunicado.

Machado começou a trabalhar na Globo em 1988 e participou de importantes coberturas como Copas do Mundo, Olimpíadas e Fórmula 1.

Cleber machado 1
Cléber machado - foto: reprodução/joão cotta/rede globo

Fernanda Gentil foi quem saiu da Globo em 2023

Quem saiu da Globo também em 2023 também foi a jornalista e apresentadora Fernanda Gentil, que deixa a emissora após 15 anos de trabalho.

A saída foi anunciada por ela mesma em sua página no Instagram em 20 de março. "Apesar de chamarmos apenas de 'mudança', não deixa de ser um rompimento, né? Apesar de eu saber que é o que eu tenho que fazer, não deixa de passar um filme na cabeça, né? Apesar de ter certeza que o novo ciclo que se abre vai ser tão gostoso, enriquecedor e cheio de aventuras como esse que estou fechando, não deixo de morrer de gratidão e carinho por tudo o que vivi até hoje na Globo", escreveu.

Gentil começou a trabalhar no Grupo Globo em 2009, no SporTV, até assumir a apresentação do Globo Esporte. Em 2016, ficou no comando do Esporte Espetacular onde permaneceu até 2019, quando migrou para a área de entretenimento.

A jornalista apresentou alguns programas como o Se Joga e o Zig Zag Arena, que não foram bem de audiência e repercussão entre o público.

O que aconteceu com o Jota Júnior?

Parte do elenco do jornalismo do SportTV, o locutor Jota Júnior também foi quem saiu da Globo em 2023. Ele chegou na emissora em 1999 e também já participou de importantes coberturas, como as Copas do Mundo.

Jota Júnior foi quem anunciou sua demissão através de uma publicação em suas rede sociais. "No mês em que completo 24 anos de casa estou deixando o Sportv. Acabo de ser comunicado. Pouco a dizer mas agradecer a todos que me acompanharam em meus trabalhos. As páginas da vida vão sendo viradas e novos capítulos estão sempre a nossa disposição. Que outros desafios apareçam pois para a frente é que se anda", escreveu.

Jota 1
Jota júnior - foto: reprodução/sportv

Por que Galvão Bueno saiu da Globo?

Depois de 41 anos trabalhando na Globo e famoso por narrar grandes partidas do futebol, incluindo as Copas do Mundo, Galvão Bueno e a emissora decidiram não renovar o contrato com exclusividade como era antes. Ele permanece na empresa ao menos até 2024, mas exercendo outras funções e agora poderá trabalhar em outros projetos fora do grupo.

Na final entre França e Argentina, o narrador se emocionou ao se despedir da transmissão. No entanto, ele não irá abandonar de vez a profissão - Galvão agora faz parte da Play9, agência comandada por Felipe Neto, e terá seu próprio canal no YouTube sobre assuntos relacionados ao esporte.

Galvão trabalha na Globo desde 1981. Voz inconfundível das partidas de futebol, já narrou Copas do Mundo, Olimpíadas e Campeonatos de Fórmula 1.

Estado de saúde de galvão bueno
Galvão bueno - reprodução/instagram/@galvaobueno

Quem saiu da Globo em 2023 - comentaristas

O casal de comentaristas de arbitragem Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo também foram demitidos em março deste ano, conforme anunciado pela emissora. “Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo não fazem mais parte do time de esporte da Globo. Nos últimos anos, com a implantação e consolidação do árbitro assistente de vídeo (VAR), as questões de arbitragem foram recebendo outro tipo de tratamento e o VAR foi oferecendo respostas às questões apresentadas durante os jogos", divulgou a Globo. Também chegou ao fim o quadro Central do Apito.

Outra baixa da emissora foi o comentarista Paulo Vinícius Coelho, que deixou a empresa em janeiro deste ano. O jornalista já está de casa nova: ele irá comentar a Libertadores pela plataforma de streaming Paramount +.

Comentaristas spor tv
Sandro meira ricci, fernanda colombo e paulo vinícius coelho - foto: reprodução/sportv

Giuliana Morrone

Após mais de 30 anos de emissora, Giuliana Morrone deixou o quadro de funcionários do grupo. Ela fez parte de uma longa lista de demitidos durante um corte em massa no núcleo de jornalismo da casa. A famosa de 56 anos integrou a cobertura política do canal, foi correspondente em Nova York (2008 - 2012) e ainda fez parte do rodízio de apresentadores do Jornal Nacional.

A famosa se pronunciou sobre a demissão nas redes sociais e agradeceu pelas experiências: "a vida, para mim, é feita de paixão. Sempre tive paixão pelo jornalismo e por onde eu exerci até agora a minha profissão. Minha outra paixão e força é pela verdade. Sempre".

"Nos últimos anos, voltei para a universidade e passei a estudar sustentabilidade empresarial. E esbarrei, novamente, na minha obsessão, a busca pela verdade. Novo ciclo? Já disse que comigo não é assim. Mas pode esperar novos desafios, aprendizados, novas experiências, sempre buscando respostas, sempre buscando a verdade e com paixão", completou.

Giuliana morrone
Giuliana morrone - foto: reprodução/divulgação

Fabio Turci

Fabio Turci, de 48 anos, foi outro que acabou desligado da emissora durante a leva de demissões em massa que ocorreu durante o começo do mês de abril. Ele começou a carreira de repórter na editoria de política da jornais locais de Bauru, em 1998, como o Jornal da Cidade. Alguns anos depois, em 2003, ele ingressou no grupo Globo, que consagrou sua carreira.

Ele foi correspondente da emissora em em Nova York de 2014 até o final de 2018. Nos últimos meses, ele pôde ser acompanhado no Jornal da Globo, ao cobrir as férias de Renata Lo Prete.

Fabio turci
Fabio turci no jornal da globo - foto: reprodução/instagram/@fabioturci_jornalista

Fábio William está na lista de quem saiu da Globo em 2023

O jornalista Fábio William, de 58 anos, foi demitido da Globo em abril, depois de passar 27 anos à frente do DFTV1, além de acumular passagens pelo Jornal Nacional, Jornal Hoje, Bom Dia Brasil e pelo Jornal das 10, na GloboNews.

Logo que a notícia começou a circular na imprensa, Fábio William postou uma mensagem enigmática em seu Instagram revelando o motivo da demissão: "Chegou a hora de eu dizer quem foi o responsável pela minha demissão. E eu vou dizer isso agora", disse. Em seguida, usou teorias do filósofo Jean-Paul Sartre para atribuir a culpa a si mesmo. "O filósofo francês diz uma coisa muito interessante: ele afirma que ‘Nós somos sempre responsáveis por tudo'", pontuou. Além de jornalista, o famoso também é psicólogo.

Fabio william
O jornalista fábio william - foto: reprodução/instagram/@fabiowilliamreal

Régis Rösing

O jornalista Régis Rösing também foi afetado pelos cortes que ocorreram em abril na Globo. O profissional foi dispensado após 23 anos de trabalho na emissora, sendo um dos veteranos na área esportiva da empresa da Família Marinho.

Iniciando sua trajetória na Globo em 1990, Régis participou da cobertura de cinco Copas do Mundo, além de edições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, campeonatos de surfe, voleibol e do futebol nacional. Contratado inicialmente para cobrir esportes na RBS TV, afiliada da emissora no Rio Grande do Sul, ele conquistou espaço nas coberturas nacionais.

Regis
O jornalista régis rösing - foto: divulgação/rede globo

Isabela Scalabrini está na lista de quem saiu da Globo em 2023

Após 44 anos na Globo, Isabela Scalabrini decidiu deixar a emissora em janeiro. A jornalista fazia parte do quadro de funcionários da empresa desde 1979 e, em 1988, tornou-se âncora do principal jornal de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Também era responsável por realizar algumas reportagens para o Jornal Nacional.

Ao contrário dos colegas, foi Isabela quem solicitou a dispensa. A saída de Scalabrini foi informada por Ali Kamel, diretor de jornalismo da Globo, por meio de um comunicado à imprensa. "Em 2020, pouco antes da pandemia, Isabela Scalabrini me procurou dizendo que estava se preparando para encerrar sua colaboração com a Globo. Ela explicou que desejava mais tempo para si, após 44 anos na emissora", disse. Hoje, aos 66 anos, ela está viajando o mundo.

Isabela scalabrini
Isabela scalabrini - foto: reprodução/instagram/@realscalabrini

Lívia Torres

Em julho, a jornalista Lívia Torres foi demitida da Globo após 14 anos de trabalho. A repórter entrou na empresa em 2009, como estagiária, e cresceu, até alcançar a posição de uma das mais conhecidas profissionais da área esportiva.

A famosa falou sobre a demissão através de sua página no Instagram, alguns dias após a notícia ser veiculada pela imprensa. "Foram 14 anos de Globo, de estagiária a repórter de vídeo. Toda despedida acaba sendo um momento de olhar para trás e reviver a própria história que, no caso do jornalismo, se confunde com a de tantas outras pessoas", escreveu.

Livia torres
A jornalista lívia torres - foto: reprodução/instagram/@livtorres

Quem saiu da Globo em 2023 inclui Glória Pires

Embora esteja atualmente no ar como Irene em 'Terra e Paixão', Glória Pires não renovará seu contrato com a emissora após 54 anos de carreira. A atriz começou a fazer parte do elenco das produções do canal aos 8 anos e, desde então, cresceu diante das câmeras.

Após especulações na imprensa, a famosa confirmou, em entrevista ao 'Encontro', em agosto, que está, de fato, encerrando sua trajetória. "Tinha muita preocupação em encerrar esse ciclo com uma personagem que representasse toda a minha trajetória aqui na Globo, onde construí minha carreira", disse.

Resumo de terra e paixão de terça-feira
Glória pires como irene em 'terra e paixão' - foto: reprodução/rede globo

Regina Casé

Outra veterana entre os atores da Globo que se despede é Regina Casé, de 69 anos. A atriz dedicou 40 anos à emissora e, além de atuar em novelas, também apresentou programas, como o 'Esquenta'. Vale lembrar que isso não significa que a artista nunca mais aparecerá no canal, pois nos últimos anos, a empresa encerrou a maioria dos vínculos fixos e aderiu ao contrato por obra.

“Houve uma mudança no modelo de contrato da Globo, mas é como se não houvesse, porque continuo trabalhando aqui e fora. Fechamos o ano com o estrondoso sucesso de Zoé em ‘Todas as flores’ e com o retorno de Dona Lurdes, que, por ser tão querida, seguiu para uma transição de novela para filme. Este será lançado no próximo ano no cinema e em todas as plataformas da Globo”, disse em entrevista ao jornal O Globo, em dezembro.

Quando termina todas as flores
Regina casé como zoé em 'todas as flores' - foto: reprodução/rede globo

Paolla Oliveira

Mais uma que também encerrou o vínculo fixo e agora terá contratos por obra é a atriz Paolla Oliveira, de 41 anos. A artista também ficou famoso por estrelar dezenas de folhetins da emissora, além de ter vencido a 'Dança dos Famosos' duas vezes.

"Encerrar um contrato fixo nos dias de hoje não causa mais estranhamento a ninguém. Mas é claro que coloca as coisas em perspectiva. Reconheço esse ciclo de alegrias e conquistas e não poderia deixar de lado, portanto, meu post do crachá. Foi exatamente como desejei. E como eu trabalhei para que fosse. Obrigada, TV Globo, até já!", escreveu em sua página no Instagram.

Cara e coragem já passou
Paolla oliveira em 'cara e coragem' (2022) - foto: globo/joão miguel júnior

 

VEJA TAMBÉM
Novela Partido Alto é de que ano
Boninho é dono da Globo?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes