Relembre quem ganhou a Guerra do Paraguai e o que aconteceu

Conflito foi o mais sangrento e duradouro da América do Sul

Nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador, Solano López (Roberto Birindelli), presidente do Paraguai, vai voltar para atrapalhar a vida de Dom Pedro II (Selton Mello). O ditador existiu na vida real e os países de fato entraram em conflito entre 1864 e 1870. O confronto deve ser exibido em breve na trama de Alessandro Marson e Thereza Falcão, mas para quem está curioso, relembre quem ganhou a Guerra do Paraguai.

Quem ganhou a Guerra do Paraguai na vida real?

A Guerra do Paraguai foi o conflito mais sangrento, de maior proporção e duração da América do Sul. De acordo com reportagem de BBC, o Brasil, Argentina e Uruguai perderam cerca de 120 mil soldados. No Paraguai, foram 280 mil vítimas.

O confronto teve início devido a um conflito interno no Uruguai e logo passou para o nível regional. Em 1864, a disputa entre o Partido Nacional (ou Branco) e o Partido Colorado causou a guerra. Isso porque o Partido Nacional, que governava o país, era o único aliado regional do Paraguai e lhe garantia uma saída ao mar.

Enquanto isso, o Partido Colorado era aliado do Brasil. Venancio Flores, general que comandava os colorados, com o apoio do Brasil, começou uma revolução para derrubar Bernardo Prudencio Berro, do partido Branco.

O Paraguai entra na história quando Solano López sai em defesa do governo uruguaio e ordena a captura de um barco mercante brasileiro, além de invadir o território do Mato Grosso, alvo de disputa entre os dois países.

O conflito durou seis anos, se encerrando em 1870. O Paraguai perdeu a guerra quando Solano López foi morto por soldados brasileiros, na Batalha de Cerro Corá, dando a vitória para os países adversários.

O Paraguai perdeu seus territórios para o Brasil e a Argentina, mas mesmo estando do lado vencedor, o país comandado por Dom Pedro II também teve prejuízos. O conflito contribuiu para o endividamento do governo brasileiro e foi uma das causas do enfraquecimento da monarquia.

Essa é uma das versões do início do conflito entre os países. Segundo o G1, historiadores ainda divergem sobre o motivo que realmente levou o Paraguai à guerra. Alguns especialistas defendem que o conflito era parte do plano do ditador de expandir suas terras e conquistar mais territórios.

Qual foi a causa da morte de Solano López?
Solano López – Foto: Domínio Público/Wikimedia Commons

O que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador?

Solano López irá formar uma aliança com Tonico Rocha (Alexandre Nero) para conquistar o comando do Brasil e acabar com os planos do casamento de Isabel (Giulia Gayoso).

Preocupado com o avanço do paraguaio, Pedro irá desabafar com Luísa (Mariana Ximenes): “Arrogante, violento, déspota! Solano López quer expandir o território paraguaio a qualquer custo. Se contar com apoio do Uruguai, o Brasil corre perigo”.

“E você supõe que o casamento de Isabel vai provocar algum tipo de retaliação? Vingança?”, questionará a Condessa de Barral. “O incidente em Coroado foi há tantos anos, mas Solano é imprevisível. Imagine dar a mão de Isabel para aquele ditador sanguinário!”, se preocupará o imperador.

Nos Tempos do Imperador vai ao ar de segunda a sábado, às 18h25, horário de Brasília, na Globo.

guerra do paraguai quem ganhou
Roberto Birindelli interpreta Solano López em Nos Tempos do Imperador – Foto: Reprodução/Globo

 

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes