Vilão em Reis, quem foi Rezom na Bíblia?

Personagem de Nando Rodrigues dá trabalho para Salomão.

Interpretado pelo ator Nando Rodrigues na novela Reis, Rezom tem sido uma pedra no sapato de Salomão (Guilherme Dellorto) durante a nona temporada do folhetim da Record. E isso não é uma invenção da trama, já que o vilão existiu mesmo na Bíblia e foi um dos maiores inimigos do filho de Davi.

História de quem foi Rezom da Bíblia

Segundo a Bíblia conta, Rezom se tornou rei da Síria depois de conquistar Damasco com seu grupo de rebeldes e foi um inimigo de Israel que causou muito, atormentando Salomão durante todo o seu reinado.

Filho de Eliada, sua história começou em Zobá, região norte da Síria. O rei do lugar, Hadadezer, foi derrotado por Davi, que assumiu o controle. Rezom então deixou de servir a Hadadezer e criou seu próprio grupo de saqueadores. Eles causavam problemas no território de Israel, cometiam ataques e davam prejuízos ao reino.

Durante o período, ele e seus homens conseguiram dominar a região de Damasco, antes sob ordem de Israel após a conquista de Davi, e assim ele se proclamou rei da Síria.

De acordo com o texto bíblico, o tormento que Rezom causou ao reinado de Salomão foi uma consequência aos pecados do filho de Davi. Como o homem se desviou do caminho de Deus ao aceitar os deuses de suas esposas estrangeiras e deixou que religiões pagãs entrassem no território dos israelitas, o Senhor permitiu que inimigos se levantassem contra ele e causassem o enfraquecimento de sua coroa.

Além de Rezom, Salomão também lidou com a ascensão de Jeroboão, filho de Nebate e Zerua, e o declínio do reinado em seus últimos dias de vida. Por conta disso, depois que Salomão morreu, o reino de Israel ficou dividido entre sul e norte. Duas das doze tribos, Judá e Benjamim, ficaram sob o domínio de Roboão, herdeiro de Salomão, já as outras dez foram dominadas por Jeroboão.

A Bíblia não cita Rezom após a morte de Salomão, então não se sabe como e quando ele faleceu. Também não revela se ele deixou herdeiros. É possível que ele tenha morrido por conta de algum conflito mais ou menos na mesma época que o rei de Israel se foi, já que depois Salomão passou a coroa para Roboão, pelo que foi relatado Zerom não voltou a atormentar Israel.

Rezom na novela reis
Zerom existiu na bíblia e é papel de nando rodrigues na novela reis - foto: reprodução/record

 

Relacionado - Novela Reis: quantas esposas Salomão teve?

Rezom vai ficar com Naamá na novela Reis?

Rezom já teve olhos para Abisague (Barbara França), mas agora está envolvido com Naamá (Ingrid Conte), a mãe de Roboão, filho herdeiro de Salomão. Neste ponto da trama, Zerom e a mulher foram flagrados aos beijos por Roboão e Salomão só tem olhos para Abisague, Naamá até viu o marido se declarando para a loira, o que cortou seu coração.

Os resumos da novela Reis ainda não adiantam se os dois ficarão juntos de fato, mas é o que a história vem indicando nos últimos capítulos. Porém, por fazer parte do harém de Salomão, a mãe de Roboão deve ter dificuldades para conseguir se desvincular do rei de Israel se quiser mesmo ficar com o rei da Síria.

O relacionamento de Salomão com Naamá está desgastado há algum tempo e o casal já viveu muitos altos e baixos. N começo, eles se encontravab às escondidas e ela acabou engravidando. Depois, o rei quase não a assumiu e após se juntarem oficialmente, a união de Salomão com outras mulheres criou atritos entre eles, principalmente após o mulherengo cair de amores pela melhor amiga dela, Abisague.

Já que a Bíblia não revela como Rezom morreu, também é possível que Salomão acabe com a vida do inimigo depois de descobrir que ele lhe roubou Naamá. O desfecho do personagem e seu relacionamento com Naamá serão fruto da imaginação da autora Cristiana Cardoso, já que não são descritos nas escrituras.

*Bíblia versão online da Almeida Corrigida Fiel, NTLH: Nova Tradução na Linguagem de hoje, Bíblia Sagrada Nova Versão Transformadora (NVT) e Illustrated Bible Dictionary foram consultadas para a matéria.

Rezom e naama
Rezom e naamá foram flagrados por roboão na novela reis - foto: reprodução/record

 

Leia também - Nebset existiu na Bíblia ou só na novela Reis?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes